posicionamento de marca

Quais são os principais exemplos de posicionamento de marca?

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Se você pudesse garantir que a sua marca se consolidasse no mercado, sendo uma referência para os consumidores, você não aproveitaria essa oportunidade? Isso é proporcionado pelo posicionamento de marca eficiente, um fator muito relevante para os resultados da sua empresa.

Se você quer entender melhor sobre o assunto e descobrir como usar esse recurso a seu favor para tornar a sua marca reconhecida, continue conosco. Neste post, você vai conferir o que é o posicionamento de marca, alguns exemplos de marcas de sucesso e a importância dessa estratégia para a sua empresa. Aproveite a leitura!

O que é o posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é uma conexão importante estabelecida entre os conceitos de segmentação e diferenciação de mercado. Isso significa que a empresa busca conquistar um espaço bastante específico, mas de forma absolutamente diferenciada, tornando-se uma referência no que faz.

Quando a empresa não trabalha o posicionamento de marca, ela não oferece nenhuma razão para que o cliente continue optando por ela. Nesses casos, se o seu concorrente oferecer um preço melhor ou alguma outra vantagem, o cliente simplesmente migra para a concorrência.

No entanto, quando existe um posicionamento forte, mesmo que a estratégia do concorrente seja boa, a sua empresa se mantém ocupando um lugar de referência. Isso acontece porque os clientes realmente conseguem perceber valor nas suas entregas.

Isso é essencial para a sua marca manter a competitividade de mercado, aumentar a lucratividade e conquistar o reconhecimento do público-alvo. Existem muitas marcas que captaram esse conceito e fazem muito sucesso por entenderem a importância de investir em um bom posicionamento.

Quais são os melhores exemplos disso?

Nós elencamos alguns dos principais exemplos de posicionamento de marca para que você entenda como ele funciona na prática. Confira!

Coca-Cola

A Coca-Cola é um dos maiores exemplos de sucesso de posicionamento de marca. Isso acontece porque ela já é líder do seu segmento há muito tempo, existindo há mais de 125 anos no mercado. Suas campanhas são voltadas para a diferenciação e para a geração de valor para os consumidores.

Algumas das suas ações de maior sucesso são:

  • Abra a Felicidade;
  • O Lado Coca-Cola da Vida;
  • Bebendo uma Coca-Cola com.

Outro aspecto bastante relevante da marca Coca-Cola são os valores que ela defende, como a felicidade, a alegria e a amizade. Isso faz com que os seus consumidores se identifiquem, continuem consumindo o produto e compartilhando os seus momentos com a marca.

Dove

Assim como a Coca-Cola, a Dove é outra que também faz jus ao título de bom posicionamento de marca. Suas campanhas têm sido pautadas na valorização da beleza natural feminina e, com uma comunicação estratégica, a empresa tem buscado a conexão principalmente entre as mulheres.

Um dos aspectos mais interessantes relacionados a essa marca é a tentativa de fazer com que mulheres reais reconheçam a sua beleza. Isso permite que o público se identifique com a mensagem transmitida pela marca e se sinta valorizado, o que gera diferenciação e segmentação — o combo perfeito para o posicionamento de marca.

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McDonald’s

Não é à toa que essa é a maior rede de fast food do mundo. A empresa está presente em aproximadamente 120 países, com uma rede de 37.000 restaurantes, e sua estratégia de posicionamento prioriza aspectos como a segmentação e a diferenciação. Além disso, existem outros fatores envolvidos, como a experimentação, a inovação e a adaptação.

Para atender às expectativas do seu público, o McDonald’s procura se identificar e se encaixar nas especificidades culturais de cada local onde o restaurante é instalado. É dessa forma que a marca consegue reconhecer as preferências de cada região, atendendo às principais necessidades e desejos e oferecendo a melhor experiência possível.

Apple

A Apple se destaca principalmente por ser uma das marcas mais desejadas em qualquer lugar do mundo. O seu posicionamento reforça a imagem de luxo, exclusividade e elegância. Isso diz respeito não apenas ao design do produto, mas também à forma como a marca é comunicada para o público-alvo, experiência de compra e os serviços de pós-venda.

Suas campanhas de marketing também dão muita ênfase a isso. O resultado é que a empresa domina o mercado de tecnologia mundial especialmente entre os famosos, mas perpetuando o valor da marca por meio de todos os usuários.

Starbucks

A Starbucks, maior rede de cafés do mundo, com aproximadamente 30.000 lojas, busca o posicionamento de marca de uma forma um pouco diferente das demais empresas citadas. No seu caso, o enfoque está na experiência do consumidor. Um dos pontos altos da marca foi o insight de, ao entregar a bebida, escrever o nome do cliente no copo, o que se tornou parte da cultura da marca.

Na realidade, estratégia da Starbucks é muito simples: ela busca fazer com que uma coisa usual, como tomar um café, se torne uma atividade extremamente agradável. Para isso, a empresa utiliza diversos recursos, incluindo a tecnologia. Isso tudo é o que atribui uma ótima experiência ao cliente.

Amazon

Outra empresa bastante alinhada com a tecnologia e focada em otimizar a experiência do cliente é a Amazon. Para ela, o relacionamento com o seu público-alvo e toda a jornada de compra são alguns dos fatores cruciais que integram sua estratégia.

Para reforçar ainda mais a sua preocupação com o consumidor, a empresa busca oferecer inúmeras vantagens, como:

  • preços competitivos;
  • prazos rápidos de entrega;
  • canal para feedback sobre os produtos;
  • facilidade de compra.

Qual é a importância do posicionamento de marca?

O posicionamento de marca tem uma grande relevância para o sucesso do negócio. Ele ajuda a esclarecer e determinar, tanto para a própria empresa quanto para o cliente, porque a sua marca é a melhor alternativa disponível no mercado. Dessa forma, acaba se tornando um recurso extra para turbinar as vendas.

Ainda assim, não se trata só disso. O posicionamento de marca não é só sobre vender mais, mas sobre estar presente na memória dos consumidores. Isso faz com que a sua empresa tenha um relacionamento de longo prazo com o cliente e que se consolide no mercado ao longo do tempo.

Em termos gerais, um bom posicionamento de marca ajuda a determinar:

  • a quem o seu produto se destina;
  • quais problemas o seu produto soluciona;
  • quais são os seus diferenciais em relação à concorrência.

Quando você conhece esses fatores, você tem a oportunidade de utilizá-los a seu favor. O resultado disso é uma marca consistente, que está sempre alinhada com o seu público e, por isso, não tem por que perdê-lo. Por mais que a sua concorrência ofereça preços melhores, por exemplo, a sua marca gera uma identificação incapaz de ser copiada.

Agora que você já conferiu todo este conteúdo, que tal ajudar outras pessoas a entenderem a importância do posicionamento de marca? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

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