Qual a importância da infraestrutura de TI eficiente?

6 minutos para ler

Com a contínua evolução dos meios tecnológicos, ter uma infraestrutura de TI com um porte robusto se faz mais necessário para as organizações a cada dia que passa. Nesse sentido, vale a pena investir em aparatos tecnológicos de última geração que garantam alta disponibilidade de acesso a todos os clientes da companhia.

Este artigo aborda o que é necessário para tomar esse passo de forma eficiente. Lendo o texto, você entenderá a real importância de uma infraestrutura de TI. Saberá quais são os pontos mais relevantes dessa discussão e aprenderá como isso pode ser feito da melhor forma possível. Aproveite o texto e tenha uma ótima leitura!

 

O que é infraestrutura de TI?

Cada vez mais o apelo tecnológico se faz presente nas organizações dos mais variados tamanhos. Dessa forma, é preciso contar com uma estrutura fortemente baseada em tecnologia, atendendo toda demanda necessária. A esse conjunto de soluções dá-se o nome de infraestrutura tecnológica e ela compreende tanto equipamentos físicos quanto softwares computacionais.

Além disso, também fazem parte desse conjunto outros componentes. Podemos citar o centro de armazenamento (composto por diversos computadores destinados à guarda de arquivos) e a estrutura responsável por interligar todos os computadores em rede.

Todo esse aparato tecnológico dá destaque a qualquer organização, que opera em plena harmonia. É possível oferecer aos clientes um ambiente muito mais seguro, além de mais agilidade em diversos tipos de atendimentos empresariais. Esse conceito se aplica em praticamente todos os ramos de negócios.

 

Qual é a importância de uma boa infraestrutura de TI?

Por incrível que pareça, não é incomum que as pessoas se esqueçam da importância de uma boa infraestrutura de TI. Isso acontece geralmente pelo costume que já se tem no dia a dia do uso de soluções tecnológicas. No entanto, reunimos alguns pontos relevantes para demonstrar a necessidade de tecnologia da informação para empresas.

 

Melhor retorno sobre o investimento

Não é novidade que montar uma empresa consome muitos recursos. Ou seja, existe um investimento por parte de quem toma o risco, o empresário. Certamente, uma dos maiores desejos é ter o máximo de retorno possível sobre o capital alocado. Nesse ponto, uma boa infraestrutura de TI pode ajudar bastante.

Ao manter as operações da organização com forte base tecnológica, é possível reduzir os custos e aumentar o ROI (retorno sobre o investimento). Grande parte dessa redução de gastos advém da otimização conseguida ao adotar sistemas tecnológicos. Além disso, a necessidade de retrabalhos originados em erros puramente humanos cai drasticamente.

 

Maior controle de recursos

Quando uma empresa ainda é pequena, pode ser uma tarefa relativamente fácil controlar todos os recursos existentes. No entanto, na medida em que a organização se expande, é preciso ter muito mais dedicação para alcançar o mesmo feito, ao passo que em determinado momento pode se tornar inviável fazer isso apenas com controle humano.

Assim, investir em uma infraestrutura robusta de TI permite que o gerenciamento se torne muito mais eficaz. As ferramentas disponíveis no mercado tornam grande parte do trabalho automatizado, além de aumentarem a disponibilidade de algumas soluções. Em paralelo, é possível reduzir diversos tipos de gargalos que podem surgir com a expansão da organização.

 

Aumento do rendimento dos equipamentos

Um ponto muito importante em toda a questão relacionada à infraestrutura de TI é implantar um programa de gerenciamento da manutenção. Isso faz com que os equipamentos durem muito mais e, obviamente, aumenta o retorno sobre o investimento feito. Como todo esse aparato tecnológico tem um valor expressivo, quanto mais tempo durar, mais o retorno pode ser relevante.

Além disso, a troca dos equipamentos pode ser planejada de modo mais assertivo. Vale lembrar que o avanço tecnológico se dá de maneira muito expressiva. Sem um planejamento de substituição, as máquinas podem se tornar obsoletas em um tempo muito reduzido.

 

Como estruturar uma infraestrutura de TI estável?

Acompanhe, a seguir, as principais recomendações para conseguir montar uma estrutura tecnológica que seja sólida e escalonável ao longo do tempo.

 

Faça pesquisas sobre as soluções mais adequadas

Não adianta implementar qualquer tipo de solução para todas as empresas. As organizações são pessoas jurídicas com necessidades diferentes. Logicamente, as soluções serão diferentes também. Dessa forma, o passo inicial recomendado é fazer um levantamento de todos os pontos que precisam ser melhorados por ocasião da adoção de medidas tecnológicas.

Em empresas com alta demanda do time de vendas, pode ser que um sistema robusto de gerenciamento de clientes atenda à organização. Já para plantas industriais, sistemas de gestão e máquinas automatizadas são mais necessárias.

 

Procure os melhores fornecedores

Da mesma forma que a tecnologia evolui de forma muito rápida, o número de fornecedores dos mais variados tipos de solução também surgem ao longo do tempo. Dessa forma, não é difícil encontrar diversas empresas que prometem bastante, mas nem sempre cumprem.

Com o objetivo de não ser lesado e contrair grandes prejuízos, vale a pena se comprometer com parceiros de negócios que tenham mais experiência e boa reputação no mercado em que atuam. Sendo assim, busque trabalhar com os fornecedores de maior gabarito.

 

Preze pelo escalonamento da infraestrutura

A existência natural de uma empresa requer que haja crescimento contínuo e gradual. Sendo assim, uma infraestrutura de TI planejada de modo adequado precisa prever tal crescimento, até mesmo para acompanhar o aumento de faturamento da companhia.

Outro ponto que justifica investir em uma estrutura escalonável é evitar que grandes prejuízos ocorram. Se o aumento da organização não for acompanhado pelas soluções tecnológicas, podem ocorrer paralisação de operações e geração de grandes perdas.

Investir em infraestrutura de TI é um passo empresarial que vai além de se destacar no mercado. Trata-se de uma necessidade, visto o intenso uso de tecnologia das mais diferentes formas pelas pessoas hoje em dia. Empresas que não acompanham essa evolução podem estar seriamente comprometidas. No entanto, não basta apenas fazer a opção de investir mais, pois existem diversos fornecedores que nem sempre podem ser considerados confiáveis.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e curta nossa página no Facebook e ajude a espalhar os conceitos sobre tecnologia nas empresas!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário