O que é o Microsoft Dynamics 365 Customer Engagement?

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O Dynamics 365 Customer Engagement é uma solução de CRM – Customer Relationship Management que ajuda você a melhorar os resultados de marketing do seu negócio, elevando suas vendas e melhorando o atendimento ao cliente em diversas frentes.

Continue a leitura e conheça essa solução da Microsoft para empresas que desejam melhorar a sua performance.

 

Introdução ao Dynamics 365 Customer Engagement

Como dito, o Dynamics 365 Customer Engagement é uma plataforma de CRM construída para suportar diversos modelos de negócios e processos.

Logo, a solução possui diversos recursos (features), que não precisam ser implementados todos juntos ou de uma única vez. Ou seja, é um CRM personalizável.

Com um CRM customizável, você pode personalizar uma solução final exclusiva para a sua empresa e necessidade. O importante é conhecer bem as possibilidades de cada módulo, e como eles podem exercer funções fundamentais para automatizar processos do dia a dia da sua empresa.

Uma das premissas do Dynamics 365 Customer Engagement é ser um local organizado e fácil de acessar para armazenar os dados dos clientes (empresas ou pessoas) não apenas para uso em um computador, mas também no smartphone, tablet Android ou Apple iPad.

Outra premissa, é ser uma solução única que atenda a todos os processos, de ponta a ponta. E por isso, a plataforma automatiza processos com uma interface intuitiva e que conta com outras soluções Microsoft incorporadas, por exemplo: Teams, Office 365 (OneNote, Yammer, SharePoint, etc).

Vale lembrar, que todas as suas aplicações geram insights com uma Inteligência Artificial que apoia as tomadas de decisões de todos, da alta gestão aos times operacionais da companhia. A solução utiliza Azure Machine Learning e IoT para manter o consumidor no centro do negócio e diferenciar sua empresa no seu mercado.

 

Aplicativos do Dynamics 365 Customer Engagement

Para facilitar o entendimento, vamos descrever um pouco mais quais são as aplicações (módulos) do Dynamics 365 Customer Engagement, seus principais recursos e benefícios.

 

Dynamics 365 for Sales

O Dynamics 365 Sales é um módulo que empodera vendedores e os ajuda a ter mais foco e a personalizar seu atendimento. Ele traz mobilidade e a possibilidade de ter uma solução de gamificação e integração com o Power Platform.

Conheça outros destaques:

Insights e Acelerador de Vendas

O vendedor recebe insights que o ajudam a tomar ações mais rápidas dentro do contexto do cliente e sugestões de próximos passos, conforme o playbook de vendas da sua empresa.

Gestão de Relacionamentos

Ajuda o vendedor a criar e manter relacionamentos com os compradores, não somente quando há uma oportunidade de vendas. O legal é a possibilidade de integrar a solução ao LinkedIn, que torna tudo mais rápido e fácil, principalmente para vendas B2B.

Performance

Traz relatórios de performance de vendas, pipeline, contas, oportunidades, competidores e performance individual, por exemplo. Tudo com foco em aumentar as vendas.

 

Dynamics 365 for Marketing

A automação de marketing da Microsoft acolhe processos das estratégias de inbound e outbound, passando pela gestão de eventos, criação de webinars pelo teams, criação de landing pages e agendamento de postagens em mídias sociais.

Com a solução sua empresa ganha uma poderosa ferramenta que integra seu time de vendas e marketing, proporcionando uma gestão de toda a jornada de compra dos clientes.

 

Dynamics 365 for Customer Service

A solução Dynamics 365 Customer Service promove a transformação digital e melhora a experiência dos consumidores com a sua marca. Nesse módulo do Dynamics destacamos 3 recursos:

Omnichannel

Através da solução seu cliente consegue o que ele precisa independente do canal de comunicação utilizado (e-mail, chat, telefone, social). Assista a webinar sobre omnichannel no nosso Canal do YouTube.

Self-Service e Comunicações

O Dynamics 365 guia o consumidor a consultar sua dúvida, seja em fóruns ou em artigos de uma base de conhecimento.

Traz as respostas na hora certa com uma inteligência que traz dashboards interativos e profundos sobre os consumidores para que os gestores e equipes operacionais tenham insights que promovam ainda mais a lealdade do cliente com sua marca.

Agentes

Os agentes podem ser acionados a qualquer momento e podem auxiliar exatamente no que o consumidor precisa, pois visualiza o histórico do cliente, proporcionando uma experiência mais personalizada no atendimento.

Fizemos uma webinar que mostra bem com a solução é interessante para empresas com suporte técnico. Assista aqui no nosso Canal do YouTube!

 

Dynamics 365 for Field Service

Pesquisas divulgadas pela Microsoft dizem que 65% das solicitações de suporte técnico de clientes resultam em uma visita técnica e somente 4% dessas visitas são resolvidas na primeira ação.

O Dynamics 365 Field Service vem para ajudar as empresas a melhorarem essas estatísticas nos serviços de campo, pois ela permite gerenciar as forças de trabalho móveis, que entregam produtos, prestam serviços ou fazem manutenção / suporte técnico in loco.

Ao utilizar esse módulo empresas de serviços remotos ganham uma poderosa ferramenta para ajudar na redução de custos e aumento de lucratividade.

Agendamentos

O Microsoft Dynamics 365 mostra uma visão geral de todas as ordens de serviços e agendamentos realizados para todos os técnicos ou individualmente trabalharem no dia. Funciona como o calendário com visão dos dias e horários reservados por colaborador.

Ajude seu técnico a fazer a melhor rota e otimize os tempos e custos de deslocamentos com uma visão em mapa. Tudo integrado com as agendas. O mais legal dessa solução é a IA que ajudará a otimizar os agendamentos e rotas (RSO – Resource Scheduling Optimization).

Pesquisas

Com essa solução, também é possível realizar pesquisas e coletar a opinião dos consumidores logo após as visitas da sua equipe in loco.

Gestão de Contratos proativa

Outro recurso que ajuda sua equipe, mas desta vez a ser mais proativa, identificando problemas antes mesmo do cliente perceber ou avisar.

 

Dynamics 365 for Project Operations

Empresas de serviços que trabalham com projetos precisam ter uma estrutura unificada de processos que dê uma visão do todo (vendas, financeiro e projetos) para identificar gargalos, melhorias e acertos.

Assim, e por fim, outra solução de ponta a ponta é o Dynamics 365 Project Operations, que era chamado de Project Service Automation – PSA. Esse módulo faz a gestão de todos os processos de empresas que trabalham com projetos, partindo dos planejamentos de vendas até o faturamento e entrega final (go-live).

Aqui é possível ver como todos os módulos do Dynamics e outras soluções Microsoft se unem (integram) para atender a necessidade de um modelo de negócio. Por exemplo: iniciando a venda do projeto com o Dynamics 365 Sales com a captura de um cliente potencial no Dynamics 365 Marketing. Ou mesmo, “travando” via agendamento um recurso para um projeto, igual vimos no Field Service.

 

Conclusão – Dynamics 365 Customer Engagement

O Dynamics 365 Customer Engagement é uma plataforma Microsoft customizável e personalizável para o seu tipo de negócio, que considera a singularidade e grau de complexidade de cada organização.

Ela atende de ponta a ponta os processos das empresas de todos os tamanhos, pois ela cresce conforme a empresa cresce sua maturidade em processos aumentam.

Vale lembrar que o Dynamics 365 Customer Engagement também é suportado pelo ERP, chamado de Dynamics 365 Business Central e pelas soluções Power Platform aumentando ainda mais o poder de customização e automação.

Quer saber mais sobre o Dynamics 365? Solicite um contato do nosso time de especialistas hoje mesmo!

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