O que é Cortana Analytics e como utilizar

6 minutos para ler

Em tempos de transformação digital, a presença da tecnologia na resolução de problemas, gestão de projetos de TI e automação de tarefas é cada vez mais comum nas empresas. Dito isso, o Cortana Analytics tem se mostrado muito útil devido aos seus recursos que abrangem as mais diversas necessidades cotidianas do ambiente corporativo.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é o Cortana Analytics, quais são as suas funcionalidades e como ele pode ser aplicado no dia a dia da empresa, entre outras informações ao seu respeito. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

 

O que é o Cortana Analytics?

De forma simplificada, o Cortana Analytics Suite é um conjunto de ferramentas de análise de dados avançada e Big Data da Microsoft, baseado em Cloud Computing. Seu pacote abrange uma grande variedade de serviços indispensáveis para o desenvolvimento de aplicativos analíticos, como:

  • armazenamento de dados;
  • gerenciamento de dados;
  • visualização e interpretação de dados;
  • estruturas de solução.

Entre as possibilidades que o Cortana Analytics oferece, podemos citar a incorporação de serviços, como ML Studio, HDInsights Hadoop e Data Factory.

É provável que você já tenha familiaridade com o Cortana Analytics, visto que o conjunto de soluções não é uma novidade. Seu antigo nome era Microsoft Cortana Intelligence Suite, cuja finalidade sempre foi permitir que as empresas pudessem processar dados de diversas fontes, transformando-os em informações úteis para o negócio, além de facilitar a visualização e aplicação de diversas técnicas analíticas avançadas, incluindo o Machine Learning.

O Cortana Analytics oferece diversas possibilidades aos seus usuários, como a extração de percepções acionáveis dos dados coletados, que contribuem para que a empresa tome melhores decisões. Além disso, a ferramenta garante a segurança e disponibilidade, pois seus serviços são hospedados na Azure — plataforma de Nuvem da Microsoft.

 

Quais são as vantagens do Cortana Analytics?

Há diversos motivos pelos quais o Cortana Analytics é uma ferramenta essencial para que as empresas que atuam no segmento de TI possam se diferenciar dos concorrentes. Entre suas vantagens, podemos citar:

  • serviços de inteligência avançados — a Inteligência Artificial da Cortana inclui Cognitive Services, Bot, Framework e outros conceitos tecnológicos;
  • diversas soluções pré-configuradas em torno de Churn Rate, previsão, recomendações e muitos outros indicadores de satisfação;
  • modelos específicos do setor de TI para o desenvolvimento de soluções próprias;
  • ampla diversidade de formatos de fontes de dados locais, fundamentados em Cloud Computing e Big Data.

Além disso, ainda há o fato de o Cortana Analytics ser um serviço em Nuvem totalmente seguro, flexível, escalonável e que segue o modelo de pagamento em conformidade com o uso pela empresa. Ou seja, a organização só paga pelo que realmente utilizar.

 

Como é a arquitetura do Cortana Analytics?

Agora que você já conhece o conceito de funcionamento do Cortana Analytics, mostraremos algumas de suas principais funções. Veja, a seguir, os principais complementos que integram a sua arquitetura e como podem ser usados na empresa!

 

Big Data Stores

Por meio do Azure SQL Data Warehouse, é possível armazenar e gerenciar dados, visto que a plataforma se dimensiona elasticamente com o processo paralelo maciço.

Na prática, é possível, por exemplo, implementar um repositório de hiperescala, sem limites de tamanho de arquivo para dados não estruturados. O Azure Data Lake Store permite a obtenção de uma taxa de transferência massiva e um eficiente desempenho analítico.

 

Data Lake Store

Resumidamente, essa função consiste em uma oferta de Cloud para armazenamento de dados — estruturados ou não. Uma de suas principais vantagens está no fato de que não oferece restrições quanto ao tamanho dos dados.

Suas principais finalidades são:

  • oferecimento de otimizações para análise;
  • apresentação de suporte e aplicativos Hadoop;
  • armazenamento de Big Data.

A tecnologia é escalonável, segura e compatível com HDFS. Além disso, oferece suporte diante de cenários de baixa latência e permite que os arquivos tenham o tamanho PetaByte.

 

SQL Data Warehouse

Otimizado para DWaaS, o SQL Data Warehouse do Cortana Analytics oferece ótimo desempenho para cargas de trabalho distribuídas em grande escala.

Sua funcionalidade principal é fornecer o DW em uma solução PaaS baseada em Nuvem, com escalonamento sob demanda ou agendamento e poder de processamento paralelo. A ferramenta é desenvolvida no SQL Server e oferece suportes — relacionais ou não.

 

Machine Leaning

O Azure Machine Learning pode ser usado para publicar modelos preditivos. Já, o Azure HDInsight é uma ferramenta indispensável para analisar dados em ambientes Spark para Hadoop e Storm, permitindo a integração do código de Python ou de R e a análise de dados de qualquer tipo ou tamanho.

Além do mais, o Microsoft Power BI pode ser usado para criar visualizações intuitivas e dar vida à análise de dados.

 

Data Lake Analytics

Trata-se do serviço de análise de Cloud sob demanda, no qual é possível realizar a transformação paralela de dados e utilizar programas de processamento usando Python, -SQL, R e .NET em PetaBytes de dados.

Seu principal objetivo é processar dados de qualquer tipo ou tamanho, não importando a estrutura, sem que o programador precise se preocupar com clusters, servidores ou VMS.

A capacidade de processamento da ferramenta poder ser facilmente ajustada, de modo que o foco seja o trabalho, em vez da infraestrutura. Vale mencionar, ainda, que o Data Lake Analytics é otimizado para funcionar com Data Lake Store.

 

Framework de Bots

Outra funcionalidade importante que integra o Cortana Analytics é o Bot Framework, uma ferramenta que permite a interação entre operadores humanos com sistemas de computador de forma mais humanizada.

Sua finalidade é construir e conectar Bots de atendimento mais inteligentes para interagirem com os usuários finais, independentemente de qual seja a plataforma que utilizem. Entre as plataformas suportadas, estão Facebook Messenger, Skype, Slack, SMS, sites e aplicativos personalizados.

Como você pôde conferir, o Cortana Analytics é um pacote completo de ferramentas e aplicações em Nuvem, desenvolvidas para atender desde as necessidades básicas do cotidiano corporativo e da gestão de projetos, até o desenvolvimento de aplicações inovadoras na Cloud Computing.

Quer saber mais sobre como usufruir dos benefícios oferecidos pelo pacote de recursos do Cortana Analytics? Então, entre em contato com a equipe da Smart Consulting para saber como sua empresa pode ser ajudada!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário