project management professional (pmp)

O que é e como conseguir o certificado de Project Management Professional (PMP®)?

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Profissionais que atuam em gestão e gerenciamento de projetos certamente conhecem o certificado de Project Management Professional, também conhecido por sua sigla PMP® — ou pelo menos já ouviram falar dele. Considerada um diferencial de mercado e uma vantagem competitiva do profissional, essa certificação tem sido cada vez mais exigida pelas empresas em vagas de emprego.

Isso não significa que o conhecimento prático não seja importante, mas a certificação PMP® garante para a empresa que o profissional possui todas as competências técnicas para a gestão de projetos, mas também que ele conhece as orientações e boas práticas do Guia PMBOK®, considerado a base de todas as informações relevantes para o setor.

Explicamos agora, em detalhes, o que é a certificação PMP®, falamos da importância do certificado de Project Management Professional, tratamos dos benefícios de obtê-la e também explicamos como é possível obter a certificação PMP®. Veja detalhes abaixo e tenha uma ótima leitura!

Saiba o que é a certificação PMP®

Uma das certificações mais importantes e reconhecidas no meio de gerenciamento de projetos, a certificação Project Management Professional é considerada peça fundamental da formação de um gerente de projetos, sendo reconhecida em mais de 150 países.

Ela é concedida pelo PMI (Project Management Institute), localizado na Filadélfia, nos Estados Unidos, que é o mais renomado instituto na competência de gerenciamento de projetos em todo o mundo. Por isso, ter um certificado PMP® significa que o profissional possui profundos conhecimentos na área de gerenciamento de projetos.

Para o mercado de trabalho, ser um PMP® significa que o profissional possui formação, experiência e competência na condução e gestão de projetos, além de conhecer as boas práticas profissionais e técnicas descritas no PMBOK®.

Entenda a importância do certificado de Project Management Professional

Por mais que existam excelentes profissionais de gestão de projetos que não possuem o certificado de Project Management Professional, contar com a certificação PMP® é considerado um forte diferencial competitivo no momento da análise curricular e técnica de um profissional.

Como a certificação tem exigências rígidas, como número de horas atuando como gestor de projetos, formação profissional e capacitação especializada, além de um processo de qualificação desenvolvido pelo PMI®, obtê-la significa que o profissional possui amplos conhecimentos técnicos e vivência prática em gestão.

Por isso, ao obter a certificação PMP®, o profissional se destaca no mercado, cada vez mais competitivo, além de se atualizar com as boas práticas utilizadas em todo o mundo, podendo aplicar esse conhecimento nas empresas em que atua. 

Conheça alguns dos benefícios de obtê-la

Agora que você já sabe o que é a certificação PMP® e compreendeu melhor a importância dela para o profissional de gestão de projetos, é interessante também conhecer alguns dos benefícios que estão diretamente ligados à sua obtenção. Listamos abaixo os principais benefícios que você pode obter ao se certificar como Project Management Professional. Confira!

Conhecimento técnico em gerenciamento de projetos

Muitas vezes, o profissional tem conhecimento em gestão e gerenciamento de projetos, obtidos ao longo de sua experiência profissional, mas esse conhecimento é empírico, ou seja, baseado na atuação prática.

Apesar de existirem excelentes profissionais de gestão de projetos que não possuem um certificado como o da PMP®, por exemplo, a certificação permite ao profissional obter conhecimento técnico relevante e atualizado, conhecendo também as boas práticas e os métodos de aplicação.

Autoridade para clientes

Outro benefício para o gestor de projetos que obtém a certificação de Project Management Professional é a autoridade para com seus clientes. Ao contar com uma certificação PMP®, o profissional demonstra ser especialista na gestão de projetos e tem autoridade para desenvolver os processos gerenciais junto ao cliente.

Atualização sobre padrões e boas práticas

Também é interessante destacar que um dos grandes benefícios da certificação PMP® está em permitir que o profissional de gestão de projetos se atualize sobre os padrões e boas práticas de mercado para a atuação no gerenciamento de projetos.

Como a certificação é baseada nas boas práticas de mercado e desenvolvida com base no conhecimento técnico dos melhores profissionais de gestão do mundo, pelo PMI®, a certificação PMP® permite que o profissional se atualize e se mantenha relevante. 

Desenvolvimento profissional

Por último, vale destacar que a certificação PMP® é uma excelente ferramenta de desenvolvimento profissional, não só pelo conhecimento técnico obtido, mas também pelo aprendizado e atualização de boas práticas de gestão e por reforçar a importância dos estudos e da atualização para sua atuação no mercado.

Veja como é possível obter o certificado de Project Management Professional

Agora que já explicamos o que é a certificação de Project Management Professional e alguns de seus benefícios para o profissional de gestão de projetos, é interessante também saber como é possível obter o certificado de PMP®. Explicamos abaixo quais as etapas necessárias para obter a certificação.

Categorias de certificação

Existem duas formas de certificar-se como PMP®, baseadas na formação profissional ou experiência profissional do candidato. São exigidos:

  • formação de quatro anos (bacharel ou equivalente);
  • mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos (o que significa 2,5 a 3 anos trabalhando em tempo integral na função);
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos;

OU

  • diploma de ensino médio;
  • mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos (o que significa 4 a 5 anos trabalhando em tempo integral na função);
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Verifique os requisitos

Tendo em vista as duas formas de certificação, verifique se você atende aos requisitos. Pode ser que você não tenha ainda a experiência necessária e desta forma terá que buscar formas de obtê-la: aguardar um pouco mais de tempo, se você ainda não trabalhar como gerente de projetos ou até mudar de função.

Isto não significa que você não possa começar a se preparar.

Você pode começar:

  • lendo materiais gratuitos sobre o assunto;
  • estudando o PMBOK e livros preparatórios;
  • assistindo cursos online;
  • participando de cursos e eventos;
  • interagindo com a comunidade.

Defina um prazo

Uma dica é considerar a certificação PMP® como um projeto. Você precisa definir um cronograma, recursos necessários, monitorar, executar e concluir.

O ideal é até marcar o exame. Isto define um compromisso, algo que precisa ser realizado até uma determinada data. É comum que as atividades do dia-a-dia posterguem o estudo e a certificação acaba nunca acontecendo, o que gera bastante frustração.

Escolha do curso

A seguir, para obter a certificação PMP® é escolher um curso preparatório para a certificação PMP®. Isso é importante pois é necessário se atualizar a respeito dos conhecimentos exigidos para que o profissional possa ser certificado e que muitas vezes podem não fazer parte de sua experiência profissional ou conhecimento técnico.

Os cursos presenciais são uma excelente oportunidade para conhecer outros profissionais, compartilhar experiências e fortalecer o networking.

É importante que o centro de treinamento seja um REP (Registered Education Provider), o que significa que ele é um centro autorizado e reconhecido pelo PMI® para preparar os candidatos para a certificação.

Estude

Nada substitui o estudo individual. Você vai precisar de tempo para ler e refletir sobre as informações adquiridas.

Procure reservar horários ao longo da semana para isto, preferencialmente no início do dia, quando sua mente está mais afiada. Ao deixar o estudo para a noite, é comum que aconteça algum contratempo no trabalho ou que o cansaço adie seus planos.

Exames de certificação

O exame de certificação PMP® é realizado pela PMI® por meio dos centros de certificação, sendo composto por:

  • 200 questões de múltipla escolha, com 4 opções de resposta cada;
  • as perguntas são divididas em 175 questões válidas para o exame e mais 25 de validação;
  • o candidato tem 4 horas para finalizar o exame;
  • é necessário acertar pelo menos 106 das 175 questões válidas para obter a aprovação.

Média de investimento

O custo para realização da prova de certificação é de US$ 555 para profissionais não associados ao PMI®, enquanto os associados pagam o valor de US$ 405. O valor para se associar é de US$ 129 de custo de adesão, mais uma taxa de US$ 10. O associado tem acesso a diversos recursos e materiais, além do valor ser descontado no momento do pagamento da prova de certificação PMP®.

Como é possível concluir, obter a certificação PMP® representa uma grande conquista para o profissional de gestão de projetos e também pode ser considerada um diferencial competitivo.

Portanto, além de permitir que o gerente de projetos se capacite e se atualize, a certificação de Project Management Professional transmite autoridade profissional para os clientes.

O que você achou de saber mais a respeito da certificação de Project Management Professional, entender sua importância e benefícios e aprender como é possível obtê-la? Se você gostou, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

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