Quadrantes

O que é o Quadrante Mágico Gartner?

Sharing is caring!

Quem é a Gartner? O que é o Quadrante Mágico Gartner?
E como usá-lo para escolher sua plataforma de CRM?

Provavelmente você já ouviu falar muito sobre o Quadrante Mágico Gartner. Ao iniciar a avaliação de uma solução para CRM, provavelmente os vários fornecedores consultados mostrarão como seus produtos estão posicionados nos Quadrantes Mágicos da Gartner e na Forrester Wave.

É uma forma de atestar que a solução oferecida está entre as principais soluções de mercado, mostrar credibilidade, seus diferenciais e sua posição relativa entre os concorrentes.

Mas qual o significado destas informações e como elas podem ser úteis?

Neste artigo, vamos abordar o Quadrante Mágico da Gartner.

Quem é a Gartner?

A Gartner é uma das principais empresas mundiais especializadas pesquisa e consultoria em tecnologia da informação. Sua missão consiste em gerar informações, métricas e análises a respeito de tecnologia para que seus clientes tomem decisões estratégicas. Possui 9.100 clientes, 6.600 associados, incluindo mais de 1.500 analistas de pesquisa, consultores, em 85 países.

A Gartner possui grande experiência e credibilidade no mercado de Tecnologia da Informação. Seus estudos e recomendações ajudam na definição de projetos e orçamentos de TI.

O que é o Quadrante Mágico?

A Gartner publica regularmente estudos chamados de Quadrantes Mágicos, que avaliam provedores de tecnologia que concorrem em um mercado específico.

O estudo apresenta uma visão de alto nível dos principais provedores para um determinado mercado de tecnologia e como eles estão posicionados para atender uma empresa a longo prazo. A Gartner aplica um conjunto uniforme de critérios de avaliação aos competidores e os posiciona relativamente em um gráfico.

Desta forma um quadrante mágico ajuda a identificar rapidamente os principais fornecedores de tecnologia, como eles estão executando suas visões declaradas e como eles desempenham em relação à visão de mercado da Gartner.

Os provedores são dispostos em quatro quadrantes:

Líderes (Leaders) executam bem em relação a sua visão e estão bem posicionados para o futuro.

Baixe o infográfico Dynamics 365Powered by Rock Convert

Visionários (Visionaries) entendem para onde o mercado está indo ou têm uma visão para alterar as regras do mercado, mas ainda não a executam bem.

Fornecedores de Nicho (Niche Players) focam com sucesso em um segmento menor, ou não possuem foco, não são inovadores ou não desempenham melhor que os outros.

Desafiantes (Challengers) executam bem hoje ou devem dominar um grande segmento, mas ainda não demonstram entendimento da direção do mercado.

Quadrante Mágico Gartner
Quadrante Mágico Gartner

A lista com os Quadrantes Mágicos disponíveis pode ser obtida no site da Gartner.

Como usar o Quadrante Mágico da Gartner?

O quadrante mágico permite uma visão geral dos provedores de tecnologia que poderiam ser considerados para um projeto de TI, para uma determinada aplicação ou mercado.

Desta forma, numa primeira análise, se uma solução que está sendo analisada não aparece no quadrante, ela pode ser uma solução muito simples (para um nicho muito pequeno), desenvolvida por um fornecedor menor. Provavelmente não será muito flexível ou customizável, e o fornecedor não terá tanta capacidade de evolução ou inovação ao longo do tempo.

Passando para a análise das soluções presentes no Quadrante Mágico, os líderes possuirão uma maior capacidade de entrega e evolução. As demais soluções serão um pouco mais limitadas.

Entretanto, tudo é relativo, esta solução “não líder” pode se adequar perfeitamente para o projeto em análise. Só é preciso ter uma boa visão das capacidades e limitações da ferramenta e da possibilidade de evolução a médio e longo prazo.

A seguir, procure ler o relatório completo. É apresentada uma visão geral de cada fornecedor, com os principais pontos fortes e fracos, bastante isenta. Lembramos que a Gartner é uma instituição independente e que o Quadrante Mágico é gerado a partir de pesquisas de mercado.

Finalizando, se você precisar de informações mais aprofundadas, a Gartner oferece indicadores e perspectivas adicionais, mediante a contratação de seus serviços.

Notas: este post baseia-se em informações obtidas no site da Gartner. O trecho “Como usar o Quadrante Mágico da Gartner?” é a opinião do Time Smart a respeito da utilização das informações do Quadrante Mágico.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares