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5 erros na gestão de projetos de TI que você deve evitar com urgência

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A gestão de projetos de TI exige profissionais qualificados, capacidades técnicas específicas e apuradas além de processos claros de acompanhamento e análise. No entanto, existem diversas situações que podem atrapalhar o desenvolvimento de projetos nessa área e impactar diretamente os resultados da empresa.

Questões como falta de escopo para o projeto, execução sem metodologia adequada, falhas de comunicação entre as equipes e mesmo ausência de métricas claras para o acompanhamento do desenvolvimento e análise dos resultados são erros que devem ser evitados pelas empresas que atuam nesse setor.

Explicamos agora como os projetos de TI exigem conhecimentos e habilidades específicas, e também falaremos de alguns erros comuns na gestão desse tipo de projetos, e como é possível evitar que eles aconteçam. Confira o conteúdo abaixo e tenha uma ótima leitura!

Entenda as especificidades de projetos de TI

Os profissionais que atuam em projetos de TI estão acostumados com as demandas específicas que esse tipo de projeto exige, já que muitas vezes suas equipes são compostas por profissionais de diversas áreas de atuação e com especializações distintas.

Isso se deve ao fato de que, em geral, é necessário contar com profissionais diferentes ou mesmo equipes totalmente distintas em um mesmo projeto, de acordo com a complexidade da entrega e o aprofundamento necessário para seu desenvolvimento.

Por isso, a comunicação interpessoal, o acompanhamento de tarefas diversas e a compreensão ampla do projeto são habilidades fundamentais para o desenvolvimento de projetos de TI eficientes, finalizados no prazo correto e que entreguem os resultados esperados pelos clientes.

Conheça alguns erros comuns na gestão de projetos de TI

Agora que você entendeu a importância de algumas habilidades e conhecimentos específicos e complementares para o desenvolvimento eficiente de um projeto de TI, é interessante conhecer também alguns dos erros mais comuns na gestão de projetos dessa natureza, para que seja possível evitá-los e ou corrigi-los em sua empresa. Confira os principais abaixo!

Ausência de objetivos e métricas claros

É fundamental destacar que a ausência de métricas e objetivos claros é um erro bastante comum em projetos de TI, e um dos mais prejudiciais. Essa ausência impacta diretamente no acompanhamento dos processos e também impede que sejam feitas análises posteriores para compreender os resultados, os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados em projetos futuros.

Se o objetivo estiver errado, não adiantará nada entregar um projeto com excelente qualidade, no prazo e dentro do custo.

Falta de escopo para o projeto

Um dos principais erros na gestão de projetos de TI está na ausência de um escopo adequado, onde estejam claros os objetivos, as métricas, os processos e as estratégias de trabalho, o que dificulta imensamente sua execução correta.

Além de prejudicar os prazos de entrega e dificultar o acompanhamento dos custos e das tarefas, a ausência de escopo faz com que os profissionais envolvidos não tenham uma noção clara de suas responsabilidades e dos processos em que estão envolvidos. Isso complica a comunicação entre as equipes e o desenvolvimento como um todo.

Também vale destacar que escopos rasos ou incompletos são falhas bastante recorrentes e prejudiciais, que podem impactar muito os resultados de projetos nessa área. Caso o escopo não possua todos os detalhes necessários, será complicado direcionar os esforços e atingir as expectativas do cliente, resultando em retrabalho, aumento de custos e insatisfação.

Falta de competência técnica para a execução dos processos

Outro erro bastante comum, que está diretamente relacionado ao que pontuamos anteriormente, é a falta de competência técnica para a execução de cada um dos inúmeros processos de um único projeto.

A ausência de pessoas capacitadas para a execução de determinadas tarefas pode impactar negativamente em muitos outros setores. Esse tipo de erro pode acontecer, por exemplo, caso não exista um profissional especialista na linguagem de programação pois essa parte específica influencia no desenvolvimento de tantas outras.

Execução de processos sem metodologia adequada

A execução de processos em um projeto de TI sem uma metodologia clara de trabalho também prejudica seu desenvolvimento, aumenta o retrabalho e pode comprometer os prazos de entrega, aumentando os custos e a insatisfação dos clientes.

É importante que seja definida uma metodologia adequada para o desenvolvimento do projeto, visando identificar o escopo, a alocação de recursos e profissionais, os prazos, as tarefas envolvidas e as etapas a serem executadas. Isso proverá as equipes de eficiência técnica, garantindo projetos mais sólidos e com menor incidência de erros.

Falhas de comunicação entre as equipes

Por último, é importante destacar que a comunicação qualificada entre os diversos profissionais envolvidos em um projeto de TI é fundamental para que os resultados esperados sejam alcançados. Como as equipes tendem a ser compostas por profissionais de diversas especialidades, muitas vezes os processos executados por um time não é de fácil compreensão para o outro.

Por isso, é possível pontuar que um dos erros mais sérios na gestão de projetos de TI está na falta de clareza na troca de informações. Qualquer ruído na comunicação entre as equipes pode prejudicar seriamente o andamento do trabalho, dificultar o acompanhamento dos processos, resultando em grandes obstáculos.

Entenda como Dynamics 365 pode auxiliar nos projetos de TI

Para evitar que os erros que citamos anteriormente aconteçam, é fundamental a adoção de uma ferramenta que integre os processos e auxilie na gestão de projetos de TI, como o Dynamics 365 Project Service Automation — uma excelente opção para gerenciar, acompanhar, analisar e entender o desenvolvimento e a entrega em uma empresa.

Além de facilitar a comunicação entre as equipes, auxiliar no acompanhamento das inúmeras tarefas e na gestão estratégica de processos, o Dynamics 365 permite automatizar afazeres, visualizar prazos, estimativas e orçamentos de forma fácil, auxiliando na gestão dos projetos de TI.

Por ser desenvolvido como um gerenciador de relacionamentos e recursos, composto por diversos módulos e ferramentas, o Dynamics 365 unifica funções de CRM e ERP em uma única ferramenta baseada na nuvem.

O que você achou de entender melhor como os projetos de TI exigem conhecimentos e habilidades específicas, de conhecer os principais erros na sua gestão e também de saber como o Dynamics 365 pode auxiliar nos projetos dessa natureza? Se deseja entender minuciosamente como essa ferramenta funciona e como usá-la em sua empresa, entre em contato conosco!

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