Design de Aplicativos

Utilize o Dynamics 365 como plataforma de desenvolvimento para toda a Empresa

Sharing is caring!

Por que utilizar o Dynamics 365 como Plataforma de Desenvolvimento?

Em virtude de sua facilidade de customização, o Dynamics 365 (Sales, Customer Service, etc.) e versões anteriores instaladas localmente do Dynamics CRM, pode ser utilizado como plataforma de desenvolvimento para construir aplicações empresariais ou automatizar processos de qualquer natureza.

É a aplicação do conceito de xRM. O “x” representa estender as aplicações de relacionamento com cliente ou lidar com qualquer tipo de relacionamento: com colaboradores, parceiros, fornecedores, sócios, cidadãos, etc.

Dynamics CRM, Dynamics 365 e Power Apps como Plataforma de Desenvolvimento

Desde as primeiras versões do Microsoft CRM, a Microsoft disponibiliza ferramentas que permitem a customização de telas, modelo de dados, lógica de negócios e workflows sem customização.

Com o Dynamics CRM 2011, a Microsoft introduziu o conceito de “solução”. Soluções são “pacotes” com customizações que podem ser copiados entre ambientes Dynamics CRM/365. Isto facilitou a governança de customizações, criou um novo mercado para o desenvolvimento de novos aplicativos por parceiros Microsoft (como o Smart PSA e Smart ITSM, desenvolvidos pela Smart Consulting) e mais adiante permitiu que a Microsoft separasse seus aplicativos da plataforma.

Em 2017, com o lançamento da versão 9 do Dynamics 365 Customer Engagement, a Microsoft separou completamente suas “apps” da plataforma. Ou seja, passou a ser possível criar projetos 100% personalizados, sem os aplicativos do Dynamics 365.

Esta plataforma é a originadora do Common Data Service e do PowerApps.

Baixe o infográfico Dynamics 365Powered by Rock Convert

Ou seja, hoje em dia, podemos dizer que os aplicativos do Dynamics 365 são model-driven apps desenvolvidas em Power Apps. E o Power Apps se tornou a plataforma de desenvolvimento low code / no code da Microsoft, reconhecida como líder de mercado segundo o Gartner.

Algumas Vantagens em utilizar o Dynamics 365

Podemos citar algumas vantagens da utilização do Dynamics 365, Dynamics CRM ou PowerApps como plataforma de desenvolvimento:

  • É mais rápido criar novas aplicações com o Dynamics 365/CRM do que desenvolver aplicações web sob medida.
    • Tendo em vista que os novos cadastros e validações simples serão configurados sem necessidade de desenvolvimento, o ciclo de desenvolvimento será mais rápido e o tempo de estabilização será menor. O esforço de desenvolvimento ficará concentrado na aplicação de regras de negócio mais complexas.
  • O tempo de treinamento será bem menor, pois os usuários já conhecem o Dynamics 365. Não será necessário aprender novamente funcionalidades padrão ou aprender a navegar numa nova aplicação, totalmente diferente.
  • A aplicação terá mais recursos, aumentando a produtividade dos usuários. A nova aplicação, por exemplo, já contará com a possibilidade de utilizar dashboards, workflows, processos, localização avançada, exportação para o Excel, visualizações personalizadas, clientes para Outlook e dispositivos móveis, etc.
    • Além disto, utilizando o Dynamics 365 Online, é possível se beneficiar de diversas integrações com o Office 365, como editar dados no Excel Online, usar o Dynamics 365 no Outlook Web Access, armazenar documentos de forma integrada no Sharepoint Online OneDrive e criar blocos de notas com o OneNote.
  • Haverá melhor governança. As informações podem ser centralizadas em um mesmo banco de dados, ou servidor, respeitando uma estrutura padrão, em uma instalação local ou no Common Data Service (quando for utilizando a versão online). O modelo de segurança permite a configuração de perfis de segurança, realizar autenticação de acesso integrada com o Azure AD e Active Directory (e single sign-on) e implementar auditoria da atualização de informações.

Conclusão

Desta forma, se você já utiliza o Dynamics CRM ou Dynamics 365 para o departamento comercial ou de serviços, ele pode ser utilizado para a automatização de processos e aumentar a produtividade em toda empresa.

Mesmo se não houver alguma implantação do Dynamics CRM, Dynamics 365, Power Apps e a Power Platform em sua empresa, é interessante avalia-los quando houver a necessidade de desenvolver uma aplicação moderna, flexível, com suporte a múltiplos dispositivos, integrada ao Office e com visão de processo.

Confira também:

E não deixe de assinar nossa newsletter para receber as novidades de nosso blog diretamente em seu email.

Turbine seu Dynamics 365Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares