Escolha o plano do Power BI mais adequado para você

Sharing is caring!

Descubra neste post as versões disponíveis, suas principais diferenças e os preços do Power BI.

O Power BI é uma ferramenta fantástica para análise de informações, muito simples de utilizar. Qualquer pessoa pode começar com análises simples. Há diversos tutoriais disponíveis. À medida que as análises fiquem mais complexas ou o volume de dados aumente, o Power BI fornece recursos para profissionais de BI ou Data Science, permitindo criar modelos mais sofisticados e utilizar recursos avançados de modelagem.

Tipos de Licença

Em primeiro lugar, é importante lembrar que você não precisa nenhuma licença para começar a usar o Power BI. É só baixar o Power BI Desktop e utilizar o aplicativo ou o Excel.

Você só vai precisar de uma assinatura, quando desejar utilizar o serviço do Power BI na Nuvem.

O Power BI possui vários componentes e pode ser licenciado de diversas formas:

  • Por usuário:
    • Power BI Free (Gratuito);
    • Power BI Pro (USD 9,99/usuário/mês sem impostos);
  • Por capacidade:
    • Power BI Premium (a partir de USD 4.995 mensais, sem impostos);
    • Power BI Embedded (a partir de USD 735 mensais, sem impostos);
  • Power BI Server local:

Como você percebeu, os preços do Power BI variam bastante e desta forma é preciso saber escolher o plano ideal.

Power BI Grátis

Os principais recursos Power BI gratuito são:

  • Mesmas funcionalidades básicas do Power BI Pro;
  • 1GB para armazenamento de dados por usuário;
  • Limite de envio de 10 mil linhas (registros) por hora por push (por exemplo, um aplicativo local atualiza os dados no serviço do Power BI);
  • Agendamento diário de atualização dos dados.

Observação: estas informações são de 2016, não encontramos informações atuais a respeito da capacidade do Power BI free.

Power BI Pro

O Power BI Pro custa USD 9,99 mensais por usuário (sem impostos) e possui seguintes recursos:

  • Mesmas funcionalidades básicas do Power BI;
  • Tamanho máximo do conjunto de dados individual: 1GB;
  • Maior capacidade de armazenamento: 10GB de dados por usuário;
  • No máximo 8 atualizações automáticas por dia;
  • Recursos adicionais de atualização de dados:
    • Consumo de fontes de dados dinâmicos com interatividade total (por exemplo conectar-se diretamente ao SQL Server Analysis Services);
    • Acessar dados locais utilizando os gateways de conectividade de dados pessoal ou corporativo (por exemplo é possível atualizar os dados do Power BI a partir de um banco de dados local Oracle, SQL Server, etc).
  • Recursos para colaboração:
    • Colaboração e controle de acesso utilizando grupos do Office 365;
    • Criação, publicação e exibição de pacotes de conteúdo organizacional;
    • Acesso a dados com controle de segurança a nível de registro para usuários e grupos (por exemplo, é possível definir filtros de dados para grupos. Por exemplo: Grupo Brasil, visualiza apenas registros de clientes com sede no Brasil, Grupo México, visualiza apenas registros do México ).

Power BI em Diversos Dispositivos

É possível contratar assinaturas específicas do Power BI Pro, ou assinando o Office 365 Enterprise E5, que inclui este serviço.

Power BI Premium

O Power BI Premium custa a partir de USD 4.995 mensais (sem impostos) e permite análises avançadas, suporte a Big Data, Inteligência artificial e geração de relatórios locais e na nuvem.

O preço pode parecer elevado, mas ao se contratar o Power BI Premium, é contratada uma capacidade de processamento na nuvem, equivalente a um servidor. É possível aumentar a capacidade de processamento do Power BI Premium, com consequente aumento do valor da assinatura.

O Power BI Premium acrescenta mais capacidade e recursos adicionais:

  • atualização de dados incremental;
  • publicar e consumir relatórios paginados;
  • Tamanho máximo do conjunto de dados individual: 10 GB;
  • Armazenamento máximo: 100 TB;
  • Atualizações automáticas diárias: até 48;
  • Modelagem de dados da plataforma de IA usando AutoML, Serviços Cognitivos e Azure Machine Learning.

Quando você utiliza o Power BI Premium, os usuários não precisam de licenças individuais (Pro) para consumir dashboards e relatórios. Apenas as pessoas que criam e compartilham informações precisam de uma licença Power BI Pro.

A assinatura de Power BI Premium permite também que você licencie servidores Power BI locais (Power BI Report Server), criando uma estrutura híbrida local e nuvem.

Ou seja, se você possui grandes conjuntos de dados, que precisam ser atualizados com mais frequência e incrementalmente ou uma grande quantidade de usuários que apenas consome informações, o Power BI Premium pode ser a opção ideal.

SQL Server Enterprise Edition

A licença do SQL Server Enterprise Edition permite que você habilite o Power BI Report Server nos servidores licenciados e execute relatórios localmente.

É importante notar que há diferenças entre o serviço local e na nuvem.

Power BI Embedded

Com o Power BI Embedded, você pode incorporar dashboards do Power BI em suas aplicações.

O Power BI Embedded possui preços bem competitivos, iniciando em USD 735 mensais sem impostos (para um servidor A1, não dedicado com 3GB de memória e 1 núcleo virtual).

Temos dois cases, no qual nossos clientes precisavam oferecer análises mais aprimoradas e flexibilidade para seus clientes. Para isto, construímos aplicações com o Power BI Embedded. Os resultados foram tão interessantes, que estas novas ofertas de relatórios transformaram-se em serviços adicionais cobrados dos clientes, em função da inteligência e benefícios obtidos.

Power BI Grátis x Power BI Pro x Power BI Premium

É possível utilizar o Power BI gratuito se o volume de dados a serem analisados e quantidade de usuários for pequeno, permitindo o gerenciamento individual (por exemplo, compartilhando painéis e relatórios do Power BI individualmente).

À medida que o volume e fontes de dados crescer, houver necessidade de atualização agendada mais frequente e mais usuários utilizem o Power BI, o Power BI Pro fornecerá mais capacidade e recursos para gerenciamento.

Se forem necessários recursos mais avançados, mais capacidade ou o volume de usuários justificar, deve-se utilizar o Power BI Premium.

É possível misturar assinaturas gratuitas e pagas numa mesma organização, bem como alterar o tipo de licença entre usuários. Ou seja, é possível iniciar com a versão gratuita e à medida que a empresa amadureça suas análises, contratar o Power BI Pro.

Consulte Power BI (gratuito) em sua organização para verificar como habilitar o Power BI gratuito em uma organização do Office 365 e o Tutorial do Power BI para obter mais informações.

Conclusão

Conforme exposto, o Power BI é uma ferramenta que oferece ao mesmo tempo simplicidade para aplicações mais simples e robustez para cenários complexos.

Seu modelo de licenciamento permite também que se inicie de forma simples, sem custo e adicionar mais recursos e processamento, conforme a necessidade.

Ou seja, é possível começar de forma simples e rápida, tendo certeza de que você não perderá seu investimento, tendo que mudar de plataforma, conforme precise de mais recursos.

Quer saber mais sobre como Business Intelligence pode trazer resultados para você? Entre em contato com nossos especialistas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
shares