Quadrante Mágico Gartner Group 2021 BI e Analytics

10 minutos para ler

Certamente o Business Intelligence, ou simplesmente “BI”, é uma tendência que veio para ficar! E o Quadrante Mágico Gartner Group 2021 BI e Analytics é uma ótima referência das soluções com as melhores práticas.

A inteligência de negócios usa o poder dos dados em benefício das empresas. Primeiramente, por meio de uma análise de negócios, a sua empresa fica ciente dos seus desafios e oportunidades.

Ciente das necessidades, a sua empresa precisa ter uma solução que viabilize a operação dessa inteligência. Porém, como escolher a melhor solução para a sua empresa?

O Gartner Group, Instituto de Pesquisas em TI, reconhecido mundialmente, publica anualmente o seu “Quadrante Mágico” . Tem o propósito de divulgar resultados de pesquisas em vários setores de TI.

Nesse artigo, de acordo com os critérios do Gartner, vamos analisar as soluções líderes de Business Intelligence e Analytics. Boa leitura!

 

Business Intelligence

Antes de iniciarmos a análise sobre o Quadrante Mágico, indicamos a leitura do artigo ”O que é BI? Entenda tudo sobre Business Intelligence!”. Nesse artigo abordamos em profundidade o tema. Dessa forma, é possível entender melhor as suas origens, benefícios, aplicações e riscos na implantação, entre outros assuntos.

O BI, faz parte de um conhecimento muito mais amplo, o “Data Analytics” , ou em português, Análise de Dados.

E a Análise de Dados está relacionada a temas como: Data Mining , Análise Preditiva, Big Data, Machine Learning, Deep Learning, Inteligência Artificial e Data Science.

Em resumo, o BI tem aplicação em muitos setores e com grande tendência de crescimento nos próximos anos!

 

“Quadrante Mágico 2021 – Plataformas de BI” – Gartner

Sinaliza as empresas que se destacam no segmento de Analytics e Business Intelligence, de acordo com uma classificação, que mencionamos a seguir.

Líderes, Desafiadores, Visionários e Concorrentes de Nicho

O “Quadrante Mágico” divide as empresas em quatro grupos:

Quadrante Mágico Gartner Group 2021 - BI e Analytics
Quadrante Mágico Gartner Group 2021 – BI e Analytics
  • Líderes:  Unem o domínio da tecnologia com o conhecimento do mercado. Por isso, viabilizam projetos com excelência técnica, para atender às necessidades das empresas.
  • Desafiadores: Empresas que têm o seu espaço no mercado e ao mesmo tempo, expertise para projetos de porte.
  • Visionários: A pesquisa e o desenvolvimento são o foco, mas sem recursos tecnológicos robustos.
  • Concorrentes de Nicho:  Soluções que atuam em segmentos específicos de mercado.

 

As 12 Capacidades Críticas

Com o propósito de fazer essa pesquisa, o Gartner Group utilizou como critério as “12 Capacidades Críticas”, que representam as necessidades do mundo atual:

1. Segurança

Esse é um tema crítico, sobretudo nos dias de hoje. Por isso, as características das plataformas em termos de segurança, administração de usuários, acesso e autenticação fazem toda a diferença!

2. Capacidade de gerenciamento

Esse critério abrange os recursos que rastreiam o uso do BI, bem como o compartilhamento dos dados e por quais usuários.

3. Análise na nuvem

Com dados na nuvem e no local, é a capacidade que o BI tem, a fim de prover todo o processo para análise na nuvem.

4. Conectividade da fonte de dados

São os recursos que permitem a conexão, consulta e e obtenção de dados, e que como resultado, proporcionam uma performance otimizada.

5. Preparação de dados

São os recursos relacionados ao trabalho com dados vindos de diversas fontes, de acordo com os critérios estabelecidos pelo usuário. Dessa forma, é possível a criação de modelos analíticos com medidas, grupos e hierarquias personalizadas.

6. Catálogo

Se refere à criação de um catálogo de fácil acesso, para agilizar a pesquisa aos conteúdos disponíveis, pois uma boa organização sempre facilita o processo!

7. Insights automatizados

Facilita os usuários a terem insights, com o uso de modelos de Machine Learning. Dessa forma, é possível identificar os atributos mais importantes em um conjunto de dados, dentre outras possibilidades.

8. Visualização

É o nível de interação dos usuários com os dashboards. Inclui a exploração dos dados por meio do uso de diferentes tipos de gráficos e visuais em geral.

9. Storytelling

É a forma atraente de apresentar os resultados da análise do BI para os gestores e tomadores de decisão. Assim, ao combinar a visualização de dados com uma narrativa adequada, a compreensão do tema fica mais acessível.

10. Consultas em Linguagem Natural

Os usuários podem fazer perguntas, digitando textos ou falando e em seguida, o BI dá como retorno as respostas em forma de visuais.

11. Geração de Linguagem Natural

É a criação automática de respostas na forma de conteúdo analítico. Quando um usuário interage com os dados, ele obtém respostas em linguagem natural. 

12. Relatórios

Se refere à capacidade de criar e distribuir para os usuários relatórios de múltiplas páginas e sobretudo, de forma ordenada.

Na sequência, descreveremos brevemente algumas características das soluções líderes em BI e Analytics, segundo os critérios do Gartner Group.

 

Soluções Líderes

1. Microsoft Power BI

Pelo 14o. ano consecutivo a Microsoft é a Solução Líder no Gartner Magic Quadrant no segmento de BI e Analytics.

O Power BI da Microsoft é uma solução rica em recursos, que atende a vários requisitos com excelência. Conta com funcionalidades, performance e visuais com alto padrão de qualidade.

Além disso, por ser uma suíte da Microsoft, é nativamente integrada com o Microsoft Office, Office365, Azure, Teams, SQL Server, entre outras soluções.

A solução conta com todo o poderio da Microsoft em oferecer uma solução de Business Intelligence de excelência. Conta com possibilidades de compartilhamento, mobilidade e segurança que a diferenciam da concorrência.

Os modelos nativos de Machine Learning e Inteligência Artificial possibilitam fazer perguntas por escrito ou faladas.

Como resultado, o Power BI “responde” na forma de gráficos! Com o “Quick Insights” é possível obter insights rapidamente, também devido aos recursos de ML.

Além disso, conta com recursos visuais altamente atraentes e interativos.

A solução conta com atualizações semanais, somente em 2020 surgiram centenas de novos recursos!

Em relação a planos e valores, o BI da Microsoft, desde o seu lançamento, reduziu drasticamente o preço da ferramenta no mercado de BI.  Contudo, nesse caso, valores baixos não significam baixa qualidade!

O Power BI é uma solução extremamente rica em recursos e oferece várias opções, gratuitas e pagas, de acordo com as necessidades de cada empresa.

Além de todos esses benefícios, há muitas oportunidades para aprender a utilizar o Power BI.

Nesse sentido, você pode fazer vários Cursos de Power BI on-line, gratuitos ou pagos, de excelente qualidade!

A Microsoft continua investindo em novos recursos para o Power BI. Inclusive, atualmente, tem cerca de 80.000 clientes usando os serviços de IA com o Power BI.

 

2. Tableau

Criada na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, é uma solução que está ganhando espaço em grandes empresas em todo o mundo.

Com o foco na experiência do usuário, o Tableau é uma solução atraente, com facilidade de uso.

Conta com funcionalidades que possibilitam a preparação, modelagem e a exploração dos dados de uma forma visual. Facilita as análises, pois oferece uma experiência analítica intuitiva.  

Um dos principais pontos positivos da ferramenta é a sua comunidade, que conta com usuários entusiasmados!

Só para ilustrar, em 2020, 145.000 pessoas participaram de uma conferência on-line sobre o Tableau.

A comunidade também orienta os usuários sobre o uso da solução e auxilia as empresas a encontrarem profissionais especializados em Tableau.

Com o Tableau Public você pode baixar o Tableau de forma gratuita e montar o seu próprio portfólio de relatórios e gráficos.

É uma plataforma gratuita e pública, para explorar e compartilhar as visualizações de dados on-line. Atualmente tem mais de 3 milhões de visualizações interativas.

 

3. Qlik

O ponto forte da solução é o foco em Machine Learning e Inteligência Artificial. Dessa forma, o mecanismo cognitivo oferece sugestões de percepção contextual e aumento da análise.

Conta com análise visual baseada em pesquisa, análise de conversação, insights associativos, criação e preparação de dados acelerada.

Com aquisições recentes, irá aprimorar os recursos de alerta, inteligência contínua e integração de plataforma SaaS.

Oferece flexibilidade de implantação, com opções de SaaS corporativo e hospedadas pelo cliente. Isso inclui a instalação em várias nuvens e local, sem limitar os clientes a qualquer nuvem específica.

O Qlik Catalog tem o foco em catalogação e governança. O Qlik Sense oferece recursos visuais de descoberta de dados para analistas ou usuários, ao mesmo tempo que oferece suporte a análises para o desenvolvedor.

Um outro ponto forte é o suporte da Qlik, o programa de “Alfabetização de Dados”, que ajuda os usuários de todos os níveis, sejam clientes ou não, a compreender e utilizar melhor os dados.

Por exemplo, o “Executive Insights Center” é um portal que auxilia os clientes a vincularem as análises aos resultados de negócios.

Como vimos, todas as opções têm características diferentes. Mencionamos aqui apenas três, mas o mercado oferece muitas outras soluções.

Em resumo, cabe a cada empresa avaliar, de acordo com as suas necessidades e critérios de seleção, qual solução atende melhor ao seu negócio.

 

Como a Smart Consulting pode ajudar a sua empresa?

A Smart Consulting utiliza a tecnologia para melhorar a performance do seu negócio, de forma fácil e intuitiva.

Nós podemos ajudar a sua empresa a transformar seus dados em insights, que mudarão a forma como sua empresa toma decisões.

Que tal criar uma cultura orientada por dados?

O Power BI oferece rapidez e confiança no processo de tomada de decisão. Conta com recursos para transformar os dados da sua empresa em informações úteis para o seu negócio.

Tudo isso para você trabalhar com dados de diversas origens de forma integrada. Os dados podem ter origem no ERP, CRM, Excel, Bancos de Dados, Web, como a conexão nativa com o Dynamics CRM online, por exemplo.

Como resultado, entregamos à sua empresa os melhores insights, em apresentações visualmente envolventes e interativas.

Agora que você já sabe o que é BI e o que ele pode fazer por sua empresa, que tal dar o próximo passo? 

 Converse com a gente e descubra a solução ideal para você!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário