Conheça o Dynamics 365 Connected Spaces

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No segundo semestre do ano passado (2021), a Microsoft anunciou que a sua solução para varejo, o Dynamics 365 Connected Store, passaria por uma grande reformulação neste ano (2022), à começar pelo seu nome, que agora se chama Dynamics 365 Connected Spaces. 

Além disso, a solução, que gerava insights somente sobre lojas físicas e o que seus clientes compravam, ganhou uma expansão de cenários para o comércio on-line, muito bacana. Continue a leitura desse post e saiba mais sobre o novo Dynamics 365 Connected Spaces.

O que é o Dynamics 365 Connected Spaces?

Como dito, além de ser a evolução do Dynamics 365 Connected Store, o Dynamics 365 Connected Spaces é uma solução da Microsoft que reúne e analisa dados de localização, linha de negócios e sinais observacionais com facilidade, usando modelos baseados em IA para obter insights sobre o ambiente, automatizar ações e responder em tempo real a tendências e padrões para o comércio físico e on-line.

 

Como ele funciona?

No centro desta solução está uma Inteligência Artificial. A ferramenta combina uma pesquisa visual computacional (olhos = câmeras de vigilância) para contagem de pessoas e medição do tempo de permanência sem que os compradores individuais sejam identificados ou tenham suas características faciais analisadas.

Também conta com sinais de IoT (ouvidos), e reúne sinais observacionais e os analisa para produzir insights acionáveis. A promessa é uma configuração simples, integrando o hardware existente ao aplicativo. 

E recentemente, Vishal Sood, gerente geral de produto, anunciou alguns novos recursos interessantes que você precisa conhecer. São eles:

  • Integrar dados das lojas físicas e on-line para as tomadas de decisões.
  • Análise do Comprador: com as câmeras apontadas para as entradas e saídas do estabelecimento comercial, o varejo tem contagens e tendências de tráfego na loja, e como elas mudam a cada hora e dia. A solução é ótima para identificar o dia mais movimentado da semana e planejar os turnos da equipe.
  • Alertas no Outlook e Teams: permitindo que gerentes e funcionários respondam a interações importantes com facilidade. Acionados por atividade em tempo real, os alertas são enviados quando um limite é atingido, como tempo máximo de espera, ocupação máxima da loja, tempo máximo de permanência na tela e muito mais.
  • Eficácia dos Displays: descubra o quão eficaz são seus displays para entender quantas pessoas passaram e quantas se envolveram ativamente com ele. A solução é ideal para realizar Teste A/B e encontrar os melhores locais para colocar os materiais promocionais na loja.
  • Gestão de filas: Quem ai já desistiu de comprar algo, por causa do tamanho da fila? Saiba o TME – Tempo Médio de Espera em filas. Esse recursos traz a informação para planejar a abertura de filas adicionais, e até mesmo, quantos negócios foram perdidos devido ao abandono de filas.

O Connected Spaces foi desenvolvido para ser extensível, personalizável e funcionar perfeitamente com seu hardware existente. Por isso, após a implantação, basta ativar os modelos baseados em IA, conhecidos como habilidades, para ajudar a entender alguns cenários, por exemplo: como é o comportamento do cliente em uma gondola promocional, ou padrões de tráfego.

 

Por que usar o Dynamics 365 Connected Spaces?

É inegável que as vendas on-line trazem muito mais dados e informações dos consumidores e comportamentos de consumo que as vendas físicas, deixando o comércio varejista “no escuro” para tomadas de decisões que podem até mesmo salvar o negócio.

Logo, o objetivo mais importante do Dynamics 365 Connected Spaces é oferecer aos varejistas benefícios que tradicionalmente estão disponíveis apenas para lojas on-line e ajudar a diminuir a divisão física e digital.

Saiba Mais & Referências

Agora que você já conhece o Dynamics 365 Connected Spaces, que tal assistir ao vídeo que explica melhor sobre a solução:

Saiba mais nos canais da Microsoft:

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