Por que a integração de dados é importante para os gestores?

6 minutos para ler

Vivemos na era da transformação digital e, em tempos modernos, não há como as empresas ignorarem o fato de que a presença da tecnologia na realização dos processos operacionais cotidianos não é mais considerado um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade. Dito isso, a integração de dados se mostra como uma ferramenta indispensável.

Portanto, preparamos este breve conteúdo para que você entenda o que é integração de dados, como funciona e qual a sua importância para os gestores. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

 

O que é a integração de dados?

Como consta no próprio termo, trata-se do ato de reunir os dados corporativos, isto é, informações da empresa, em um único ambiente digital, de modo que elas possam ser armazenadas, gerenciadas e analisadas com muito mais agilidade, produtividade e transparência.

A integração de dados funciona por meio de sistemas tecnológicos capazes de integrar as informações de diferentes departamentos e dispositivos da empresa (plataformas inteligentes e conectadas à Nuvem), unificando os processos da organização.

 

Como a integração de dados funciona na prática?

Não há uma metodologia exata para que a integração de dados seja implementada na prática em uma empresa, mas, de uma maneira geral, o processo funciona a partir da presença de sistemas de gerenciamento de uso cotidiano, como um ERP.

Muitas organizações contam com diferentes sistemas, sendo cada um destinado a um departamento específico do negócio. Por exemplo, um programa para lidar com os assuntos contábeis, como a gestão tributária, outro para os aspectos pertinentes aos Recursos Humanos, outro para o atendimento ao cliente e assim por diante.

No caso da integração de dados por meio de uma ferramenta moderna, todas as informações da empresa são integradas em um único ambiente digital, ficando disponíveis de forma muito mais didática, intuitiva e eficiente, o que facilita bastante a visualização pelos gestores e, por consequência, gera impactos positivos na tomada de decisões.

Basicamente, todos os dados de cada departamento que compõe o negócio são integrados por meio de uma plataforma inteligente e conectada à Cloud Computing, ou seja, o negócio usufrui de agilidade, segurança e inovação.

 

Qual a importância da integração de dados para os gestores?

A integração de dados é considerada indispensável para qualquer empresa com perspectiva de inovação e que reconheça que o processo de transformação digital já é uma realidade presente na sociedade e no mercado. Veja a seguir os principais motivos pelos quais ela é tão importante para os negócios:

 

Redução de erros

O fato de as informações de clientes, fornecedores, produtos e até mesmo de procedimentos internos da empresa ficarem à disposição da equipe proporciona uma visão mais ampla e estratégica do negócio, reduzindo de forma exponencial o índice de falhas humanas e equívocos cometidos tanto pelos profissionais da equipe quanto pelos próprios gestores.

 

Otimização dos processos

Uma organização que conta com um sistema capaz de fazer a integração de dados garante a melhoria dos processos operacionais, visto que as informações são compartilhadas entre diferentes departamentos, gerando uma infinidade de benefícios aos gestores e aos membros da equipe devidamente autorizados.

 

Melhora a produtividade

Não é preciso ser especialista para saber que uma empresa que usufrui dos benefícios da integração de dados, entre outras vantagens, conta com um grande aumento na agilidade da realização dos processos, ou seja, o negócio se torna muito mais produtivo.

Como já foi mencionado, o cotidiano dos gestores se torna muito mais ágil quando os dados ficam presentes em uma Dashboard intuitiva. Ou seja, todo o tipo de informação importante sobre a execução dos processos operacionais fica disponível para os tomadores de decisões estratégicas da empresa, contribuindo com o aumento da produtividade.

 

Redução de custos

Uma vez que a integração de dados gera menos custos do que o mantimento de diversos sistemas tecnológicos funcionando ao mesmo tempo, há uma significativa redução de custos com tecnologia na empresa.

Além disso, sabemos que, no universo corporativo, tempo é sinônimo de dinheiro, assim como erros significam desperdício e prejuízos. O que nos remete ao fato de que a integração de dados contribui bastante com a redução dos custos do negócio, o que consequentemente impacta na lucratividade da empresa.

 

Vantagem competitiva

Embora estejamos em meio a um forte processo de avanço tecnológico na sociedade, impulsionado pela transformação digital, o fato é que ainda existem organizações que têm dificuldades para fortalecer a presença de ferramentas inovadoras na execução de seus processos e na análise de suas informações.

Em contrapartida, as empresas que atuam na linha de frente do mercado têm como diferencial competitivo o uso de tecnologia na realização dos processos operacionais. Isso significa que uma das vantagens da integração de dados é justamente trazer esse tipo de vantagem para o seu negócio.

 

Como integrar dados com as soluções Smart Consulting?

A Smart Consulting oferece uma vasta gama de soluções tecnológicas para as mais diversas necessidades das empresas modernas, especialmente quando se tratam de demandas ligadas à transformação digital do negócio.

Entre suas soluções para a integração de dados da empresa, podemos citar o Dynamics 365 como um dos sistemas mais eficientes que você pode encontrar no mercado de tecnologia atual. Basicamente, trata-se de uma plataforma que permite a integração de todos os processos e informações da organização em uma única ferramenta.

Desenvolvida pela Microsoft, a Dynamics 365 une as capacidades de um ERP para otimizar tarefas operacionais, e os recursos de um CRM para engajar clientes. Dessa forma, os gestores têm o que precisam para gerenciar processos de vendas, marketing, finanças, Recursos Humanos, projetos, contabilidade e suprimentos em uma única plataforma inteligente e na Nuvem.

Como você pôde conferir, a integração de dados consiste no processo de unificar informações corporativas importantes dos mais diversos espectros da empresa em um único ambiente, não apenas facilitando o trabalho de armazenamento e análise, como também servindo como uma importante ferramenta para a tomada de decisões do negócio.

Quer saber como a Dynamics 365 pode transformar a gestão e análise de dados da sua empresa? Então, entre em contato com a nossa equipe para saber como as soluções Smart Consulting podem beneficiar seu negócio!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário