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Salesforce: Entenda o que é o Salesforce e como ele pode melhorar a relação com o cliente!

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Toda empresa de sucesso mantém estratégias de vendas baseadas no bom uso de tecnologia. Essa abordagem passa, entre outros aspectos, pela adoção de uma boa ferramenta para gerenciar a relação com o consumidor. Nesse sentido, uma das melhores escolhas que a empresa pode fazer é investir no Salesforce.

O Salesforce é um dos principais CRM‘s do mercado de tecnologia mundial. Com aproximadamente 20% de market share, essa ferramenta pode ser integrada a vários ambientes. Isso permite que clientes e empresas mantenham uma relação movida a dados precisos e robustos.

Para te ajudar a entender como ele pode mudar sua forma de fazer negócios, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja como essa solução pode ajudar o seu negócio a se destacar na frente da concorrência!

O que é um CRM?

Antes de falarmos do Salesforce e de suas funcionalidades, é importante entender o que é um software CRM. Sigla para Customer Relationship Management (ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), os CRM’s são aplicações que reúnem dados de relacionamento de clientes. Isso envolve registros como nome, e-mail, os últimos contatos que a pessoa teve com a empresa, compras, atendimentos, etc. Tudo que ajude a empresa a atender melhor seus clientes.

O CRM permite ao negócio centralizar a gestão do seu relacionamento com o cliente em uma única plataforma. Os atendimentos podem ser executados com agilidade e precisão. Ao mesmo tempo, facilita o planejamento, uma vez que tudo será feito com base em dados atualizados.

O que é o Salesforce?

O Salesforce é uma solução de CRM voltada para o ambiente corporativo, sendo utilizada por mais de 150.000 empresas de pequeno, médio e grande porte.

Flexível, o Salesforce consegue ajudar times de marketing, vendas, suporte, atendimento e tecnologia a trabalharem lado a lado. É possível integrar a ferramenta com outras soluções da empresa e otimizar o fluxo de dados. Tudo isso de modo automatizado e preciso.

O Salesforce foi o primeiro software de CRM em nuvem, difundindo este conceito por toda a indústria de TI. Antes do Salesforce, a referência em software de CRM era o Siebel, da Oracle. O Siebel era bem mais complexo e exigia infraestrutura local e projetos maiores. Neste sentido, o Salesforce revolucionou a indústria, reduzindo bastante a complexidade e custo com projetos de CRM.

Quais os benefícios de investir nessa ferramenta?

Softwares de CRM conseguem trazer um grande número de impactos positivos para empresas que fazem um investimento planejado corretamente, tornando o negócio mais competitivo e capaz de lidar com as demandas dos seus clientes. Confira a seguir como isso ocorre!

Melhor antedimento ao consumidor

Investindo em um CRM, a empresa terá um ambiente centralizado para manter os dados de seus clientes. Isso tornará as políticas de atendimento muito mais robustas. Afinal de contas, bastarão alguns cliques para identificar como lidar com as solicitações do dia.

Esse tipo de ferramenta também ajuda a empresa a estruturar uma política de atendimento mais adequada. Como os dados estarão centralizados e categorizados, o seu uso com o Big Data será mais prático. Dessa forma, a empresa poderá obter novos insights e se posicionar de modo mais inovador.

Mais facilidade para organizar dados

A organização de dados também é um benefício do investimento de uma solução de CRM, como o Salesforce. A empresa poderá manter todos os seus registros centralizados e com um mesmo padrão. Isso evita erros na hora de se planejar ou tomar decisões.

O CRM também otimiza o uso de informações em outras plataformas, compartilhando registros com maior integridade. Assim, toda a companhia trabalhará com informações atualizadas.

Informações mais aprimoradas sobre o negócio

Tomar decisões e pensar o futuro da empresa não é algo fácil. Por isso, o gestor sempre deve ter dados precisos e atualizados.

Uma vez que os dados estiverem centralizados e compartilhados com soluções de Big Data, a empresa poderá pensar o seu posicionamento de mercado de um modo muito mais inteligente.

Os analistas saberão exatamente o que o cliente demanda e as suas dores. Além disso, o conhecimento do perfil do consumidor será mais abrangente, otimizando até as linguagens utilizadas.

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Que cuidados tomar ao contratar o Salesforce?

Para investir no Salesforce, a empresa deve tomar alguns cuidados. Eles são voltados para reduzir riscos e evitar problemas de implantações mal pensadas. Confira a seguir!

Fique atento a custos implícitos

Muitos fornecedores de softwares fazem o licenciamento com custos implícitos. Eles merecem atenção do negócio na hora de fazer a contratação de um sistema. Afinal de contas, podem prejudicar o retorno sobre o investimento.

Custos implícitos também podem envolver gastos com nova infraestrutura. Esteja sempre atento e faça uma análise abrangente, focada em todos os gastos diretos e indiretos com a implementação da Salesforce!

Personalize a ferramenta

A personalização de um sistema é a melhor forma de obter alto retorno sobre o seu investimento. Ela adapta a ferramenta às necessidades da empresa. Além disso, mitiga problemas de incompatibilidade existentes.

Por isso, sempre que for migrar para um software poderoso, como a Salesforce, não deixe de fazer adaptações. Integre soluções e modifique funcionalidades conforme suas demandas. Assim, você poderá aproveitar ao máximo o aplicativo e extrair mais valor do investimento.

Mas tome cuidado para não fazer muitas customizações que dificultem a atualização para versões futuras. Normalmente, customizações que envolvam codificação são mais difíceis de manter.

Avalie toda as suas demandas

Para fazer um investimento com os ajustes adequados e que atenda às suas necessidades é importante conhecer os problemas que a empresa enfrenta e as dores dos profissionais. Portanto, crie um canal de comunicação com suas equipes para avaliar como o Salesforce pode ajudá-las. Isso facilitará a definir o que será priorizado e como o aplicativo será implementado.

Conhecer as metas de médio e longo prazo também é importante. Isso ajuda a otimizar o investimento e a integrá-lo de modo mais eficiente. Afinal, ele poderá ajudar a companhia em todos os seus desafios futuros.

Confira o suporte

O suporte é uma parte crítica do investimento em sistemas. Ele ajuda a empresa a corrigir problemas. Ao mesmo tempo, tira dúvidas dos usuários da melhor maneira possível.

Não deixe de avaliar como o suporte do seu fornecedor de sistemas está estruturado. Isso tornará a aquisição da solução mais robusta e alinhada com as suas demandas. Assim, imprevistos serão muito menos frequentes. Escolher um parceiro de implementação experiente é muito importante.

Outros Softwares de CRM

A Salesforce redefiniu o mercado para software de CRM, mas ela não está sozinha. Há diversas opções disponíveis. Antes de escolher uma plataforma de CRM, é importante entender quais são suas necessidades e avaliar as opções disponíveis. Dependendo do cenário, uma ou outra opção será a mais interessante.

Como referência, atualmente, as suítes mais completas e líderes de mercado, de acordo com o Quadrante Mágico da Gartner para Customer Engagement Center e Salesforce Automation são:

Conclusão

Toda empresa moderna têm como foco posicionar-se corretamente diante do seu público-alvo e estabelecer um relacionamento de qualidade. Isso, porém, demanda planejamento e dados de qualidade. Afinal de contas, uma cultura movida a dados é crucial para identificar tendências e conseguir conhecer melhor quem lida com a empresa.

Ferramentas de CRM como o Salesforce conseguem ajudar nesse trabalho. Ela centraliza dados e torna o seu compartilhamento mais simples, otimizando o planejamento da empresa. Por isso, não deixe de considerar essa ferramenta como um de seus investimentos estratégicos!

Criar uma jornada do cliente de qualidade é fundamental para ter sucesso nas vendas. Confira como fazer isso no blog!

Se você precisar de ajuda para escolher um CRM, entre em contato conosco!

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