Escolha o plano do Power BI mais adequado para você

9 minutos para ler

Como já vimos no artigo “O que é Power BI”, essa é a solução líder no segmento de Business Intelligence há 14 anos, segundo o Quadrante Mágico 2021, do Gartner Group.

Power BI é uma ferramenta fantástica para a análise de informações e é muito simples de utilizar. Qualquer usuário pode começar com análises simples e há diversos tutoriais disponíveis.

À medida em que as análises ficarem mais complexas ou que o volume de dados aumente, o Power BI fornece recursos avançados para os profissionais de BI ou Data Science. Pois, permite integrar modelos de Machine Learning e Inteligência Artificial, com recursos mais sofisticados de modelagem.

Com uma excelente relação custo-benefício, qual opção de plano do Power BI escolher?

Veja nesse artigo os planos disponíveis, suas principais diferenças e valores.

 

Tipos de Licença

Para usar o Power BI, não precisa ter licença e pode ser gratuito, é só fazer o download.

Os planos e preços do Power BI variam, assim como as necessidades de cada negócio. Por isso, cada empresa precisa analisar o seu contexto, para escolher o melhor plano.

O Power BI pode ser licenciado de diversas formas:

  • Por usuário:
    • Power BI Free (gratuito);
    • Power BI Pro (USD 9,99 por usuário/mês, sem impostos);
  • Por capacidade:
    • Power BI Premium (a partir de USD 4.995 mensais, sem impostos);
    • Power BI Embedded (a partir de USD 735 mensais, sem impostos);
  • Power BI Server local:

Você só vai precisar adquirir um plano quando quiser aumentar a capacidade ou usar o Power BI Service para o trabalho colaborativo e compartilhamento de informações entre usuários e equipes.

No artigo do Blog Smart “Como se inscrever no Power BI Service”, você encontra mais informações.

 

Power BI Gratuito – Power BI Desktop e Power BI Service

Power BI Desktop

O Power BI Desktop é uma opção gratuita, com acesso pelo computador local e oferece muitas funcionalidades, citamos aqui algumas:

  • Obtenção e tratamento dos dados de outras fontes, como o Dynamics 365, Excel, etc.
  • Modelagem dos dados;
  • Elaboração de relatórios com indicadores, gráficos e mapas, entre outros recursos;
  • Apresentação de painéis interativos e personalizados;
  • Análise dos dados;
  • Análise aumentada, orientada por Inteligência Artificial;
  • Formatação do layout do Power BI para dispositivos móveis (tablets e celulares);
  • Publicação dos relatórios no Power BI Service, na web.

Para fazer o download do Power BI Desktop, acesse o site oficial Microsoft Power BI.

 

Power BI Service

O Power BI Service é o serviço do Power BI para a publicação de dashboards na nuvem.

Você pode utilizá-lo gratuitamente, basta fazer uma inscrição. Com um upgrade de plano, é possível compartilhar relatórios e dashboards com equipes, entre outros recursos.

Você encontra mais informações sobre o Power BI Service na documentação oficial Microsoft.

 

Power BI Pro

Para as empresas que usaram o Power BI gratuito (Desktop e Service) e querem dar um passo a mais, para ter um trabalho colaborativo com compartilhamento de informações, o Power BI Pro é uma ótima opção.

Conta com os seguintes recursos:

  • As mesmas funcionalidades básicas do Power B Desktop e ServiceI;
  • Tamanho máximo do conjunto de dados individual: 1GB;
  • Maior capacidade de armazenamento: 10GB de dados por usuário;
  • No máximo 8 atualizações automáticas por dia;
  • Recursos adicionais de atualização de dados:
    • Consumo de fontes de dados dinâmicos com interatividade total. Por exemplo, conectar-se diretamente ao SQL Server Analysis Services;
    • Acessar dados locais utilizando os gateways de conectividade de dados pessoal ou corporativo. Como um exemplo, é possível atualizar os dados do Power BI a partir de um banco de dados local Oracle, SQL Server etc.
  • Recursos para colaboração no Power BI Service:
    • Colaboração e controle de acesso utilizando os grupos do Office 365;
    • Criação, publicação e exibição de pacotes de conteúdo organizacional;
    • Acesso a dados com controle de segurança no nível de registro para usuários e grupos. Exemplo – o grupo Brasil, visualiza apenas registros de clientes do Brasil e o grupo México, visualiza apenas registros do México.

É possível contratar licenças específicas do Power BI Pro, por USD 9,99 mensais por usuário (sem impostos), ou assinando o Office 365 Enterprise E5, que inclui este serviço.

 

Power BI Premium

O Power BI Premium é o ideal para empresas com grandes conjuntos de dados, que precisam ser atualizados com maior frequência e incrementalmente. Também é excelente para empresas com muitos usuários.

Com a licença Power BI Premium, os usuários não precisam de licenças individuais (Pro) para consumir dashboards e relatórios. Apenas quem cria e compartilha informações precisa de uma licença Power BI Pro.

O Power BI Premium conta com mais capacidade e recursos adicionais:

  • Atualização de dados incremental;
  • Publicação e consumo de relatórios paginados;
  • Tamanho máximo do conjunto de dados individual: 10 GB;
  • Armazenamento máximo: 100 TB;
  • Atualizações automáticas diárias: até 48;
  • Modelagem de dados da plataforma de IA gerado a partir do AutoML, Serviços Cognitivos e Azure Machine Learning.

A assinatura do Power BI Premium permite também que você licencie servidores Power BI locais (Power BI Report Server), para ter uma estrutura híbrida, local e na nuvem.

Power BI Premium custa a partir de USD 4.995 mensais (sem impostos) e permite análises avançadas, suporte a Big DataInteligência artificial e geração de relatórios locais e na nuvem.

O preço pode parecer elevado, mas o Power BI Premium conta com uma capacidade de processamento na nuvem equivalente a um servidor. E é possível aumentar a capacidade de processamento, com um aumento no valor da assinatura.

Para empresas que demandam por uma solução desse porte, a licença do Power BI Premium é uma excelente opção.

 

Power BI Report Server (SQL Server Enterprise Edition)

Ao contratar o Power BI Premium, você adquire a licença do SQL Server Enterprise Edition, que permite a habilitação do Power BI Report Server nos servidores licenciados, para emitir grandes relatórios localmente.

Veja aqui as diferenças entre o serviço local e na nuvem – Power BI Report Server x Power BI Service.

 

Power BI Embedded

Com o Power BI Embedded você pode incorporar dashboards do Power BI em suas aplicações e sites.

Na Smart temos dois cases de sucesso com o Power BI Embedded. Nossos clientes precisavam oferecer análises mais aprimoradas e facilidade de acesso a essas análises para seus clientes, que por sua vez, não possuíam licença do Power BI. Para isto, construímos aplicações com o Power BI Embedded.

Os resultados foram tão interessantes, que essas novas ofertas de relatórios se tornaram serviços adicionais oferecidos aos clientes, em função da inteligência e benefícios obtidos.

O Power BI Embedded tem preços bem competitivos, iniciando em USD 735 mensais sem impostos (para um servidor A1, não dedicado, com 3GB de memória e um núcleo virtual).

 

Comparativo – Power BI Gratuito x Pro X Premium

É possível utilizar o Power BI gratuito se o volume de dados a serem analisados e a quantidade de usuários for pequena.  Permite um trabalho individual, além da possibilidade de salvar os arquivos no formato pbix, ppt e pdf e enviar esses arquivos por e-mail, por exemplo.

À medida em que o volume, as fontes de dados e o número de usuários aumenta, juntamente com a necessidade de atualização agendada mais frequente, o Power BI Pro terá maior capacidade e recursos para gerenciamento.

Se a necessidade for de recursos mais avançados, mais capacidade ou o volume de usuários justificar, deve-se utilizar o Power BI Premium.

É possível também combinar assinaturas gratuitas e pagas numa mesma organização, bem como alterar o tipo de licença entre os usuários.

Ou seja, é possível iniciar com a versão gratuita e conforme a empresa amadureça as suas análises, contratar o Power BI Pro ou Premium.

Consulte Power BI Gratuito para a sua empresa, para verificar como habilitar o Power BI gratuito em uma organização que tem o Office 365 e veja também o Tutorial do Power BI para obter mais informações.

 

Conclusão

Conforme exposto, o Power BI é uma ferramenta que oferece ao mesmo tempo simplicidade para aplicações mais simples e robustez para cenários complexos.

O seu modelo de licenciamento permite também que se inicie sem custo e conforme a necessidade, são adicionados mais recursos para aumentar a capacidade de processamento.

Ou seja, é possível começar de forma simples e rápida, com a certeza de que você não perderá o seu investimento, pois conforme precise de mais recursos, é possível se manter na plataforma.

 

Como a Smart Consulting pode ajudar a sua empresa?

A Smart Consulting utiliza a tecnologia para melhorar a performance do seu negócio, de forma fácil e intuitiva.

Nós podemos ajudar a sua empresa a transformar seus dados em insights, que mudarão a forma como sua empresa toma decisões.

Que tal criar uma cultura orientada por dados?

Com o Power BI você tem rapidez e confiança no processo de tomada de decisão, devido à capacidade de transformar os dados da sua empresa em informações úteis para o seu negócio.

Com a nossa plataforma de BI, os dados são coletados de diversas fontes – ERP, CRM, planilhas de Excel, bancos de dados, serviços da web, entre outros, como a conexão nativa com o Dynamics CRM online, por exemplo.

Tudo isso para entregar a você os melhores insights, em apresentações visualmente envolventes e interativas.

Agora que você já conhece os planos do Power BI e o que eles podem fazer por sua empresa, que tal dar o próximo passo?

Converse conosco e descubra qual é a solução ideal para a sua empresa!

Share and Enjoy !
Posts relacionados