Entenda quais as diferenças entre Web Portal e Website

6 minutos para ler

Embora os termos web portal e web site sejam semelhantes, ambos tenham interface baseada na web e uma correlação, eles são ambientes virtuais com finalidades distintas.

Enquanto o website é “nichado” de maneira mais específica em um conteúdo, o web portal tem uma proposta muito mais ampla.

Por isso, preparamos este conteúdo para você entender melhor quais são as diferenças entre web portal e website, como eles funcionam na prática e por que é tão importante distingui-los.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo!

 

O que é um website?

Em termos simples, website nada mais é do que um conjunto de páginas da internet inseridas em um mesmo local online, podendo ser acessadas por meio de uma URL — isto é, um endereço na web. Todo o seu conteúdo é público, ou seja, fica globalmente visível para qualquer usuário que o deseje acessar.

Os usuários — sem precisar de um login de acesso e senha — podem executar qualquer tarefa específica que seja suportada pelo website, como:

  • ler materiais escritos;
  • reproduzir áudios;
  • assistir a vídeos;
  • jogar;
  • fazer upload e download de arquivos;
  • comunicar-se com outros usuários;
  • comprar produtos ou serviços.

Com base nesse contexto, um website pode ter uma proposta específica, como um e-commerce, uma plataforma EAD, um site para comercializar serviços etc. A premissa de um site, basicamente, é educar os usuários que o acessam sobre um determinado nicho do mercado, um assunto, uma marca ou um produto.

 

O que é um web portals?

Um portal da internet — ou, como também é conhecido, web portals — é uma plataforma de gestão de conhecimento cujo objetivo é organizar e facilitar o acesso a um determinado conteúdo, servindo como intermediador de construção, compartilhamento, intercâmbio e reuso da informação.

Por se tratar de um ambiente online privado, recuperado por meio de um endereço (URL) exclusivo, é muito comum que os usuários precisem de login e senha para que possam acessar os conteúdos. No entanto, isso não é uma regra: os web portals podem ter interface tanto privada quanto pública.

Os conteúdos de um web portals permitem acesso a várias funções, são dinâmicos e frequentemente alterados. Além disso, normalmente são coletadas a partir de variadas e distintas fontes.

A visibilidade de um conteúdo muda de um usuário para outro, o que significa que, dependendo das configurações, um conteúdo pode ser exclusivo para um usuário específico.

 

Quais são os tipos de web portals?

Há uma grande diversidade de formatos e propostas para um web portal, sendo divididos em duas categorias diferentes.

 

Web portal vertical

Em geral, os portais verticais têm uma proposta voltada para o universo corporativo. Funcionam de modo em que a experiência do usuário é centralizada, fornecendo informações específicas de uma marca, produto ou serviço.

 

Web portal horizontal

Embora também sejam comumente usados por empresas, portais horizontais, geralmente, são correlacionados a um website público mais abrangente, procurando disponibilizar todo tipo de serviço ou conteúdo que os usuários possam procurar.

 

Quais são as principais diferenças entre web portal e website?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre o que é um web portal e um website, mostraremos os principais pontos de distinção entre cada um.

Eis algumas diferenças:

  • em um web portal, a informação é regularmente atualizada — em contrapartida, raramente as fontes de dados de um website são atualizadas;
  • um web portal é centrado e modificado pelo usuário — um website costuma ser de propriedade de uma instituição;
  • um web portal é aberto a interações entre os usuários e os conteúdos — um website não oferece a possibilidade de intercomunicação com os visitantes;
  • um web portal é desenvolvido sob medida, abrangendo informações de variadas fontes de conteúdos de maneira persistente — o website é um conjunto de páginas da web relacionadas e hospedadas em um mesmo domínio, às quais o usuário pode acessar por meio de uma URL.

Por fim, enquanto o website não é um domínio de conhecimento primário, o web portal atua como uma passagem para o sistema da gestão de conhecimento.

 

Por que é importante diferenciar um web portal de um website?

Para utilizar essas plataformas da maneira mais adequada e eficiente possível, aumentando o potencial de obtenção de resultados de sua empresa — ou, ainda, para implementar estratégias de comunicação mais assertivas com seu público —, é imprescindível entender as propostas de cada alternativa.

Como foi apresentado até este ponto do artigo, um web portal tem uma abrangência de conteúdos muito ampla, além de facilitar a intercomunicação com os usuários — o que pode ser muito útil para empresas de determinados nichos.

Já o website oferece recursos e uma forma de contato mais específicos, e tem muita eficiência em estratégias de fundo de funil — para usuários que estão prestes a se tornarem clientes.

Saber as diferenças entre website e web portal, assim como conhecer profundamente o seu próprio negócio, é crucial tanto para garantir a qualidade de seu site ou portal, quanto para estruturar os detalhes na hora de desenvolver seu ambiente virtual.

 

Como os Power Apps da Smart Consulting podem ajudar?

A Smart Consulting atua com os melhores serviços em nuvem da Microsoft. O Power Apps é um ambiente na nuvem que oferece recursos de low code para desenvolvimento de aplicativos corporativos — isto é, pouca ou nenhuma codificação, podendo ser acessado diretamente do navegador.

Agora, se o que você deseja são ferramentas para criar um web portal para clientes, parceiros e fornecedores, o Power Apps Portal oferece uma infinidade de recursos e disponibiliza dados do Dataverse.

Há, ainda, o Microsoft Power Platform, um conjunto de soluções como Inteligência Artificial, Plataforma BI, RPA, Chatbot e de automação de processos. Em outras palavras, é tudo e mais um pouco do que você precisa para otimizar os fluxos de trabalho e obter uma visão panorâmica dos dados de seu negócio.

Como você pôde ver, embora os termos website e web portal nos remetam ao mesmo conceito, esses são ambientes digitais com propostas muito distintas. Mostramos, neste post, as principais diferenças entre cada um e como as soluções práticas e inovadoras da Smart Consulting podem facilitar a gestão de conhecimento e criação de conteúdo.

Deseja receber mais dicas, conteúdos informativos e novidades? Então, assine a nossa newsletter para acompanhar todos os posts da Smart Consulting diretamente em seu e-mail!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário