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Marketing digital: guia completo que sua empresa precisa

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Com o avanço da tecnologia, fica nítido o quanto as empresas precisam se adaptar à nova realidade do mercado para que se mantenham competitivas. Diversos setores vêm passando por adaptações e inovações, de forma a utilizarem ferramentas tecnológicas e metodologias inovadoras para o alcance de seus objetivos.

Diante desse cenário, o comportamento dos consumidores também se transformou, portanto uma das áreas que precisou se adaptar foi o marketing. É aí que surge o marketing digital, uma estratégia baseada na internet para a atração de consumidores, novos negócios e comunicação com clientes.

Quer saber tudo o que você precisa para colocar o marketing digital em prática na sua empresa? Então, continue a leitura e descubra!

O que é e para que serve o marketing digital, afinal?

O marketing digital é o nome dado a um conjunto de estratégias utilizadas para promover sua empresa, um produto ou serviço utilizando plataformas e ferramentas digitais. Ele reúne todos os planos de ação e atividades de marketing realizadas no ambiente online.

Portanto, sabe o e-mail que você envia para se comunicar com seus leads? Trata-se de uma estratégia de marketing digital. Os conteúdos publicados nas redes sociais, seu site, o chatbot e outras ferramentas online também fazem parte do marketing digital da sua empresa.

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, o objetivo é melhorar a divulgação da empresa, de seus produtos e serviços, assim como a atração de novos clientes.

Porém, o marketing digital ainda pode servir para outras finalidades, como:

  • melhorar o posicionamento da sua empresa perante o mercado;
  • auxiliar a marca a ganhar reconhecimento como referência na área;
  • potencializar os índices de fidelização dos clientes.

Vale ressaltar que, nos dias atuais, é muito difícil que uma empresa sobreviva sem utilizar estratégias de marketing digital. Isso porque o comportamento dos clientes mudou ao longo dos anos e é nos meios online que eles buscam pelas soluções que vão consumir.

Dessa forma, quando uma organização está fora do ambiente online, corre o risco de não ser encontrada pelos clientes. Com isso, a chance de que não sobreviva aumenta.

Quais são os benefícios do marketing digital pra a empresa?

Investir em estratégias de marketing digital pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Descubra a seguir quais são os principais deles.

Alcance de um maior número de pessoas

Quando se fala em estratégias online, um dos maiores benefícios oferecidos é o grande alcance dos conteúdos e da marca da empresa. Afinal, nesse meio inexistem limites físicos ou geográficos para a divulgação da sua marca, não é mesmo?

É exatamente isso que acontece com o marketing digital: se você utiliza esse tipo de ferramenta, aumenta seu leque de oportunidades para alcançar possíveis clientes. Dessa forma, consegue atingir mais pessoas, potencializando a divulgação da sua marca.

Possibilidade de manutenção da relação com o cliente

O marketing digital também permite que você crie uma relação de médio e até longo prazo com o público. Isso significa que, em vez de atingi-lo apenas em momentos pontuais (como acontece com as estratégias off-line), é possível continuar interagindo com a mesma pessoa por um período maior de tempo.

Também é viável que cheguem até você, respondendo seus e-mails, comentando em conteúdos do blog ou interagindo com postagens das redes sociais. Ou seja: você efetivamente estabelece uma relação de mão dupla com os potenciais clientes.

Análise de dados com qualidade

Quando se fala em gestão de negócios na atualidade, você já sabe a importância da coleta e análise de dados, não é mesmo? Inclusive, esse é um dos princípios do Business Intelligence (BI). Mas de onde vêm os dados? Como coletar e analisar tais informações?

É aí que o marketing digital entra como um grande aliado. Já que se trata de algo feito por meios online, utilizando ferramentas tecnológicas como plataformas e softwares, é possível obter uma série de informações a partir dessas ações e alimentar seu bigdata.

Ou seja: você não só interage com o público, mas também coleta dados sobre a eficiência dessa interação. Até mesmo o perfil das pessoas que acessam as informações publicadas por sua empresa pode ser obtido.

Portanto, a coleta e a análise de dados se tornam mais eficientes. Isso permite que você utilize as informações como insumos para diagnosticar problemas, melhorar suas práticas e tomar decisões.

Segmentação do público

Outra grande vantagem que o marketing digital oferece para sua empresa é a possibilidade de segmentar o público. Assim, é possível identificar o grupo que deve ser atingido e, dessa forma, criar estratégias específicas para entrar em contato com tais pessoas.

A segmentação do público é extremamente vantajosa para o seu negócio, pois as ações são direcionadas a quem realmente importa: os potenciais consumidores dos seus produtos e serviços. Como resultado, você economiza recursos tanto materiais quanto humanos, uma vez que não precisa criar estratégias para os outros grupos, que não trarão retorno à empresa.

Como fazer o marketing digital?

Diante de tantos benefícios, é importante que você saiba como colocar essa estratégia em prática para usufruir de todos eles. Descubra agora as nossas dicas de ouro para um marketing digital com qualidade!

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Saiba quem é o seu público

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital é ter muita clareza sobre quem são seus clientes. Afinal, o perfil do consumidor deve embasar todas as decisões que você vai tomar em relação às ações de marketing, como os canais de comunicação que serão utilizados, a linguagem adotada, o tipo de conteúdo criado, entre outras.

Para tanto, mapeie os clientes e crie um perfil do seu público. Você pode inclusive tentar identificar elementos mais específicos sobre essas pessoas, que vão além do padrão gênero, renda e idade.

Tente entender quais são os problemas dos clientes, que ferramentas eles usam para pesquisar por informações e se comunicar, o que eles gostam de fazer no tempo livre e outros dados nesse sentido.

Tenha clareza do seu objetivo

Para implementar o marketing digital com qualidade dentro da sua empresa, também é importante que você tenha clareza em relação aos seus objetivos. Portanto, antes de começar a planejar o processo, saiba muito bem quem quer atingir, quais resultados são esperadas e qual é seu principal objetivo.

Essa etapa é essencial, uma vez que o marketing digital é um processo contínuo e que ocorre a longo prazo na empresa. Dessa forma, manter os objetivos claros evita que você se perca ao longo da jornada e ainda auxilia nas tomadas de decisões em relação às estratégias a serem adotadas.

É importante lembrar que seus objetivos relacionados ao marketing digital precisam estar intimamente conectados com o planejamento estratégico da empresa como um todo.

Crie um planejamento eficiente

Assim como em qualquer outro processo dentro da empresa, o planejamento é essencial quando se fala na implementação do marketing digital. Portanto, é imprescindível que você estabeleça todas as etapas a serem implementadas, incluindo:

  • quem são os responsáveis por cada uma delas;
  • qual é a periodicidade de realização das ações;
  • que resultados são esperados.

Para entender melhor o nível de planejamento que esse processo exige, imagine que uma das estratégias que você vai implementar é a postagem de conteúdos em suas redes sociais. Nesse caso, é importante delimitar o tipo de material, o tema e a periodicidade de postagem.

Além disso, o responsável pela criação, divulgação e acompanhamento dos resultados dessa ação deve ser definido, assim como os números esperados (a exemplo da quantidade de visualizações ou compartilhamentos).

Utilize ferramentas tecnológicas

A tecnologia é uma das maiores aliadas do marketing digital, afinal a estratégia é toda baseada nas plataformas, nas ferramentas e nos softwares a serem adotados. Portanto, use esses recursos a seu favor.

Busque por softwares capazes de automatizar suas ações e coletar dados sobre a eficácia de cada uma. Investir em um CRM pode ser uma ótima estratégia nesse sentido, já que a ferramenta permite integrar todas as ações de comunicação e relacionamento com o cliente em um só lugar.

Mensure os resultados periodicamente

Por fim, é importante que você tenha clareza das consequências das ações de marketing digital na sua empresa. Isso é possível por meio da mensuração dos resultados, feita a partir do uso de indicadores e metas.

Portanto, crie indicadores para cada uma das iniciativas e mensure-as periodicamente. Caso perceba que alguma delas não está gerando os resultados esperados, modifique o planejamento de acordo com o problema encontrado. Com isso, você ainda possibilita a melhoria contínua das estratégias de marketing da sua empresa!

Quais são as melhores estratégias de marketing digital?

Quer saber um pouco mais sobre as estratégias utilizadas no marketing digital? Então, veja nos tópicos abaixo quais são as melhores estratégias e boas práticas para garantir a qualidade em todo o processo!

Inbound marketing

O inbound marketing, ou marketing de atração, busca atrair e conquistar clientes utilizando conteúdos relevantes para ele. Ao invés de interromper o cliente, como no marketing tradicional e chamar sua atenção, é o cliente que busca a informação (normalmente utilizando o Google), na hora que ele precisar. O inbound marketing se baseia no marketing de contéudo, SEO (Search Engine Optimization) e interação com redes sociais.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma parte do inbound marketing e se refere à estratégia de publicar conteúdos relevantes para o seu público. Isso ocorre por meio de blogs, site da empresa, redes sociais e ferramentas de comunicação, como aplicativos de mensagem ou e-mail.

E-mail marketing

O e-mail marketing consiste em enviar mensagens para os clientes e potenciais consumidores. Mas é importante lembrar que o contato da pessoa deve ter sido fornecido por ela e ela deve consentir receber emails, em um processo denominado captação de leads. Além disso, os e-mails podem ter diversas funcionalidades, que vão além de apenas oferecer seu produto ou serviço, envolvendo também a comunicação e o marketing de conteúdo.

Customer Service

Os clientes podem precisar do suporte de um colaborador da sua empresa. Esse tipo de atendimento recebe o nome de customer service e tem o objetivo de aumentar os níveis de satisfação dos clientes (seja antes ou após a venda) por meio da entrega de bons serviços.

Quais métricas de marketing digital devem ser acompanhadas?

Como você já sabe, é essencial mensurar os resultados das estratégias de marketing digital adotadas. Isso é feito por meio de métricas acopladas às metas definidas para cada uma das ações a serem implementadas. Entenda quais são as principais métricas que você deve acompanhar na sua empresa:

  • número de pessoas que acessam sua página;
  • quantidade de cliques de cada visitante dentro da sua página;
  • tempo de permanência de cada visitante;
  • taxa de rejeição, ou seja, o número de pessoas que só acessam sua página uma única vez;
  • abertura de e-mail marketing;
  • taxa de conversão de leads em vendas;
  • custo de cada lead;
  • custo de aquisição do cliente;
  • retorno sobre o investimento.

Quais são as consequências de não investir em marketing digital?

O mundo está cada vez mais conectado, o que faz com que seus clientes estejam muito presentes nos meios online. Dessa forma, quem não investe em marketing digital corre o risco de desaparecer, e ficar para trás na corrida pela aquisição de clientes. Como resultado, há o risco de perder uma série de vendas.

Como é possível perceber, o marketing digital é uma estratégia muito importante para qualquer empresa — e a sua não pode ficar de fora. Com este artigo, você entendeu o que significa o conceito, quais são os benefícios gerados para a empresa, como colocá-lo em prática e até mesmo as melhores estratégias que podem ser implementadas. Portanto, comece agora mesmo a investir em marketing digital no seu negócio e aproveite todas as vantagens que a estratégia oferece!

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