gestão de projetos de inovação

Gestão de projetos de inovação: descubra como ganhar eficiência e assertividade

Sharing is caring!

A inovação é um elemento fundamental para que as empresas possam se destacar no mercado. Ela é responsável por garantir que existam novas ideias, novas práticas, novos produtos e serviços e resultados cada vez melhores, o que demonstra a importância da gestão de projetos de inovação.

Realizar processos de inovação de forma eficiente, com métodos claros e indicadores de desempenho, é importante para que a empresa tenha competitividade e sustentabilidade nos negócios. Além disso, a gestão de inovação é responsável também por transformar o potencial de seus colaboradores em realidade.

Explicamos agora, em detalhes, o conceito de inovação e o que é gestão de projetos de inovação, falamos de algumas empresas conhecidas por sua inovação, tratamos dos benefícios da gestão de inovação e damos algumas dicas para aplicá-la em sua empresa. Veja o conteúdo abaixo e tenha uma ótima leitura!

Entenda o conceito de inovação

Para entender o que é gestão de projetos de inovação e também a importância da inovação para as empresas, é fundamental compreender plenamente o conceito de inovação. Afinal, esse é um conceito que pode parecer bastante abstrato, mas que representa um dos elementos de maior destaque nas empresas modernas.

É possível definir inovação como o processo pelo qual é criado algo novo. Pode ser algo totalmente novo, ou algo novo ou melhoria a partir de alguma coisa que já existe, seja um produto, serviço, modelo de negócios, tecnologia ou mesmo processos, gerando valor a partir da criatividade empregada.

O processo de inovação permite conquistar novos mercados, atuar em segmentos anteriormente inexplorados e até mesmo adotar meios de produção ou de prestação de serviço mais eficientes, aumentando a lucratividade da empresa e sua competitividade.

Além disso, vale dizer que a inovação, quando desenvolvida de forma estratégica e utilizando métodos claros de acompanhamento, é uma excelente ferramenta de mercado. Por isso, nos últimos anos, ela tem se tornado cada vez mais buscada e desejada pelas empresas, que visam se diferenciar dos concorrentes e ganhar espaço para sua atuação.

Inovar é normalmente saltar no desconhecido. É apostar em algo no qual em muitas vezes não há muita certeza do resultado.

Desta forma, um dos grandes desafios na gestão da inovação ou projetos de inovação é dar liberdade suficiente à criatividade e abraçar as mudanças constantes de curso e ao mesmo tempo ter objetivos definidos, medir o esforço realizado, registrar lições aprendidas e mensurar resultados.

Saiba o que é gestão de projetos de inovação

Depois de entender o conceito de inovação, é interessante também compreender melhor o que é gestão de projetos de inovação, no que consiste um projeto de inovação e também como esse tipo de projeto pode representar um diferencial competitivo da empresa. Veja os detalhes abaixo:

Veja o conceito de gestão de projetos de inovação

Quando falamos em gestão de projetos de inovação, estamos falando da adoção de processos claros, com começo, meio e fim, voltados ao desenvolvimento de ideias inovadoras dentro das empresas.

Isso significa que a gestão de inovação consiste em definir os meios, métodos e indicadores para a inovação como ferramenta do desenvolvimento de um negócio. Além do forte apelo social e de mercado, a inovação também representa um forte diferencial competitivo e também permite que o negócio ganhe escala, reduza custos e aumente a produtividade.

Veja o conceito de projetos de inovação

Já os projetos de inovação são aqueles que visam aplicar uma metodologia de gestão nos processos de criação e desenvolvimento de novas ideias. Isso quer dizer que, para que exista um projeto de inovação, é necessário que sejam definidos objetivos, metas, características e indicadores de desempenho.

Além disso, um projeto de inovação deve definir quais serão as etapas, as rotinas, os recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos utilizados e também quais as hipóteses a serem comprovadas ou refutadas ao longo de seu desenvolvimento.

Conheça algumas empresas conhecidas pela inovação

Agora que você entendeu melhor o que é inovação e também no que consiste a gestão de projetos de inovação, é interessante também conhecer algumas marcas que são reconhecidas pelo mercado e pelos consumidores como inovadoras.

Além de aplicar técnicas, conceitos, conhecimentos e estratégias inovadoras, elas também são responsáveis por grandes mudanças em seus segmentos de atuação, justamente por aplicarem estratégias que privilegiam a inovação. Veja algumas das empresas conhecidas por sua inovação!

Unilever

A Unilever é uma das maiores empresas de todo o globo e a maior empresa de bens de consumo do mundo, sendo reconhecida mundialmente por ser uma das mais inovadoras, em grande parte devido à sua adoção de práticas sustentáveis de crescimento e evolução.

A empresa é responsável por produtos muito famosos no Brasil, como Omo, Maizena, Kibon, Dove, Axe e Hellmann’s, dentre outras, tendo um faturamento de mais de 40 bilhões de euros e adotando a gestão de projetos de inovação como estratégia no país desde 2001.

Dentre os destaques inovadores da empresa no país, é possível ressaltar a instalação de pontos de coleta de recicláveis em supermercados da rede Pão de Açúcar, a produção de produtos concentrados, como o amaciante Comfort, e a adoção de políticas sociais e de proteção ao meio ambiente.

Netflix

Uma das empresas pioneiras do streaming de filmes e séries, a Netflix se posiciona no mercado como uma empresa de tecnologia, que utiliza algoritmos de inteligência artificial e aprendizado da máquina para oferecer as melhores sugestões de conteúdo para seus clientes, de acordo com seus hábitos de consumo.

Além disso, a empresa busca inovar seus processos ao oferecer novas ferramentas para o consumo de mídia, como planos personalizados para países com conexão reduzida de internet, como a Índia, além de trabalhar com grandes estúdios e diretores para oferecer produtos exclusivos de mídia, como séries e filmes, seguindo pesquisas e dados obtidos a partir do uso de Big Data.

3M

Muito conhecida no mundo pelos post-its, a 3M é considerada uma das empresas mais inovadoras de todo o mundo, especialmente por fornecer produtos e equipamentos para áreas da ciência, das artes, do empreendedorismo e da educação.

A operação no Brasil é uma das maiores da marca em todo o planeta, com produção dos mais variados tipos de produtos, com foco especial nas áreas de desenvolvimento científico, escritórios e universidades e indústrias variadas, auxiliando nas mais diversas áreas e setores.

IBM

Muito conhecida mundialmente por ser pioneira na computação, tanto empresarial quanto pessoal, a IBM é uma das marcas mais inovadoras do mundo e tem posição consolidada entre as empresas que atuam no setor de tecnologia da informação no Brasil.

Depois de muitos anos investindo na área de computação pessoal (PC), a empresa inovou ao investir esforços na consultoria tecnológica e na prestação de serviços, tendo sua divisão de softwares como carro-chefe de sua evolução comercial.

Uma das características da IBM, e que está direcionada diretamente à gestão de projetos de inovação, é a busca constante por novas estratégias e processos que permitam executar tarefas de forma mais ágil, eficiente e segura, garantindo resultados melhores e economia para as empresas atendidas por ela.

Apple

Reconhecida mundialmente pela presença marcante de seu fundador e CEO Steve Jobs, a Apple também é considerada uma das empresas mais inovadoras do mercado, tendo ditado tendência ao lançar produtos que desafiaram o posicionamento padrão de mercado, como a introdução das telas de toque nos smartphones, com o iPhone, e popularizar os tablets, com o lançamento do iPad.

Além disso, a marca é conhecida por investir em serviços que trazem funcionalidades para seus usuários em tarefas do dia a dia, como serviços de saúde, acompanhamento de exercícios, comandos de voz para automação de tarefas e até mesmo aparelhos, como o Apple Watch, que permitem acionar serviços de emergência automaticamente caso haja mudanças bruscas de pulsação sanguínea, por exemplo.

Saiba alguns benefícios da gestão de projetos de inovação

Agora que você já conheceu algumas das empresas mais inovadoras e que adotam melhor as estratégias de gestão de projetos de inovação em seus negócios, é interessante também conferir alguns dos benefícios trazidos por esse modelo de gestão.

Pontos interessantes como a gestão de projetos de forma mais assertiva, melhor gestão da propriedade intelectual e valorização da marca, aumento da lucratividade e a atração e retenção de talentos são benefícios que estão diretamente ligados à gestão inovadora e possuem impactos direto e indireto nos processos internos e externos da empresa.

Listamos abaixo, de forma detalhada, alguns dos benefícios que sua empresa pode conquistar ao adotar a gestão de projetos de inovação e falamos como eles impactam os resultados. Confira!

Gerenciar projetos de forma assertiva

Quando falamos em gestão de projetos de inovação, estamos tratando da adoção de estratégias, cronogramas e ferramentas que permitam desenvolver produtos e serviços da empresa de forma inteligente, objetiva e com resultados mais atrativos para o negócio.

Por isso, é possível afirmar que ela também traz mais assertividade aos processos da empresa, consolidando sua posição de mercado e atuando de forma a valorizar e fortalecer sua missão, visão e valores, de forma transparente e objetiva.

Com isso, é possível desenvolver novos projetos que estejam melhor alinhados com as expectativas dos clientes, encontrar maneiras mais eficientes de executar serviços ou de oferecer produtos e até mesmo adotar políticas mais alinhadas com as demandas atuais, como a consciência ecológica e a sustentabilidade.

Melhor gestão da propriedade intelectual

A gestão da propriedade intelectual também é executada de forma mais eficiente com a existência dos projetos de inovação, já que por meio deles é possível fortalecer a percepção de marca, aumentar sua presença junto ao público e garantir que os projetos estejam alinhados com as expectativas dos clientes.

Além disso, por meio da gestão de projetos de inovação é possível encontrar estratégias que tragam novos produtos e serviços para o portfólio da empresa ou mesmo inovem na execução daqueles que já existem, reduzindo custos, aumentando a lucratividade e a aceitação do público-alvo.

Agilidade no gerenciamento de projetos

A gestão de projetos de inovação é caracterizada pela adoção de metodologias ágeis e preza pela eficiência e velocidade em sua execução. Isso significa que um de seus principais benefícios é, justamente, a agilidade no gerenciamento de projetos.

Como um dos propósitos da inovação nas empresas é buscar novas maneiras de executar processos e tarefas, é possível afirmar que a empresa como um todo, nos mais variados níveis, é beneficiada pelos projetos de inovação, especialmente por acelerar mudanças.

Valorização da marca

Ser inovadora é uma grande vantagem para o posicionamento de uma marca, já que ela pode se renovar, conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem seus produtos ou serviços. Por isso, a gestão de projetos de inovação também é benéfica por valorizar a marca e sua presença de mercado.

Por meio das estratégias de inovação uma empresa pode mudar sua comunicação e marketing, oferecer novos produtos mais alinhados aos desejos de seu público e até mesmo adotar medidas que garantam mais visibilidade, mas de forma segura e positiva, o que impacta positivamente nos resultados.

Vantagem competitiva

Como dissemos anteriormente, a inovação é uma excelente ferramenta para que a empresa se destaque e ganhe competitividade. Isso pode acontecer tanto de forma direta, com a gestão de projetos de inovação voltada ao mercado, buscando oferecer soluções melhores que os concorrentes, quanto de forma indireta, onde a vantagem competitiva é conquistada em decorrência dos novos produtos ou serviços oferecidos.

Aumento da lucratividade

Também é possível afirmar que a empresa pode conquistar maior lucratividade ao apostar em estratégias de inovação. Por meio de novas técnicas, processos e ferramentas, é possível diminuir os custos da prestação de serviços ou da produção dos produtos oferecidos.

Com isso, ocorre o aumento na lucratividade da empresa, que pode aplicar os recursos obtidos em processos sólidos de inovação, desenvolvendo uma cultura direcionada a esse tipo de pensamento e facilitando seu desenvolvimento.

Atração e retenção de talentos

Por último, é possível afirmar que a gestão de projetos de inovação também faz com que a empresa seja mais atrativa para os colaboradores, servindo tanto como ferramenta de atração quanto de retenção de talentos.

Ao adotar estratégias claras e que privilegiem a inovação, a empresa passa a ser mais atrativa para os profissionais, permitindo atrair novos colaboradores, mas também fazendo com que aqueles que já atuam na empresa se sintam motivados a continuar nela.

Veja algumas dicas para realizar a gestão de projetos de inovação

Agora que você entendeu os benefícios da gestão de projetos de inovação e como eles podem impactar positivamente nos resultados da empresa, é interessante também conhecer algumas dicas que permitem realizar a gestão de inovação de forma eficiente.

Fortalecer a cultura de inovação, demonstrar sua importância, estruturar de forma objetiva o processo de inovação e determinar indicadores de desempenho são elementos importantes para as empresas que desejam se destacar e se manter inovadoras. Veja algumas das nossas dicas abaixo!

Institua uma cultura de inovação e a inclua na estratégia empresarial

Para que a gestão de projetos de inovação faça parte das rotinas da empresa e se consolide como uma prática eficiente e que realmente traz resultados para o negócio, é fundamental instituir uma cultura de inovação e a incluir na estratégia empresarial como um todo.

Isso significa que a empresa deve fortalecer os processos de inovação, adotar políticas e práticas que facilitem o desenvolvimento das ideias e incentivar de forma clara a adoção de projetos que tenham como objetivo inovar uma ou mais áreas da empresa.

Além disso, é importante que a inovação faça parte do planejamento estratégico do negócio. Isso significa que as estratégias de marketing, vendas, produção e desenvolvimento de talentos devem estar relacionadas à inovação e fortalecerem processos adotados pelos colaboradores.

Demonstre a importância da inovação para a empresa

Para que a empresa seja inovadora, não basta criar departamentos de inovação ou listar esse pensamento em sua missão, visão e valores. É fundamental que a empresa demonstre, através de políticas claras e objetivas, a importância da inovação para o negócio.

Isso significa estabelecer processos para o desenvolvimento de políticas de inovação, incentivar o pensamento criativo através de cursos, processos de capacitação e ferramentas, além de oferecer aos colaboradores meios para inovar em suas áreas de atuação.

Estruture o processo de inovação

A gestão de projetos de inovação deve consistir em processos claros e estruturados, visando oferecer aos colaboradores as ferramentas necessárias para sua execução. Isso significa que é importante estruturar quais são os requisitos, estratégias, etapas e processos para que seja possível validar uma ideia de inovação.

Além disso, é importante que esses elementos sejam claros e objetivos, de forma a facilitar a compreensão e incentivar sua aplicação prática. A definição de indicadores de desempenho também é um forte incentivo e deve fazer parte da estruturação do processo de inovação das empresas.

Determine indicadores de desempenho

Por último, é importante que os projetos de inovação possuam indicadores de desempenho. Esses elementos são fundamentais tanto para a avaliação do desenvolvimento de um projeto quanto para compreender quais foram os resultados e como eles impactam a empresa.

Com a definição de indicadores objetivos de desempenho, é possível avaliar quais os projetos que trouxeram melhor resultado, entender suas características e replicar as boas práticas, visando aumentar a lucratividade da empresa e sua presença de mercado.

Entenda o papel do PMBOK nos programas de inovação

Quando falamos em gestão de projetos de inovação, é muito comum que o PMBOK (Project Management Body of Knowledge ou Corpo de Conhecimento da Gestão de Projetos, na sigla em inglês) seja citado como ferramenta importante para seu desenvolvimento estratégico.

Isso se deve ao fato de o PMBOK ter sido desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI) como uma ferramenta que compreende os mais diversos conhecimentos e estratégias na gestão de projetos, visando partilhar e disseminar as melhores práticas, como é o caso da inovação nas empresas.

Isso significa que ele traz algumas estratégias para definir um caminho claro para a adoção de programas de inovação, ainda que não funcione como uma receita pronta. Para que a empresa tenha sucesso em seus projetos de inovação, é necessário aplicar os conhecimentos do PMBOK de acordo com a realidade do negócio, seu segmento e suas características.

Explicamos abaixo o papel do PMBOK nos programas de inovação e falamos como os conhecimentos contidos nele podem auxiliar para que a empresa adote estratégias eficientes para inovar e crescer de forma sustentável. Confira!

Auxilia na definição estratégica de inovação

O primeiro ponto a se destacar é que o PMBOK traz ferramentas e processos que permitem compreender melhor como a inovação pode ser aplicada na empresa e também mapear seus impactos nas rotinas de trabalho.

Com isso, passa a ser possível definir estrategicamente quais as melhores maneiras de adotar políticas de inovação e também como aplicá-las no dia a dia da empresa. Além disso, ele apresenta ideias que permitem inovar, mas sem que a empresa deixe de lado seus valores.

Possibilita a gestão de ideias inovadoras dentro da metodologia de gestão de projetos

O PMBOK é, por excelência, um guia de conhecimentos para a gestão de projetos. Por isso, ao utilizá-lo na gestão de projetos de inovação, é possível aplicar metodologias claras de gestão também aos processos voltados à inovação da empresa.

Com isso, é possível definir objetivos, indicadores, processos e ferramentas para a gestão de inovação, determinando também os caminhos adotados pela empresa para esse fim e quais os meios de avaliação das novas ideias.

Entretanto, é importante notar que não há receita de bolo para gerir projetos de inovação. Cada empresa e projeto possui suas próprias características e a solução ideal será uma combinação de métodos tradicionais e estruturados, com métodos ágeis, que permitam a experimentação, interação, mudanças e feedback constante entre a equipe e clientes.

Estabelece padrões nos processos

Por último, é importante dizer que o PMBOK permite estabelecer padrões e métodos para os processos de inovação que, caso contrário, podem se perder em meio às ideias e novidades. Isso significa que é importante inovar, mas de forma estratégica, organizada e documentada, para que as inovações sejam avaliadas e validadas posteriormente.

Como é possível concluir, a gestão de projetos de inovação e a própria inovação em si são fundamentais para o sucesso das empresas. Com o crescimento do mercado cada vez mais competitivo, e também com as ferramentas tecnológicas disponíveis para todos, a inovação passou a ter ainda mais importância nos resultados.

Além disso, ao estabelecer uma estrutura clara de inovação, com metodologia, planejamento e indicadores, é possível mensurar o impacto no negócio e validar os investimentos, compreendendo também quais as melhores práticas e estratégias.

O PMBOK, grande manual na gestão de projetos, também pode ser aplicado com sucesso na gestão de projetos de inovação, servindo como norte para as estratégias e auxiliando na definição de métodos, indicadores e no próprio dia a dia da empresa.

O que você achou de entender melhor o conceito de inovação e o que é gestão de projetos de inovação, de conhecer algumas empresas famosas por sua inovação, de saber alguns dos benefícios da gestão de inovação e também de nossas dicas para aplicá-la em sua empresa? Se gostou desse conteúdo e quer acompanhar nossos futuros materiais, curta nossa página no Linkedin e siga nosso perfil no Twitter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares