o que é data science

Você sabe o que é Data Science e para que ele serve?

Sharing is caring!

Com o desenvolvimento das tecnologias como a internet, bancos de dados e inteligência artificial, os mais diversos mercados passaram a adotar soluções tecnológicas baseadas na análise de dados para auxiliar nas estratégias e no desenvolvimento dos negócios.

Neste contexto, a chamada Ciência de Dados ou Data Science é uma das disciplinas que mais se destaca, já que sua utilização permite tomar decisões mais bem fundamentadas, planejar ações de mercado e até desenvolver novos produtos e serviços de acordo com a demanda dos clientes.

Explicaremos agora, em detalhes, o que é, quais são suas aplicações, como funciona, qual sua importância, e também trataremos de alguns dos principais benefícios que o Data Science pode oferecer para sua empresa. Confira as informações abaixo e tenha uma ótima leitura!

Entenda o que é Data Science

É possível traduzir Data Science como um conjunto de teorias e técnicas interdisciplinares para a análise dos dados estruturados e não estruturados gerados por negócios, processos ou pessoas, com o objetivo de prever tendências e comportamentos do mercado, possibilitar a adoção de melhores práticas empresariais, criar políticas públicas, desenvolver tratamentos médicos, etc. Por essa razão, tem sido considerado cada vez mais importante e popular entre gestores, e muito utilizado mundialmente.

Descubra agora como Data Science funciona

Esse conjunto de técnicas interdisciplinares — que estuda a geração, a captura, o processamento e a análise de dados das organizações, utiliza uma série de ferramentas como a computação, a análise estatística, a matemática e os conhecimentos específicos do negócio a ser estudado.

Sua principal aplicação é gerar conhecimento e informações estratégicas para que os gestores possam tomar decisões mais acertadas e eficientes, seja para explorar oportunidades de mercado, os prováveis riscos de sua operação ou, até mesmo, para adequar processos operacionais dentro da empresa.

Um cientista de dados, vai além da análise inicial, utilizando ferramentas de Business Intelligence e Data Analytics para visualizar informações e gerar insights. Ele vai utilizar algoritmos de machine learning para identificar padrões e procurar prever o comportamento futuro.

Saiba qual a importância de sua utilização

Toda atividade econômica gera dados que podem apontar caminhos para o sucesso, ou esclarecer as razões dos insucessos de qualquer empreendimento. Entretanto, muitas empresas não possuem controle de qualidade, e mesmo contando com um grande volume de informações, possuem dados duplicados, inexatos, corrompidos ou mesmo insuficientes para qualquer tomada de decisão.

Nesse sentido, é essencial que primeiro sejam levantados os questionamentos mais relevantes para o negócio — que realmente representam um impacto positivo — para que o conjunto de dados obtidos seja o ideal para uma análise eficiente.

Consequentemente, o profissional especialista em Data Science sempre terá que analisar a qualidade dos dados a serem processados e, só então, conseguirá obter informações relevantes e de qualidade, que fundamentem as melhores soluções.

Portanto, a importância de utilizar essa ciência de dados já começa a aparecer quando a empresa, para utilizar essa tecnologia, precisa avaliar melhor seus processos e fazer questionamentos objetivos para, a partir de então, obter o melhor conjunto de informações.

Conheça os principais benefícios do Data Science

Agora que você compreendeu melhor o que é Data Science, como ele funciona e também o quanto é necessário otimizar os procedimentos organizacionais para sua utilização, é interessante conhecer os melhoramentos e conveniências que essa ciência de dados traz para todos os setores da empresa.

Na sequência, listamos alguns dos benefícios de sua utilização, como a redução de custos de processos, o melhor entendimento do negócio e o aumento da produtividade. Confira os detalhes abaixo!

Redução de custos

Se, por meio da utilização de Data Science é possível compreender melhor os diversos processos executados pela empresa, identificar os possíveis gargalos, falhas e necessidades, assim como quais são as possíveis otimizações, fica fácil saber também o quanto ele implica em redução de custos e obtenção de resultados melhores e mais eficientes, certo?

Visualização de oportunidades

Também é interessante destacar que, além de reduzir custos e trazer melhores resultados, a ciência de dados também permite que os gestores compreendam, identifiquem e visualizem novas oportunidades de negócios para a empresa, como as datas onde a produção de um determinado item deve ser aumentada ou quando é possível reduzir estoques, sem que as vendas sejam prejudicadas.

Ampliação do entendimento

A ciência de dados também permite que você encontre respostas para questionamentos importantes para o desenvolvimento do negócio, como os melhores momentos para realizar uma promoção, a faixa de preço ideal de determinado produto ou serviço ou mesmo se é mais interessante adotar uma política de descontos ou baixar os preços de um produto. Portanto, essa tecnologia permite um entendimento global sobre a empresa.

Aumento da produtividade

Por último, é interessante destacar que a ciência de dados também oferece a possibilidade de aumentar a produtividade. Como ela permite identificar os riscos do negócio, as tendências de mercado, além de visualizar novas oportunidades dentro e fora da empresa, é possível desenvolver estratégias mais eficientes, reduzir processos que não tragam resultados e adotar políticas mais inteligentes para o dia a dia da organização.

Compreenda como o Data Science pode contribuir efetivamente

Como a ciência de dados oferece uma visão pormenorizada e clara do negócio, de suas necessidades e particularidades, ela é uma excelente ferramenta para a gestão estratégica, especialmente para aqueles gestores que precisam embasar muito bem suas decisões, compreendendo seu impacto de curto, médio e longo prazos.

Além disso, por meio do Data Science é possível compreender os pontos da empresa em que é necessário dedicar mais recursos ou adotar estratégias diferentes, seja para adequar processos, seja para aumentar o desempenho das equipes ou setores.

Além disso, essa estratégia de utilização de dados também oferece aos decisores informações importantes para a tomada de decisões, especialmente no que tange ao planejamento estratégico do negócio, sendo importante também por aumentar a produtividade e reduzir custos.

Como é possível concluir, adotar estratégias de Data Science na empresa pode ser um excelente investimento pois essa ferramenta potencializa a inteligência do negócio, de forma abrangente, integral. Com isso fica viável oferecer o diferencial competitivo que sua empresa precisa para se destacar no mercado.

Então, o que você achou de saber o que é Data Science, de entender para o que serve a ciência de dados — popular mundialmente, de compreender sua importância em todos os processos organizacionais de funcionamento do negócio, além de suas inúmeras vantagens? Se gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares