Entenda o que é o SharePoint e suas funcionalidades

6 minutos para ler

O SharePoint é uma plataforma criada pela Microsoft voltada para a criação de sites. O programa é utilizado por empresas de todo o mundo, que buscam facilitar a comunicação entre as equipes de trabalho e integrar os dados corporativos.

O recurso tem diversas funcionalidades que auxiliam os negócios a se tornarem mais produtivos e lucrativos. Isso porque o SharePoint conta com diversas soluções em um só local, gerando bastante eficiência para a organização como um todo.

Acompanhe este texto e entenda o que é e quais são as principais funcionalidades de otimização do SharePoint para as corporações!

 

O que é SharePoint?

O SharePoint é uma plataforma de colaboração móvel e inteligente que pode ser utilizada como um portal corporativo. A ferramenta ajuda a gestão corporativa a ter informações sobre projetos e fluxos de trabalho da equipe.

As funcionalidades oferecidas, portanto, ajudam as empresas a compartilhar arquivos, dados, avisos e notícias com os colaboradores em um site na nuvem específico da companhia.

O SharePoint permite que a gestão crie páginas da web personalizadas, produtivas e dinâmicas, de acordo com o tamanho da equipe e com a necessidade de cada projeto. Tudo isso torna os profissionais mais capacitados para simplificar e otimizar o ambiente corporativo.

As informações podem ser acessadas pelo desktop ou por dispositivos móveis conectados ao aplicativo da Microsoft. O sistema de sincronização automática do SharePoint, por exemplo, permite a atualização e a edição dos documentos em tempo real, quando os aparelhos estão conectados à internet.

Existem outras funcionalidades que tornam a ferramenta bastante indicada para o cotidiano empresarial. A gestão pode ter diversas vantagens na rotina, que vão desde o compartilhamento de informações até a tomada de decisão em projetos.

 

Quais são as principais funcionalidades do SharePoint?

Quando integrado às demais soluções da Microsoft, como OneDrive, Office 365 e Power BI, o SharePoint possibilita criar portais e intranets, gerenciar documentos e conteúdos, criar plataformas de desenvolvimento e definir processos e fluxos de trabalho.

Os recursos estão disponíveis para acesso de qualquer local e dispositivo móvel, o que promove mais dinamismo para a equipe. As funcionalidades se aplicam tanto para empresas de atuação presencial quanto para as que atuam no modelo home office.

Em geral, as funcionalidades do SharePoint são exploradas por companhias que visam a agilizar e melhorar a comunicação com suas equipes. Confira, a seguir, o que o SharePoint oferece de vantajoso para a gestão corporativa.

 

Intranet

Com a plataforma, os colaboradores podem criar uma intranet, um sistema conectado à internet que funciona como qualquer outra página da web. Nesse espaço, os usuários podem ter acesso à diferentes informações, compartilhar e editar documentos corporativos.

 

Sites para grupos

Outra interessante funcionalidade fornecida pelo SharePoint é a possibilidade de criar sites dinâmicos e personalizados para grupos. No ambiente, os colaboradores podem visualizar e contribuir com conteúdos, dados e notícias, sendo também um meio eficaz para a comunicação e o compartilhamento de mensagens.

 

Gerenciamento de conteúdo

A plataforma permite organizar as informações do negócio, de forma a torná-las acessíveis a todos os colaboradores que tenham permissão. Isso é possível devido ao armazenamento em nuvem, que possibilita um acesso mais ágil aos arquivos e um melhor gerenciamento dos conteúdos.

 

Automação de processos

Outra funcionalidade fornecida pelo SharePoint é o workflow, que permite que os usuários criem fluxos e automatizem processos de trabalho. Isso possibilita que todos os procedimentos estejam definidos claramente e que as atividades da companhia não sejam prejudicadas por falta de organização.

 

Quais soluções o SharePoint oferece?

Não há dúvidas de que as soluções do SharePoint são bastante valiosas e úteis para o cotidiano corporativo. Os recursos da plataforma podem transformar consideravelmente os processos administrativos, estratégicos e colaborativos em uma empresa.

A integração com outras ferramentas da Microsoft, por exemplo, o torna ainda mais robusto e funcional. Dessa forma, a gestão corporativa, tendo um acesso mais rápido aos dados do negócio, pode dar continuidade à dinâmica de trabalho de maneira segura e com decisões orientadas.

É possível baixar arquivos e pastas no SharePoint com apenas alguns cliques. O usuário deve selecionar os documentos e navegar até o local onde deseja salvar os dados. O download é descomplicado e bastante ágil, o que contribui para a produtividade e a otimização do tempo.

Existem outras soluções de destaque que o SharePoint fornece para as empresas. Ao optar por essa tecnologia, a companhia garante maior integração da equipe e controle sobre todos os processos e procedimentos executados em cada etapa do cronograma corporativo.

Confira quais são as principais soluções que a ferramenta oferece e como elas contribuem para a melhora da performance.

 

Automação de formulários

Com o SharePoint, os formulários são automaticamente preenchidos com todas as informações da empresa. As respostas também podem ser configuradas para serem enviadas automaticamente aos usuários. A gestão pode utilizar a funcionalidade sempre que precisar.

 

Gerenciamento de tarefas

O gerenciamento de tarefas da plataforma auxilia significativamente na distribuição de atividades entre a equipe. Em poucos cliques, a gestão pode reunir informações sobre clientes, tarefas pendentes, nome dos responsáveis, entre outras informações relacionadas com a execução das demandas.

 

Calendários compartilhados

O SharePoint ainda fornece a possibilidade de criar calendários compartilhados, facilitando a marcação de eventos e reuniões. Com isso, os colaboradores podem visualizar, incluir e editar os compromissos, contribuindo para a integração de toda a equipe.

 

Armazenamento seguro do SharePoint

O SharePoint conta com todos os recursos de segurança de ponta necessários para o funcionamento em nuvem. Isso é possível porque o armazenamento de todos os documentos e arquivos é feito em um ambiente robusto, que exige a verificação de usuário e o monitoramento ativo para acompanhar quem trafega pela rede.

Portanto, o SharePoint fornece diversas soluções que auxiliam na gestão corporativa, proporcionando maior facilidade para exercer as atividades do trabalho. Com as ferramentas da plataforma, as equipes se tornam mais produtivas, motivadas e engajadas para cumprir as metas da empresa.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e curta a página da Smart Consulting no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário