tendências gestão de projetos

Quais as principais tendencias gestao de projetos do mercado? Conheça agora!

Sharing is caring!

Você já pensou em desenvolver projetos de forma mais rápida e eficaz dentro da sua empresa? Sabia que existe uma série de práticas e metodologias capazes de auxiliar o seu negócio a alcançar esses objetivos? Caso ainda não saiba, está na hora de descobrir!

Em um mercado cada vez mais concorrido, surgem tendências em todas as áreas de gestão que são capazes de garantir uma vantagem competitiva para as organizações — e a situação não é diferente na gestão de projetos! Essas práticas têm como objetivo aperfeiçoar o planejamento estratégico e a gestão de cada uma das etapas de seus processos, visando à eficiência e à melhoria contínua.

Quer saber quais são as principais tendências da gestão de projetos e como aplicá-las na sua empresa? Então, continue a leitura e descubra!

Metodologias ágeis

Você já ouviu falar em metodologia ágil na gestão de projetos? Trata-se de um conjunto de práticas voltadas a aperfeiçoar e agilizar os processos de criação e desenvolvimento de projetos dentro de uma empresa. Seus benefícios incluem a diminuição no tempo de entrega das tarefas e o aumento da interação entre a equipe, aperfeiçoando a execução das demandas e facilitando a identificação de erros.

Essas metodologias são importantes para qualquer instituição que queira se destacar no meio empresarial. Isso porque melhora a eficiência da proposta e agrega excelência no serviço prestado.

No contexto atual de transformação digital acelerada, é fundamental conhecer e aplicar metodologias ágeis para a gestão de projetos de TI.

As metodologias ágeis mais utilizadas no mercado são:

  • Scrum: o método divide o projeto em períodos, chamados de sprints, que têm tarefas objetivas e rápidas de serem alcançadas;
  • Lean: esse conceito tem como objetivo um desenvolvimento enxuto e eficiente do projeto, com o mínimo de recursos, gastos e tempo para a execução;
  • Kanban: trata-se de um método utilizado para organizar as tarefas que devem ser realizadas e controlar o desenvolvimento de cada uma delas de forma bastante simples e visual. Quadros Kanban são muito utilizados no Scrum.

Consultoria em gestão de projetos

Na atualidade, os projetos realizados pelas empresas estão cada vez mais singulares e arrojados. Portanto, surge a necessidade de contar com profissionais altamente capacitados para auxiliar na realização desses projetos.

Nesse cenário, é possível perceber a demanda por especialistas de consultoria em gestão de projetos. Com um know-how exclusivo, eles auxiliam o time da empresa a desenvolver o trabalho com maior agilidade e competência, aumentando as chances de sucesso.

Esses profissionais são capazes de realizar um diagnóstico profundo do negócio no que se refere à realização de projetos. Em seguida, eles identificam suas principais necessidades, indicando ações e estratégias eficientes para melhorar esse processo dentro da organização. Uma visão externa sobre a empresa e seus processos também pode contribuir bastante para a implementação de soluções inovadoras.

Trabalho remoto

Em um mundo cada vez mais conectado, muitos negócios percebem que não há mais a necessidade de funcionários trabalhando exclusivamente dentro do escritório. Consequentemente, é possível notar que as empresas têm instruído suas equipes a realizarem projetos de forma remota.

Isso é possível graças a softwares especializados que permitem aos participantes se manterem conectados e trabalhando mesmo em locais diferentes. Outro fator importante é a grande quantidade de arquivos à qual se pode ter acesso na nuvem e a facilidade de compartilhá-la entre os colaboradores.

Um exemplo de ferramenta que possibilita o trabalho remoto é a plataforma Microsoft 365 (da qual fazem parte Teams, Office, Sharepoint Online, OneNote, Planner e One Drive). Nela, os diversos envolvidos (internos ou externos) podem participar simultaneamente da criação de documentos, compartilhá-los, trocar mensagens via chat, realizar conferências, organizar calendário e tarefas, garantindo maior autonomia e dinâmica ao projeto.

Gerenciamento de riscos

É possível observar que as empresas realizam cada vez mais projetos, cada vez mais complexos e que precisam ser entregues também cada vez mais rápido.

Desta forma os riscos são cada vez mais numerosos e é preciso fazer uma gestão de gestão de riscos eficiente, a fim de garantir o êxito das demandas. Fatores como a parte financeira, o desenvolvimento e a realização do projeto, além da própria gestão, precisam ser observados.

O fato positivo é que as metodologias e softwares de gestão também estão evoluindo bastante, o que ajuda a mitigar riscos.

Projetos Data Driven

Você sabe a importância de analisar o desenvolvimento de um projeto, porém indicadores-padrão não apresentam mais a mesma eficiência. Preocupações em marcadores como prazo, processos, curso e objetivo ainda são importantes, mas não bastam. Para que haja uma maior eficiência na tomada de decisões, é preciso ir além — e é por isso que as empresas estão adotando o Data Driven.

A partir dos indicadores de desempenho de qualidade, chamados de KPIs, as organizações estão obtendo relatórios valiosos como o lucro, o crescimento e a qualidade do projeto. Mas é importante sempre ficar atento a todas as partes da tarefa, desde início até o desenvolvimento e a conclusão, buscando por maiores chances de sucesso.

Uso do Big Data

O aumento da complexidade dos projetos leva à necessidade de adotar medidas para aperfeiçoar a eficácia nas tomadas de decisões. Com isso, as organizações viram a vantagem de utilizar a análise de dados, ou Big Data, para o gerenciamento de projetos.

Essa prática tem como benefício a possibilidade de cruzar dados entre projetos para desenvolver as melhores estratégias de gestão e detectar pontos de melhorias. Também é possível se antecipar quanto a possíveis riscos e tomar medidas de prevenção.

Além disso, o Big Data permite gerenciar os recursos financeiros de forma mais precisa e com previsibilidade de caixa. Outra vantagem é organizar sua equipe e os prazos com maior eficiência, aumentando a chance de sucesso do planejamento.

Agora que você conheceu as grandes tendências da gestão de projetos, que tal começar a utilizá las? Para que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado, é importante estar sempre atualizado e atento às tendências e novas práticas, de forma a garantir que as melhores estratégias de gestão de projetos sejam adotadas. Tudo isso garante um melhor desenvolvimento e a realização de projetos com rapidez e competência, contribuindo para a valorização da marca.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida ou quer contar sua experiência com essas práticas? Então, aproveite para deixar um comentário abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares