Microsoft Dataverse: entenda e saiba como usar

6 minutos para ler

Muito tem se falado sobre ambientes digitais integrados na cloud. Não é por coincidência que as principais corporações do setor de tecnologia da informação têm seus próprios universos de dados. O Microsoft Dataverse, neste sentido, é um dos mais relevantes serviços de suporte para armazenamento de dados, integração, gestão e desenvolvimento de aplicativos.

Entre suas inúmeras vantagens, estão o seu altíssimo nível de segurança, o acesso às aplicações do Dynamics 365 e a facilidade de gerenciamento. Ou seja, é um ambiente inovador e propício à inovação dos processos, projetos e demais tarefas operacionais das empresas que envolvam dados.

Para que você entenda melhor o que é o Microsoft Dataverse, como ele funciona e quais benefícios, preparamos este material. Continue a leitura do artigo para saber sobre o assunto!

 

O que é a Microsoft Dataverse?

É um dos mais importantes serviços de suporte de dados da Microsoft. Ele permite que os usuários armazenem suas informações de forma escalonável e dinâmico em um ambiente altamente seguro. O Microsoft Dataverse oferece também a possibilidade das pessoas consideraram os dados como um serviço sob demanda, visando atender às constantes necessidades de mudança impulsionadas, entre outros fatores, pela transformação digital.

 

Como o Microsoft Dataverse pode ser usado?

Todos os dados armazenados dentro do Microsoft Dataverse são organizados em um conjunto de tabelas. Cada tabela é integrada por um grupo de linhas — antes, chamado de registros — e colunas — conhecidas como atributos ou campos. As colunas, por sua vez, têm a finalidade de armazenar determinados tipos de dados, por exemplo, nome, gênero, faixa etária, renda mensal, entre outros dados.

O universo de dados do Dataverse abrange um conjunto de base de tabelas padronizadas que são responsáveis por cobrir panoramas típicos. No entanto, o usuário também pode desenvolver tabelas personalizadas de acordo com as demandas e necessidades específicas de seu negócio, preenchendo-as com dados por meio do Power Query. Já, os desenvolvedores, têm a autonomia para utilizar o Power Apps para desenvolverem apps avançados que utilizam tais dados.

 

Quais os benefícios de usar Microsoft Dataverse?

Agora que você já entende o que é o Microsoft Dataverse e quais suas principais utilidades, mostraremos os principais motivos pelos quais vale a pena investir nessa ferramenta.

 

Recursos de desenvolvedor

Além das funcionalidades disponibilizadas no portal do Power Apps, uma das grandes vantagens do Microsoft Dataverse está no fato de que ele oferece recursos para que desenvolvedores acessem os dados e metadados de maneira pragmática, podendo criar tabelas e Intelligence Business. Além disso, eles podem interagir com os dados de maneira dinâmica.

 

Segurança

Tanto os dados quanto os metadados são armazenados no ambiente de cloud, o que facilita bastante o seu acesso. Já, as tabelas, podem ser usadas dentro do padrão do Dataverse, ou seja, uma alternativa altamente segura em baseada em nuvem para proteger as informações. Ou, se o desenvolvedor preferir, customizadas de acordo com as políticas próprias de segurança da empresa.

 

Lógica e validação

Os desenvolvedores podem definir regras de negócios, fluxos de processos empresariais e colunas calculadas para garantir impulsionar os processos corporativos sem abrir mão da qualidade dos dados.

O usuário decide qual mecanismo de validação utilizará, por exemplo, a seleção da próxima etapa do processo com base nos dados, o uso correto para um endereço de email, a ativação de um botão assim que todos os campos de dados obrigatórios forem preenchidos em um formulário de fechamento de oportunidade, e assim por diante.

Toda a lógica é processado pelo dispositivo em que o app será executado. Quanto mais complexa, maior deverá ser a capacidade de processamento do aparelho. Por isso, para manter a performance do aplicativo, é recomendado que o desenvolvedor preze por mecanismos simples e evite fórmulas complexas com muitos conjuntos de linhas, evite também processar diversos registro ao mesmo tempo (como a função ForAll).

 

Fluxos de processo empresarial

É um recurso que serve como guia para garantir que os usuários insiram dados apenas de forma consistente, seguindo as mesmas etapas todas as vezes, o que é bastante vantajoso se considerarmos que, atualmente, os fluxos de processos corporativos costumam oferece suporte somente a apps direcionados por modelo.

 

Acesse seus dados do Dynamics 365

Por fazer parte de um ambiente integrado à nuvem da Microsoft, o Dataverse permite que os dados de aplicativos do Dynamics 365 também sejam acessados, estendendo-se aos aplicativos desenvolvidos pelo Power Apps, o que facilita bastante o trabalho de desenvolvedores.

Todas os demais integrantes do pacote Dynamics 365 (Customer Service, Talent e Sales) também armazenam e protegem os dados utilizados por meio do Microsoft Dataverse. Esse recurso dispensa a necessidade de integração, visto que os dados principais dados corporativos em uso já fazem parte de um único ambiente virtual integrado, seguro e escalável.

 

Interação com tabelas

O desenvolvedor pode utilizar as tabelas padrão, as personalizadas ou, ainda, as duas ao mesmo tempo, já que o Microsoft Dataverse dá autonomia aos usuários. Os aplicativos podem ser criados em conformidade com as melhores práticas, para capturar cenários diversos dentro e fora de uma empresa.

 

Integração de dados no Dataverse

Como você deve saber, o desenvolvimento de um aplicativo, de uma maneira geral, envolve dados de fontes diversas. Apesar de que, às vezes, isso possa ser realizado no nível do aplicativo, visto que também existem casos em que a integração de dados — em um armazenamento comum — garante muito mais facilidade na experiência de criação de um app, além do fato de que será preciso somente um conjunto de lógica para manter e operar sobre os dados.

É possível, ainda, agendar a integração com outros sistemas. Os dados são mantidos seguramente em outro app, podendo ser sincronizados regularmente com o Microsoft Dataverse, de modo que os usuários podem aproveitar os dados de outras funcionalidades do Power Apps.

Como você pôde ver, o Microsoft Dataverse é um ambiente digital integrado com diversas aplicações, soluções e ferramentas da Microsoft. Além de armazenar, gerenciar e disponibilizar dados e informações de maneira muito mais segura, ele fomenta a produtividade de desenvolvedores, especialmente aqueles que utilizam os recursos do Dynamics 365 para criarem aplicativos.

Deseja receber mais dicas, conteúdos informativos e novidades postadas em nossos canais de comunicação? Então, assine agora a nossa newsletter para acompanhar todos os posts da Smart Consulting diretamente em seu e-mail!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário