Project Management Professional: Afinal de contas, o que é?

6 minutos para ler

O certificado Project Management Professional — PMPé um dos títulos mais importantes e reconhecidos no meio de gerenciamento de projetos. Ele é considerado uma peça fundamental para a carreira, sendo reconhecido em mais de 150 países.

O Project Management Institute (PMI) é o responsável por conceder a certificação. O instituto fica localizado na Filadélfia, nos Estados Unidos, representando a mais renomada instituição de gestão de projetos em todo o mundo.

Mas, afinal, o que é e como funciona o Project Management Professional? Acompanhe a seguir e confira mais sobre o assunto!

 

O que é Project Management Professional?

O Project Management Professional é uma certificação essencial para quem deseja trabalhar como gerente de projetos. Ter um certificado PMP significa, portanto, que o profissional conta com profundos conhecimentos na área de gerenciamento de projetos. Ser um PMP, no mercado de trabalho, significa que o colaborador tem formação, experiência e qualificação para conduzir projetos.

Além de tudo, a certificação garante que o profissional atua tendo como referência as boas práticas e técnicas descritas no guia do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), que reúne todas as informações relevantes sobre o setor. Ter um certificado de Project Management Professional é considerado um excelente diferencial competitivo para os profissionais da área de projetos.

Isso porque o título apresenta exigências rígidas, formação e capacitação especializada, além de um processo de qualificação próprio, desenvolvido pelo PMI. Dessa maneira, o PMP garante que o colaborador conta com amplos conhecimentos técnicos e vivência prática no segmento de gestão. Ao obter o certificado, o profissional se diferencia e se torna mais competitivo, além de poder aproveitar a oportunidade para se atualizar em tendências e práticas utilizadas em todo o mundo.

 

Como se preparar para tirar a certificação?

Para obter a certificação, é necessário realizar um curso de Project Management Professional com profissionais credenciados. Na área de projetos, o título já é considerado um importante pré-requisito para o preenchimento de determinadas vagas. Além de se preparar para o mercado de trabalho, o profissional tem a chance de alavancar a carreira, obter promoções ou, até mesmo, conquistar um cargo mais promissor.

São inúmeras as vantagens de se obter o PMP para além da qualificação que o certificado oferece para o currículo dos profissionais. Os principais requisitos para a obtenção do Project Management Professional são:

  • formação mínima de quatro anos;
  • experiência mínima de três anos em gerenciamento de projetos;
  • ter, no mínimo, 4.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • contar com 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Pode ser que você ainda não tenha os requisitos necessários para obter o PMP. Mesmo assim, isso não quer dizer que você não pode iniciar o seu preparo para a formação. Comece lendo materiais atualizados sobre o tema, estude o PMBOK e demais livros preparatórios, assista a cursos online e participe sempre de eventos para interagir com outros profissionais.

É importante definir um cronograma para a obtenção do certificado. Assim, reserve algum momento da sua semana para estudar e se atualizar sobre os conhecimentos exigidos para obter o PMP. Os cursos presenciais também são ótimas oportunidades para conhecer pessoas, compartilhar experiências e fortalecer o seu networking.

 

Quais são os conhecimentos necessários para ter o PMP?

Para obter a certificação PMP, é importante apresentar algumas competências e conhecimentos na área. O candidato também deve se comprometer em seguir um código de conduta ética específico, baseado em alguns pilares: Responsabilidade, Respeito, Justiça e Honestidade. Igualmente, é essencial apresentar ampla experiência em algumas ferramentas de gerenciamento de projetos, como PSA, MSProject, Dynamics 365, Project Operations, entre outras.

Para se candidatar ao PMP, o profissional deve realizar o registro no site do PMI, fazer o processo de elegibilidade e agendar a data de realização da prova. A avaliação é feita virtualmente pelo PMI. As questões são de múltipla escolha e estão disponíveis em dez opções de idiomas. Caso o candidato não seja aprovado na primeira tentativa, é possível fazer mais duas tentativas, a partir de um ano da data de homologação da prova.

Os conteúdos exigidos no exame abordam o que é apresentado pelo PMBOK. O modelo utilizado consiste nos seguintes domínios: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento. Ainda são cobrados outros domínios, como gerenciamento preditivo de projetos, abordagens ágeis e híbridas.

 

Quais benefícios o Project Management Professional traz para a carreira?

No campo profissional, há inúmeros benefícios ao se obter a certificação Project Management Professional. O título permite que o colaborador adquira conhecimentos técnicos aprofundados e atualizados sobre gestão, conhecendo melhor as boas práticas e os métodos de aplicação. O gestor de projetos que tem o PMP se torna uma autoridade no assunto, demostrando ser um verdadeiro especialista em gerenciamento de projetos. Por isso, ele pode atingir maior diferencial e destaque no mercado de trabalho.

Outro benefício é em relação ao desenvolvimento profissional, uma vez que o PMP permite uma melhor atuação. Como a certificação é baseada em boas práticas de mercado e em conhecimentos técnicos dos melhores profissionais de gestão do mundo, o PMP possibilita que o colaborador se atualize sobre as tendências e se mantenha sempre relevante entre a concorrência.

A certificação ainda garante que o profissional alcance novos patamares dentro da organização em que atua, ganhando um novo status, possibilidade reais de aumento de renda e maior valorização entre a liderança. Portanto, quem adquire o PMP ganha competências para ter sucesso na carreira. Para ter mais chances de aprovação no exame do PMP, é importante fazer um curso preparatório, estudar com grupos ou se organizar para aprender de forma autodidata.

O interessante mesmo é ingressar em um curso específico, uma vez que o profissional pode ter mais base, treinamento e discussão em torno do conteúdo do guia PMBOK. No curso preparatório, os candidatos recebem todas as orientações necessárias para a prova. Além de tudo, é possível esclarecer dúvidas e fazer diversas revisões dos capítulos. É importante estudar com regularidade, uma vez que o título garante mais qualificação para a sua carreira.

O Project Management Professional é uma certificação fundamental para quem deseja atuar e se diferenciar na área de gerenciamento de projetos. Sem dúvidas, ao obter o certificado, você pode incrementar o seu currículo e se tornar ainda mais relevante em seu segmento, tornando-se um especialista em gestão.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e curta a página da Smart Consulting no Facebook para receber todas as nossas novidades diretamente em seu feed de notícias!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário