Fechamento de Venda

Dynamics 365 Sales: Customização do formulário de fechamento de oportunidade

Sharing is caring!

Atualmente um dos maiores pedidos em relação a entidade “Oportunidade” é customizar o formulário padrão que aparece no momento que uma oportunidade será fechada como ganho ou como perdido. Após uma atualização recente do Dynamics 365 Sales, agora é possível customizar esse formulário. Nesse artigo será apresentado como habilitar essa funcionalidade e como realizar a customização no formulário.

Habilitando a Personalização

Para iniciar, é necessário habilitar essa funcionalidade no ambiente. Para isso, basta navegar em Configurações > Administração > Configurações do Sistema. Na aba “Vendas” é necessário alterar a opção “Personalizar o formulário de fechamento de oportunidade” para “Sim”, conforme a imagem abaixo:

Customizando o Formulário de Fechamento de Oportunidade

Depois de realizar esta configuração, para customizar o formulário é necessário abri-lo dentro de alguma solução. Caso não esteja, é necessário adicionar a entidade “Fechamento da Oportunidade” na solução desejada e enfim adicionar o formulário que contém o mesmo nome da entidade, sendo esse o “Fechamento da Oportunidade”, como é demonstrado na imagem abaixo:

Depois de adicionar o formulário, basta clicar nele para abrir e iniciar a customização. Por padrão, ele virá com os seguintes campos:

É possível adicionar mais campos, remover campos, alterar regras dos campos que já estão presentes, etc. O funcionamento é o mesmo que os outros formulários do sistema. Como exemplo, foi realizado a remoção do campo “Concorrente” e adicionado o campo “Prioridade de Entrega”. Depois de realizar todas as alterações necessárias, basta salvar e publicar o formulário.

Como extra, é apresentado abaixo a criação de uma Regra de Negócio que esconde o campo “Prioridade de Entrega” caso o campo “Razão do Status” seja igual a “Cancelada” ou “Esgotada”.

Visualizando o Resultado Final

Depois do processo de salvar e publicar o formulário já estará customizado baseado no que foi feito no editor. Voltando para o registro de oportunidade, é possível verificar as atualizações realizadas clicando no botão da ribbon “Fechar como Perdido” e “Fechar como Ganho”. Abaixo, o resultado para ambas as ações (lembrando que o campo “Prioridade da Entrega” só aparece quando a opção é “Fechar como Ganho”):

Quer saber mais a respeito do Dynamics 365? Consulte nossos experts ou assine nossa newsletter.

Turbine seu Dynamics 365

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares