Software de gestão de projetos: 4 dicas para escolher o melhor!

6 minutos para ler

O índice de competitividade das empresas está cada vez mais alto e isso se deve, principalmente, às mudanças no comportamento de consumo impulsionadas pela transformação digital. Dito isso, investir em um software de gestão de projetos é uma das melhores formas de garantir a eficiência dos resultados e a satisfação do cliente final.

No entanto, o mercado está saturado com a enorme quantidade de alternativas disponibilizadas por diferentes fornecedores, o que torna o processo de escolha da melhor ferramenta um tanto complexo. Afinal, é preciso investir em um sistema que atenda às necessidades do negócio e proporcione benefícios pontuais à gestão como um todo.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça as melhores dicas sobre como escolher um software de gestão de projetos que atenda às demandas específicas de seu negócio. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

 

Por que é importante contar com a tecnologia para a gestão de projetos?

Vivemos em tempos de transformação digital, isto é, um período único na história da civilização em que a tecnologia se faz mais presente na vida das pessoas e no cotidiano das empresas do que em qualquer outro momento.

Isso significa que as organizações com maior potencial de consolidação no mercado não pensam duas vezes na hora de aderir ao uso de ferramentas inovadoras para lidar com suas demandas cotidianas e, é claro, gerenciar seus projetos.

Dado o contexto, contar com a tecnologia para a gestão de projetos é importante porque ajuda a igualar o nível de competitividade entre sua empresa e seus concorrentes diretos, além de fornecer uma infinidade de benefícios proporcionados pela automação.

 

Como escolher um software de gestão de projetos?

Como você pôde entender até aqui, o uso de tecnologia para suprir as mais diversas necessidades corporativas é cada vez mais comum, especialmente quando se trata de automatizar tarefas e otimizar a produtividade.

A seguir, você verá algumas dicas práticas sobre como escolher um bom software de gestão de projetos para o seu negócio.

 

1. Ofereça treinamento e suporte

A implementação de um software de gestão de projetos, assim como qualquer outra mudança na empresa, exige investimento nas habilidades técnicas e conhecimentos da equipe. No entanto, muitas organizações se arriscam ao acreditar que o manuseio da nova tecnologia pode melhorar conforme o uso diário.

Esse tipo de pensamento equivocado pode prejudicar bastante o atingimento dos resultados da empresa, além de fazer com que o time de colaboradores não usufrua ao máximo dos benefícios oferecidos pela ferramenta.

Portanto, ao escolher um sistema de gerenciamento de projetos, certifique-se de que o fornecedor da tecnologia oferece suporte e treinamento adequado para que o processo de implementação ocorra da melhor e mais efetiva maneira possível.

 

2. Defina os processos que devem ser gerenciados pela nova ferramenta

Um dos aspectos cruciais para o processo de tomada de decisão sobre o melhor software de gestão de projetos é fazer um levantamento a respeito das principais necessidades da empresa que podem ser supridas com tecnologia, além de seus objetivos estratégicos e, principalmente, os pontos que precisam de melhorias.

Ao definir esses pontos, o gestor terá como projetar os avanços almejados com a implementação da nova tecnologia. Além disso, será mais fácil elaborar um planejamento e estabelecer as questões que deverão ser monitoradas.

Marcos e prazos preestabelecidos serão cumpridos com mais eficiência, os relatórios para análise de dados serão mais simples e eficientes e, por fim, todos os sistemas usados na empresa serão integrados.

 

3. Verifique as possibilidades de integração

Por falar em integração de sistemas, essa é uma das funcionalidades mais importantes que devem ser observadas na hora de escolher o sistema de gestão de projetos mais adequado às necessidades do negócio.

Dentro do contexto empresarial, em um projeto, é comum que diferentes departamentos colaborem entre si, o que significa que a organização pode precisar de um sistema capaz de integrar todas as ferramentas usadas pelas equipes em uma única plataforma. Um software de gestão de projetos à altura do seu negócio deve contar com esse tipo de recurso.

 

4. Certifique de escolher uma ferramenta que centralize as informações

Por fim, mas não menos importante, a ferramenta adotada deve contar com recursos para centralizar as informações dos diferentes departamentos da empresa e uma interface intuitiva para que os gestores e colaboradores não tenham dificuldades na hora de analisar dados e tomar decisões.

 

Quais os diferenciais de um bom software de gestão de projetos?

Agora que você sabe como escolher um bom software de gestão de projetos, apresentaremos a solução Dynamics 365 PSA, o sistema completo e integrável de gestão empresarial da Smart Consulting. Essa ferramenta tem como diferencial competitivo a possibilidade de ser integrado aos mais diversos processos de uma organização, tais como planejamento, execução, ideação, reconhecimento de receitas, vendas e faturamento de projetos.

Essa ferramenta também permite a criação de portais que facilitam a comunicação e a colaboração entre clientes, fornecedores e os demais envolvidos em um projeto. Com isso, o sistema conta com uma ampla margem de recursos para organizações que prestam serviços, como empresas de TI, consultorias e companhias que têm uma grande quantidade de processos internos.

Entre os diferenciais do Dynamics 365 PSA, podemos citar:

  • gerenciamento de ideação e inovação;
  • planejamento de projetos;
  • alocação de recursos;
  • gerenciamento do processo de vendas de projetos;
  • centralização de informações e promoção de melhorias nos trabalhos em equipe;
  • gestão do faturamento;
  • análise de dados;
  • relatórios de despesas;
  • gerenciamento de timesheets.

Vale mencionar, ainda, que além dessas funções, o software pode ser personalizado para atender a demandas específicas do negócio e pode ser integrado à plataforma Office 365.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, um bom software de gestão de projetos é fundamental para qualquer organização com perspectiva de crescimento e que deseje se manter antenada à transformação digital. Mostraremos também uma série de dicas úteis sobre como escolher a ferramenta mais adequada às necessidades do negócio.

Quer saber quais são os diferenciais oferecidos que a Smart Consulting oferece para a gestão de projetos de sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe para conhecer as melhores soluções tecnológicas do mercado!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário