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Digitec: Revolucionando a experiência do cliente no varejo

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Descubra neste artigo, como a Digitec oferece uma experiência sensacional para seus clientes.

Sobre a Digitec

A Digitec é o comércio eletrônico líder nas áreas de tecnologia da informação, eletrônicos e telecomunicação na Suíça, pertencente ao grupo Galaxus.

Sua missão é entregar uma experiência única de compras em qualquer lugar ou horário, tendo o cliente no coração de tudo que fazem.

Ela consegue aliar uma alta qualidade de serviços, suporte e entrega, ao mesmo tempo que oferece em geral preços mais baixos que o comércio tradicional.

Experiência do cliente Digitec

Eles pensam a jornada do cliente desde a produção de conteúdos e avaliações muito bem feitas a respeito de tecnologia, tendências e os produtos vendidos. O foco não é só o produto, mas também educar e responder dúvidas dos clientes. O site oferece também especificações e informações bem completas a respeito dos produtos. É muito fácil filtrar uma categoria e encontrar o produto que atende suas expectativas.

O cliente pode então comprar online ou visitar alguma de suas lojas ou showrooms físicos, nos quais o cliente pode testar e visualizar os principais produtos, obter assistência e retirar itens comprados (tanto via eCommerce como localmente) (por sinal, estratégia 100% coerente com sua missão).

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Estes showrooms são equipados com mesas com 1000 telas sensíveis ao toque (displays touch-screen) que exibem preços atualizados e informações a respeito dos produtos expostos. Ou seja, ao mesmo tempo oferece informações completas para o cliente e diminui a necessidade de equipe de vendas para assisti-los. O vendedor se torna realmente um trusted advisor, sendo acionado para dúvidas mais complexas.

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Displays nos Showrooms Digitec

Neste artigo eles contam a história de como eles implantaram o sistema atual de displays touch-screen, utilizando placas e displays Raspberry Pi. É interessante o relato dos testes realizados para chegar à solução final. Fizeram uma primeira tentativa com tablets, que após um ano apresentaram problemas de bateria, pois não são desenhados para ficarem ligados todo o tempo e uma segunda com ePaper, que se mostrou não adequado por não ser desenhado para trocas frequentes de imagem, o que faria com que os dispositivos quebrassem após 4 meses.

Além dos benefícios de melhor experiência do consumidor e menor custo operacional, podemos imaginar a quantidade de informações que estes novos showrooms podem fornecer para a melhor gestão dos negócios: produtos com os quais o consumidor mais interage, conversão em vendas, etc. São dispositivos conectados (IoT) alimentando o bigdata da Digitec.

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Conclusão

A construção de uma experiência sensacional para o cliente no varejo hoje em dia exige digitalização e pensar em todos os pontos de contato. É fundamental integrar todos os processos de marketing, vendas e logística.

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