o que é power bi

Afinal, o que é Power BI e quais suas aplicabilidades e benefícios?

Sharing is caring!

O Business Intelligence já é uma tendência poderosa atualmente. Com a coleta, processamento e extração de valor dos dados, as empresas são capazes de tomar melhores decisões e otimizar seus resultados.

O BI também ajuda a organizar as informações e a gerar transparência sobre as operações da companhia. Isso é muito útil em projetos, nos quais a análise de indicadores e o monitoramento são tarefas essenciais.

Nesse sentido, é fundamental entender o que é Power BI e descobrir os diferenciais dessa ferramenta, afinal, é uma das principais plataformas para Analytics e Business Intelligence. Com esse conhecimento, é possível alcançar os resultados esperados e um alto retorno sobre o investimento.

Aprenda mais sobre o assunto, acompanhando o artigo a seguir.

O que é Power BI?

O Power BI é um conjunto de soluções de software da Microsoft que permite coletar, organizar e processar dados em grandes quantidades para gerar insights a partir das análise do negócio. Ou seja, com o Power BI é possível criar modelos e visualizações para investigas os dados de modo a extrair valor e garantir ideias e estratégias para a tomada de decisão.

Coletando em diversas fontes, a ferramenta permite o acompanhamento de indicadores importantes, além de criar dashboards com opções para visualização das informações em diversos formatos: mapas, gráficos e relatórios. Dessa maneira, o gestor é capaz de enxergar a sua organização com uma visão ampla e realizar uma análise inteligente e integrada.

Com os dashboards, é possível também fazer consultas inteligentes — diversos filtros permitem analisar dados sob diferentes perspectivas — realizar variadas perguntas e compartilhar o material relevante com mais facilidade.

Como uma ferramenta de BI, o Power BI é uma solução preparada para o Big Data — conceito que se refere aos dados massivos que são gerados em tempo real, em diversas fontes — com grande potencial de investigação e que oferece uma interface rápida e intuitiva para o melhor aproveitamento das informações. 

Mesmo processando inúmeras fontes, com uma quantidade imensa de informações, o software tem ótimo desempenho, permitindo criar painéis de análise em pouquíssimo tempo.

Aplicações

O sistema é aplicável em diversas áreas: RH, vendas, marketing e até mesmo no setor de logística.

  • RH: permite otimizar a escolha de talentos ao cruzar dados para chegar à pessoa certa para o trabalho certo;
  • Marketing: as campanhas são potencializadas, com maior probabilidade de sucesso e segmentação de acordo com as preferências dos clientes;
  • Vendas: é possível prever demandas e antecipar as necessidades dos consumidores;
  • Logística: o gerenciamento de estoque se torna mais inteligente, já que dá para integrar com análise e predição de demanda;
  • Projetos: permite acompanhar KPI’s de portfólios, programas e projetos.

Quais os benefícios do Power BI?

Vamos compreender nos próximos parágrafos as principais vantagens desses sistemas.

Baixo custo ou grátis

O Power BI é gratuito ou muito barato para pequenas, médias e grandes empresas. É possível iniciar com o Power BI gratuito, para Desktop ou para Excel e à medida que for necessário compartilhar informações e atualizações automáticas, por exemplo, é possível assinar o Power BI Pro. O Power BI Pro custa US$ 9,99 (+ impostos) por usuário/mês por uma versão completa e mais robusta, que se adapta às suas necessidades. Sendo, portanto, um valor muito interessante, se consideramos o alto retorno sobre o investimento que ele proporciona.

Integração com outras ferramentas Microsoft

Outro dos principais destaques dessa solução é a integração com outros sistemas muito utilizados, também da Microsoft. Por exemplo, permite coletar dados de tabelas do Excel e exportar para o processador depois das análises; a gestão consegue gerar apresentações de slides no Powerpoint com as informações visuais e gráficos apresentados no sistema de BI; a incorporação de dashboards em aplicativos PowerApps, Dynamics 365, PowerApps Portals, Microsoft Teams.

Essa comunicação entre sistemas torna a solução ainda mais flexível, permitindo que se adapte bem às estratégias de cada empresa e facilitando o uso de relatórios e dados.

Personalização

O Power BI possibilita a criação de painéis altamente customizados para cada cenário. Assim, cada companhia consegue desenvolver dashboards relevantes para o seu contexto e necessidades. Esse fator contribui muito para a compreensão do negócio e das condições específicas de cada organização.

É tudo muito intuitivo: a ferramenta possui recursos de arrastar e soltar que possibilitam o posicionamento e redimensionamento de cada gráfico e, da mesma forma, configurar a identidade visual. Assim, a companhia consegue painéis arrumados e uma visão ainda mais organizada dos dados.

Recursos intuitivos

A ferramenta ainda oferece outros recursos intuitivos para facilitar a análise e permitir resultados mais precisos, como o reconhecimento de imagens e de texto — já que existe um modelo de machine learning integrado que interpreta esse tipo de informação e a integração com a Cortana — que permite pesquisa por voz. Assim, o líder da companhia é capaz de analisar gráficos e visualizar informações estruturadas com um comando no assistente virtual.

Liberdade de escolha: instalação local ou na nuvem

O Power BI está disponível na nuvem, como solução SaaS (serviço do Power BI) e também pode ser instalado em servidores locais (Power BI Report Server).

Na nuvem, você não precisa se preocupar com a manutenção de servidores e segurança, reduzindo os principais riscos relacionados a proteção da privacidade dos dados. Além disso, a cloud ajuda a reduzir instabilidades no sistema, oferece maiores velocidades de processamento e dispensa a necessidade de estar preso em infraestrutura local.

Mobilidade

A versão mobile desse software também é muito útil e poderosa porque os gestores dispõem de gráficos e mapas diretamente das telas de seus celulares ou tablets. Desse modo, a visão completa do negócio e a análise em tempo real dos indicadores ficam disponíveis todo tempo e acessíveis de qualquer lugar. Isso favorece a geração de insights rápidos/precisos e melhores decisões.

Self-service

Outra característica que torna o BI da Microsoft uma opção especial no ramo é a possibilidade de ser self-service. Esse conceito significa ser intuitivo para estudo e configuração por qualquer pessoa, mesmo as que não possuem conhecimento técnico de ciência de dados. Assim, membros dos setores específicos são capazes de analisar seus dados e criar dashboards em minutos, sem necessidade de apoio da TI.

Consolidar Diversas Fontes de Dados

O Power BI permite que sua empresa importe informações de diversas fontes de dados, como arquivos (planilhas Excel, arquivos texto), bancos de dados (SQL Server, SQL Data Warehouse do Azure, Oracle, mySQL, …) e serviços (Dynamics 365, Google Analytics, Salesforce, Quickbooks, …), tanto de fontes locais ou na nuvem. Há centenas de conectores nativos e é possível criar conectores personalizados.

Entender o que é Power BI é fundamental para dar os primeiros passos e adentrar no mundo do Business Intelligence. O Power BI permite análises precisas que podem ser realizados por computador ou pelo celular. Para obter esse sistema, a empresa só precisa baixar e configurar, ou acessar a versão online.

Se você gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog conferir mais funcionalidades do Power BI!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares