Plataforma BI: qual é sua importância para as empresas? Entenda!

6 minutos para ler

No momento de tomar alguma decisão estratégica dentro de uma organização, diversos métodos podem ser utilizados.

Pode ser que a companhia prefira se basear no achismo, mas existem consequências nesse posicionamento. Em contrapartida, a empresa pode se apoiar em uma cultura data driven e tomar decisões tendo como base um banco de dados. Trata-se do uso de uma plataforma BI (Business Intelligence).

Este artigo traz a você informações importantes a respeito do tema mencionado. Você lerá sobre o que é inteligência de negócios e como as plataformas de BI prestam apoio decisivo a uma tomada de decisão mais assertiva. Verá também qual é a importância desse método de análise e quais são os benefícios alcançados.

Não espere mais e continue a leitura agora mesmo!

 

O que é Business Intelligence?

Em tradução literal, o BI quer dizer inteligência de negócios. E é exatamente isso que a metodologia proporciona ao considerar um grande conjunto de dados nos quais são feitas profundas análises em busca do fornecimento de insights.

Ou seja, por meio de informações geradas pelo próprio empreendimento, são tomadas decisões mais assertivas que conduzirão o negócio a uma maior prosperidade.

Como já foi dito, tudo isso é feito tendo como base um enorme conjunto de dados, que devem ser sanados antes de constituírem a base de análises maior.

A assertividade é tamanha que as informações podem ser divididas até mesmo entre os setores da organização. Dessa forma, o direcionamento de ações é feito de maneira que os resultados alcançados sejam bem mais expressivos.

Como forma de implementar a cultura do BI em uma empresa, podem ser usadas diferentes fontes de dados, como planilhas e formulários já existentes. No entanto, a forma ideal de compor esse grande banco de informações é por meio de alguma ferramenta direcionada a esse fim.

Um dos melhores exemplos do mercado — e que apresenta um grande resultado — é a plataforma BI da Microsoft, representada pelo software Power BI.

 

O que é uma plataforma BI?

Conforme foi mencionado, é comum que as empresas já tenham alguma base de dados armazenada em seus arquivos.

Geralmente, esse armazenamento se dá em um formato mais usual, como as planilhas do Excel. Dessa forma, podemos dizer que, apesar de existir um conjunto de dados com alto potencial de fornecer informações, ele está poluído — ou seja, ainda não pode ser utilizado como fonte primária.

Para que isso ocorra, é necessário haver um procedimento chamado de saneamento de dados: as informações devem passar por uma padronização, de forma que as ferramentas de análise consigam reconhecer corretamente o que está sendo informado.

Isso requer tempo e tem um custo, algo que é necessário durante o processo de implantação do BI na organização. No entanto, existe uma maneira de abreviar essa etapa: usando uma plataforma BI ainda nos processo do estágio inicial.

Isso quer dizer que tal plataforma será responsável por coletar, armazenar e organizar as informações da forma correta, não sendo necessário o procedimento de saneamento da base de dados.

Logo, uma boa plataforma precisa oferecer tais funcionalidades para que todo o processo de BI seja contemplado desde o início.

 

Qual é a importância de as empresas utilizarem uma plataforma BI?

A análise de um grande conjunto de dados armazenados pela organização pode oferecer importantes insights sobre o negócio. Essa é a principal razão para que uma empresa faça uso de uma plataforma de BI.

Por meio dela, os colaboradores podem desenvolver indicadores de monitoramento para acompanhar o desempenho da companhia, bem como sua atuação frente à concorrência.

Além disso, também é possível fazer a identificação de determinadas tendências de mercado, que de outra forma não poderia ser identificada. Com isso, a empresa pode antever um movimento de mercado e se colocar em uma posição de vantagem em relação aos outros players do mesmo nicho.

Ainda, é possível fazer análises criteriosas a respeito de como os clientes se comportam frente a algumas situações, como promoções.

A otimização de algumas operações também se torna mais descomplicada com o auxílio do BI, além da identificação (e consequente correção) de erros existentes em algum processo organizacional.

 

Quais são os seus benefícios?

É possível ter vários benefícios ao adotar uma plataforma BI. A seguir, mostraremos algumas das principais vantagens proporcionadas pelo sistema.

 

Identificação de problemas

Em um mundo cada vez mais conectado, a velocidade de resposta conta muito (principalmente em relação aos problemas). Assim, ter uma ferramentas de apoio à tomada de decisão é algo muito relevante, ao passo que pode ser encontrada uma solução de forma quase automática.

Usar o BI significa responder a possíveis problemas de forma muito mais eficiente e com mais agilidade. Isso garante uma maior satisfação de clientes e, por conseguinte, um melhor posicionamento no mercado. Ter uma plataforma de BI à disposição pode abreviar o tempo de reação a apenas alguns cliques.

 

Insights sobre o negócio

Essa talvez seja a principal vantagem proporcionada por um sistema baseado em BI. Com o acúmulo de informações geradas pelo negócio, é possível montar um grande banco de dados que fornecerá “dicas” muito importantes sobre a condução da organização.

Detalhes capazes de aumentar as vendas e que antes não eram percebidos podem ser alcançados com o uso de BI, melhorando a lucratividade.

 

Inteligência em vendas

Os desenvolvedores das plataformas de BI consideram a importância das vendas para os negócios. Dessa forma, é possível contar com soluções que maximizam a receita.

Isso é conseguido por meio das atualizações em tempo real que as plataformas disponibilizam, com acesso via mobile inclusive. Assim, mesmo em meio a uma negociação, pode-se ter dados que elevarão a eficiência da equipe de vendas.

 

Por que optar pelo Power BI?

Usar uma plataforma BI certamente é um grande avanço na gestão de qualquer empresa. Nesse sentido, a escolha pela solução da Microsoft pode ser a melhor pedida.

O Power BI é um sistema completo, que atua desde a captação dos dados, até seu tratamento e análise. Com ele, é possível construir dashboards intuitivos que contribuem na tomada de decisão.

Para ser melhor instruído sobre esse processo, conte com um parceiro de negócios como a Smart Consulting, que atua há mais de 18 anos no mercado brasileiro.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco para conhecer melhor as soluções de BI para seu negócio!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário