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Indicadores de projetos: conheça os principais e saiba como usá-los

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Você utiliza indicadores de desempenho no seu dia a dia? Quando falamos de gestão de projetos, métricas de performance são um elemento fundamental. Com elas, profissionais podem avaliar a qualidade do serviço executado e garantir que nenhum problema fique indetectado.

Mas, para implementar as métricas corretas, é preciso planejamento. A empresa deve entender quais são as mais adequadas para o seu cenário e como cada uma pode auxiliar analistas no seu dia a dia. Para te ajudar com isso, preparamos o post a seguir.

Continue a leitura e veja como as métricas podem ser utilizadas na gestão de projetos!

O que é um indicador de performance?

Os indicadores de performance são métricas utilizadas para avaliar o impacto de estratégias ou a qualidade de um serviço executado. Eles podem mensurar fatores como aderência a prazos, retorno financeiro obtido com investimentos e o nível de produtividade de uma equipe. Juntos, eles ajudam gestores a avaliar a qualidade das suas decisões e o que pode ser otimizado no ambiente de trabalho.

Por que indicadores devem ser utilizados para otimizar a gestão corporativa?

A adoção de indicadores de desempenho durante a execução de projetos é fundamental para avaliar a qualidade do serviço executado, assim como a evolução das rotinas. Por meio deles, os gestores podem verificar gargalos, avaliar se o fluxo corresponde ao que é esperado e se os times estão trabalhando com uma agilidade contínua. Assim, se problemas existirem, as medidas corretivas aplicadas serão mais eficientes e diretas.

Eles ajudam a sumarizar um grande conjunto de informações, facilitando o acompanhamento executivo.

Quais são os melhores indicadores para a gestão de projetos?

Como apontamos, utilizar indicadores de desempenho durante projetos é crucial para o sucesso de cada iniciativa. Veja quais podem te ajudar a seguir!

Desvios de esforço

Saber exatamente se todos os times estão trabalhando dentro do esperado é sempre um desafio. Para que isso seja feito, existe o índice de esforço. Essa métrica identifica se todos os recursos operacionais estão sendo executados conforme o planejado.

Um desvio muito grande em relação às horas ou investimentos que o time de planejamento julgou ser necessário para executar o projeto pode indicar uma capacidade de definir rotinas baixa, mudanças de escopo (solicitações adicionais não previstas), falta de capacitação ou dificuldades não previstas . Isso demandará da equipe mais atenção para validar projetos e os seus prazos. Assim, os times podem ser moldados conforme a demanda real e as chances de atrasos serão muito menores.

Retorno sobre o investimento

Esse indicador geralmente é aplicado após o projeto ser executado. Também chamado de ROI (sigla para Return Over Investiment), essa métrica identifica o impacto financeiro causado por um investimento ou projeto. Assim, o gestor pode validar se a empresa obteve benefícios ou não ao término de todas as etapas.

O cálculo do ROI é feito indicando a diferença entre o valor investido no projeto e os lucros que ele trouxe para a empresa. O percentual entre os dois valores apontará, para o negócio, o tamanho do lucro obtido a partir de fatores diretos e indiretos. Ou seja, o ROI validará se os eventuais ganhos de performance, produtividade e competitividade foram capazes de atrair receitas maiores do que o que foi investido na iniciativa.

Aderência a prazos (IDP)

Prazos são muito importantes para projetos corporativos. Entre os fatores que podem atrapalhar o resultado final, aliás, eles estão entre os principais. Afinal, quanto menor a aderência da equipe, maior será o custo final e o grau de insatisfação do consumidor.

Por isso a empresa deve manter um controle contínuo do nível de aderência aos prazos existentes. Quanto mais em dia com as datas de cada etapa a equipe estiver, menores serão as chances de algo não ser entregue dentro do que foi acordado. Ao mesmo tempo, se gargalos acontecerem, o gestor poderá corrigir cada um rapidamente com investimento em novas tecnologias, automação ou treinamentos.

Satisfação do cliente

Esse é outro tipo de indicador de desempenho que deve ser aplicado para garantir que a empresa sempre terá como replicar boas práticas de projetos. A satisfação do cliente precisa ser mensurada continuamente, evitando que ocorra um mau alinhamento de expectativas. Ou seja, identificar como o cliente está satisfeito ao longo do projeto evita que o resultado final cause danos à imagem da equipe envolvida e à empresa.

Estabeleça um controle contínuo de qualidade, por meio de feedbacks e uma comunicação aberta. Busque entender o que o cliente demanda e se as equipes estão seguindo o caminho certo. Desse modo, você poderá entregar um projeto final robusto e dentro dos padrões esperados.

Um dos indicadores mais utilizados para medir o nível de satisfação dos clientes é o Net Promoter Score (NPS). Ele é calculado com base nas respostas para uma única pergunta:

“Qual a probabilidade (de 0 a 10) de você recomendar nossa empresa / produto / serviço a um amigo ou colega?

Pessoas que respondem 9 ou 10 são classificadas como promotoras (seus clientes mais satisfeitos e advogados de sua marca), 7 ou 8 passivas ou neutras e 0 a 6 detratoras. O NPS é calculado subtraindo o percentual de detratores do percentual de promotores.

IDC – Índice de Desempenho de Custo

O IDC aponta se os custos de execução do projeto estão dentro do que foi previsto no orçamento. Dessa maneira, se o projeto estiver gastando mais do que o esperado, os gestores podem tomar medidas ativas para evitar que os desperdícios continuem. Ou seja, o IPD garante a previsibilidade orçamentária do projeto ao longo de toda a sua execução.

O Índice de Desempenho de Custo se calcula dividindo o valor gasto com o projeto pelo custo que estava previsto no orçamento. Se o resultado da conta der 1, isso apontará que os custos estão dentro do previsto. Já um índice acima de 1 aponta que os times estão gastando excessivamente, enquanto um índice abaixo de 1 é um indicativo de que há economia.

Números não mentem (em geral)

gestão de projetos é uma tarefa complexa. Para garantir que as medidas aplicadas consigam dar certo, o gestor deve utilizar da análise de dados durante o planejamento ou de processos automatizados. Ao mesmo tempo, pode treinar equipes e otimizar a troca de dados.

Investir em indicadores de performance é uma ótima forma de ter uma visão abrangente sobre toda a evolução do projeto. Com alguns passos o gestor poderá acompanhar como as equipes estão executando as suas rotinas e se os profissionais estão atendendo às expectativas. Ao mesmo tempo, poderão corrigir problemas e evitar que más práticas se perpetuem.

Por isso, não deixe de investir em indicadores de projetos adequados à realidade do seu negócio. Também integre ferramentas de gestão ao seu dia a dia. Desse modo, validar as métricas e garantir que o trabalho esteja dentro do esperado será algo muito mais simples.

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