network

Direitos de Acesso Duplos do Dynamics 365 e CRM Online

Sharing is caring!

Uma das vantagens do Microsoft Dynamics CRM e 365 é a opção de utiliza-lo na nuvem da Microsoft com o Dynamics 365 Online e em ambientes privados locais ou terceirizados (provedores de hosting ou Azure).

Usuários licenciados com o Microsoft Dynamics 365 Customer Engagement Online possuem desde o Dynamics CRM Online, em 2015, direitos de acesso equivalentes a uma CAL (Client Access License) de Dynamics CRM/365 para acessar um ambiente local (on-premises) licenciado com o Dynamics CRM ou 365 Server. Pode-se utilizar o direito a downgrade caso seja necessário utilizar uma versão anterior do Dynamics 365/CRM local.

Isto permite que clientes utilizem as duas opções simultaneamente, ou realizem mudanças no local de instalação, conforme suas necessidades de negócio, sem alterar o modelo de licenciamento.

Quais as principais diferenças entre a versão local e online

Vale lembrar que o Dynamics 365 online possui atualmente uma gama de funcionalidades muito mais ampla que o Dynamics 365 disponível para instalação local.

A última versão para instalação local versão 9.0 foi disponibilizada em 5/12/2018 e vem recebendo atualizações mensais desde então. Desta forma, não possui todos os recursos de plataforma da versão 9.1 (Versão 2019 edição 2) do Dynamics 365 Online.

O Dynamics 365 local possui apenas as apps Sales e Customer Service, com menos recursos em relação à versão online.

Desta forma, adições importantes, como:

  • PowerApps (Canvas, Virtual Agents, Automate, Portals);
  • Sales Insights;
  • Customer Service Insights;
  • Field Service;
  • Project Service Automation e
  • Marketing.

estão disponíveis apenas no Dynamics 365 Online.

Vale a pena usar o Dynamics 365 localmente?

Muitas empresas estão sujeitas a regulamentações ou políticas internas que as impedem de utilizar nuvens públicas.

Há também situações aonde há a necessidade de integração com softwares legados e de missão crítica e é importante para o cliente manter sua infraestrutura em um mesmo local.

Nestes casos, o Dynamics 365 local é uma solução interessante, pois mesmo com menos capacidades que o Dynamics 365 online, é um software para CRM bastante flexível e que continua sendo mantido pela Microsoft. É uma das últimas opções de grandes fornecedores de software disponível no mercado.

Entretanto, em outros casos, a opção mais lógica é utilizar o Dynamics 365 Online, pois agrega mais recursos e elimina os custos adicionais com a manutenção de infraestrutura local (servidores, backup, equipe de gerenciamento, etc.)

Vale a pena comprar licenças do Dynamics 365 Local?

A Microsoft elevou bastante o preço para aquisição de licenças perpétuas para instalação local. Comprar licenças para utilização local só vale a pena se o cliente não atualizar o software por mais de 5 anos, o que não é recomendável.

Desta forma, hoje em dia o mais indicado é licenciar o Dynamics 365 local por meio de assinaturas do Dynamics 365 online.

Ainda com dúvidas? Entre em contato com a gente.

Turbine seu Dynamics 365Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares