Novo Campo Cliente do Dynamics CRM 2016 Update 1

2 minutos para ler

Pode parecer algo banal, mas esta nova possibilidade de customização facilitará muito a customização do Dynamics CRM.

O campo cliente é um tipo especial de campo lookup que permite a seleção de um conta ou contato.

Este campo só estava disponível em algumas entidades nativas e não era possível criar novos campos deste tipo. Desta forma, em alguns cenários, era necessário escolher se os vínculos seriam realizados apenas com contas ou contatos, ou realizar várias customizações mais avançadas para permitir selecionar contas ou contatos em outros registros do CRM.

Adicionar um campo do tipo cliente é bastante simples e análogo a adicionar outros campos no Dynamics CRM:

  1. Acesse o CRM e vá até Configurações > Soluções e selecione a solução que você deseja editar ou personalize a solução padrão acessando: Configurações > Personalizações > Personalizar o Sistema.
  2. Selecione a entidade desejada, abra seu menu de navegação e clique em Campos:Adicionar-Campo-Cliente-0
  3. Clique em novo e selecione o tipo de campo [Cliente]:Adicionar-Campo-Cliente-1
  4. Termine de cadastrar as informações necessárias para criar o campo. Perceba que o Dynamics CRM irá criar dois relacionamentos para a entidade em questão, um para Conta e outro para Contato.Adicionar-Campo-Cliente-2
  5. Adicione o campo ao formulário principal da entidade:Adicionar-Campo-Cliente-3
  6. Publique as customizações.
  7. Teste o campo criado, cadastrando um novo registro. Perceba que ao buscar um cliente, o CRM exibirá informações tanto de Contas como de Contatos:

Adicionar-Campo-Cliente-4
Boa sorte em suas customizações!

Share and Enjoy !
Posts relacionados