Profissional de TI do Futuro: Quais as competências esperadas?

6 minutos para ler

Segundo a Brasscom, o setor de tecnologia deve criar 797 mil novas vagas de trabalho até 2025. O que você profissional de TI pode fazer para não ficar de fora? Continue a leitura e descubra neste post!

 

Que a área de tecnologia vem avançando com velocidade máxima não é segredo para ninguém, mas como isso afeta os profissionais de TI? Bem, embora a projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), sinalize um aumento nas vagas, ela indica também que há um déficit de profissionais, estimado em 532 mil dessas vagas.

Diversas questões provocam essa carência no setor, dentre elas podemos citar a pandemia do Covid-19, que incitou ainda mais a transformação digital. Existe também a questão da “fuga de talentos”, onde muitos profissionais migram de empresas locais para trabalhar para empresas do exterior, ou seja, a concorrência que antes já era acirrada, ficou ainda maior, as fronteiras já não existem mais.

Observamos assim que embora o cenário seja propício para o Profissional de Ti, ele também se tornou mais concorrido e exigente. Desenvolver habilidades e competências é determinante para crescer e até se manter na carreira. Vamos listar agora algumas delas:

 

Capacidade de lidar com pessoas do Profissional de TI

Surpreso?! Não você não leu errado, é isso mesmo. Uma das grandes capacidades ou soft skills para o profissional de TI do futuro é saber lidar com gente, isso porque embora a área Tech lide muito com sistemas e máquinas, elas são apenas ferramentas.

Nós trabalhamos com pessoas, para pessoas, por isso saber trabalhar em equipe é essencial. Lembra do seriado americano The Big Bang Theory? Nada de ser o Sheldon do grupinho, socializar com os coleguinhas é necessário.

Mas essa capacidade não vem sozinha, ela é um conjunto de várias outras como: empatia, ética, liderança, resolução de conflitos, flexibilidade e inteligência emocional. Sabemos que não é tarefa fácil, principalmente para as pessoas que são tímidas, no entanto, é possível através do treinamento, o importante é dar o primeiro passo e persistir, aos poucos a mudança vai acontecendo.

Pergunta para autoanálise:

  • Como lido atualmente com meus colegas, amigos e familiares?
  • Existe algo hoje que eu queira e possa melhorar em meus relacionamentos?
  • Qual atitude vou tomar para começar a colocar isso em prática a partir de hoje?

 

Análise e interpretação de dados

Quem trabalha com a área Tech sabe que a quantidade de dados gerados, coletados e tratados diariamente é gigante. No entanto, um bom profissional de TI tem consciência de que não basta obter dados você tem de saber analisá-los e interpretá-los, afinal conhecimento só é poder se você souber utilizá-lo, sem uso é apenas informação.

Atualmente, há no mercado diversas ferramentas que ajudam na análise de dados e são bem utilizadas por empresas na hora de criar estratégias e obter insights, uma delas é o Power BI e o Dynamics 365 que em cada módulo fornece diversos recursos como, gráficos, relatórios e a própria IA que também contribui e muito, com o processo.

Portanto, aprender a manejar essas ferramentas é um diferencial para os profissionais de TI. A Microsoft fornece gratuitamente alguns minicursos chamados de Training Days, onde explica introdutoriamente como utilizar esses recursos. No YouTube também tem diversos canais gratuitos que ensinam muitas coisas legais.

A internet tá cheia de coisas boas, talvez essa seja sua primeira experiência de análise de dados, filtrar canais e sites que tenham um conteúdo que seja realmente relevante para seu aprendizado.

Pergunta para refletir:

  • Qual ferramenta de análise de dados tenho interesse em aprender?
  • Quanto de tempo e/ou dinheiro estou disposto(a) a investir?
  • Quais os melhores sites, cursos pagos ou gratuitos, que falam sobre o assunto?

 

Segurança de Dados

Estamos cientes das notícias sobre vazamento de dados em grandes empresas, os ataques cibernéticos têm crescido de forma descomunal. Isso mostra a importância de se ter uma atenção especial para as medidas protetivas e preventivas de segurança. Nenhum consumidor quer fazer negócio com uma empresa que não possa proteger seus dados.

E essa questão vai muito além da imagem da empresa, ela gera prejuízos financeiros e até consequências jurídicas. Em 2020, entrou em vigor a Lei nº 13.709/18, conhecida como, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Essa Lei visa regulamentar condições, limites de utilização das informações, obrigações, transparência, regras  e cuidados adicionais relacionados a proteção e compartilhamento de informações, mas é claro que a segurança de dados vai muito além da Lei LGPD.

A área de segurança de dados é um dos nichos do setor de Tecnologia que é bem promissor, se há um déficit no setor de TI, essa carência é ainda maior quando se trata de profissionais de TI qualificados na área de segurança, e esse é um problema que afeta a todos os países.

A Microsoft criou um programa de capacitação, o Conecta +, onde diversas trilhas de aprendizagem são fornecidas gratuitamente, existem trilhas de segurança, para quem quer aprofundar o conhecimento no assunto. #FicaaDica

 

Profissional de TI: Seja um eterno aprendiz!

Concluindo, o profissional de TI que quer se destacar e ganhar um lugar ao sol, deve ter em mente que seu setor de atuação está crescendo de forma exponencial, mas que também exige uma constante atualização de conhecimento. Afinal, as mudanças estão ocorrendo de forma cada vez mais acelerada, inovações são lançadas praticamente todos os dias. Não dá para dormir no ponto!

Como última dica vale salientar que as empresas desse setor buscam profissionais que tenham  interesse em se desenvolver profissionalmente, que busquem se aprimorar um pouco a cada dia. Em contrapartida, você profissional também deve buscar uma empresa que te ajude e incentive a crescer em sua carreira. A Smart Consulting acredita nisso, por isso fornece aos #Smarters, a Smart University e vouchers para certificações Microsoft. Quer fazer parte desse time? Saiba mais: smartconsulting.com.br/trabalhe-conosco

E aí Gostou do conteúdo? Esperamos que tenha te ajudado. Agora é a hora de arregaçar as mangas. Bons estudos e muito sucesso!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário