Tudo sobre os Dashboards do Power BI

7 minutos para ler

O mundo dos negócios, cada vez mais tecnológico, gera grandes volumes e variedade de dados. Como consolidar e interpretar todos esses dados? Como compartilhar de uma forma simples e acessível o conhecimento que eles nos transmitem? Nesse artigo abordaremos os Dashboards do Power BI, que em uma tela única, consolidam por meio de visuais e números os dados mais relevantes, para a análise de um tema de forma prática e atraente!

Exemplo de Dashboard do Power BI
Dashboard Power BI

Microsoft Power BI

Antes de abordarmos o tema central desse artigo, que são os dashboards, vamos falar um pouco sobre o Power BI.

O Power BI é uma poderosa plataforma de visualização, onde podemos criar dashboards e relatórios gráficos, baseados em dados, estáticos ou dinâmicos.

É um conjunto de serviços de software, aplicativos e conectores que funcionam juntos para transformar dados de várias fontes locais e da nuvem em informações coerentes, visualmente atraentes e interativas.

Ao obter insights, você pode compartilhar as suas descobertas com outros usuários e equipes na empresa.

Os dashboards são um elemento-chave nesse processo, pois é por meio deles que é possível fazer uma análise sintética e objetiva sobre um tema que está sendo analisado.

O que é um dashboard?

O Dashboard é um compilado dos melhores elementos visuais e numéricos de um ou mais relatórios em uma tela única. Juntos, esses elementos contam a história dos dados que estão sendo analisados.

Um Dashboard é a seleção dos blocos mais relevantes de um ou mais relatórios.
Um Dashboard é a seleção dos blocos mais relevantes de um ou mais relatórios.

Os relatórios podem ter como origem diversas fontes de dados. Isso enriquece as informações contidas em um dashboard e o torna único, pois é o resultado de dados variados, combinados, analisados e selecionados.

Suas origens, inter-relacionamentos e tendências expõem a situação atual de uma forma visual agradável e indicam caminhos, opções a serem acionadas.

Confira a seguir os 5 principais benefícios dos dashboards do Power BI que nós selecionamos para você!

 

5 principais benefícios dos dashboards Power BI!

Monitore em tempo real

Por consolidarem dados da nuvem e de bancos de dados locais, os dashboards possuem dados atualizados, que possibilitam o monitoramento em tempo real dos indicadores e métricas relevantes para a sua empresa.

Receba alertas por e-mail

Crie alertas para ser avisado por e-mail quando houver alterações além dos limites que você definiu nos seus dashboards. Ciente da situação em tempo real, você pode decidir e realizar ações prontamente.

Mobilidade – Celulares e Tablets

Acompanhar os indicadores nos dashboards dos celulares é uma grande vantagem, pois, onde quer que estejamos, temos rapidamente acesso às informações que realmente importam o para o negócio.

Integração nativa com o Dynamics 365 e Power Apps (Dataverse)

É possível integrar os dashboards com o Microsoft Dynamics 365 e Power Apps de forma nativa. Assim, como usuário do Dynamics 365, você pode visualizar e compartilhar os seus dashboards com outros usuários do Dynamics 365. Você pode também incorporar aplicativos Power Apps a dashboards do Power BI.

Segurança em nível de linha (RLS)

Com o recurso de “RLS” (Row Level Security) – Segurança em nível de linha – é possível configurar quais informações os usuários terão acesso nos dashboards – de acordo com hierarquia, setores ou regiões, por exemplo.

Como montar um dashboard do Power BI?

O dashboard Power BI é a “ponta do iceberg”.  Em primeiro lugar, é necessário levantar hipóteses (business questions) sobre o que será analisado e pesquisar as fontes de dados. Você pode então utilizar o Power BI Desktop para integrar os dados das várias origens, limpar e modelar.

Exemplo de Dashboard do Power BI.
Exemplo de Dashboard do Power BI

Após esse processo são elaborados os relatórios, que são telas com indicadores, histogramas, mapas, gráficos e tabelas, entre outros elementos visuais e numéricos. Para simplificar, vamos chamá-los de “blocos”.

O passo seguinte é a publicação do relatório no Power BI Service, o serviço do Power BI na nuvem, que possibilita o trabalho colaborativo e o compartilhamento de dados entre os usuários.

Devido ao fato do dashboard ser um compilado, que consolida as melhores informações de diversos relatórios, é necessário “fixar” cada bloco selecionado.

Seria como a montagem um mural físico, no qual afixamos informativos e fotos com tachinhas. Assim também acontece com os dashboards, só que de forma digital.

Como fixar um bloco em um Dashboard.
Como fixar um bloco em um Dashboard

Com esse recurso é possível fixar blocos de relatórios, copiar blocos de um dashboard para o outro,    importar do Excel, fixar uma tela inteira de um relatório. Ou ainda fixar um bloco cuja origem é a funcionalidade “P e R” – “Perguntas e Respostas”, que utiliza a Linguagem Natural.

Além de selecionar quais blocos serão fixados para compor a tela, também é possível adicionar imagens, vídeos e outros elementos aos seus dashboards.

Dicas e Boas Práticas

Além fornecem informações extremamente importantes, os dashboards precisam ser visualmente agradáveis.  Confira na documentação oficial da Microsoft as dicas para criar um bom dashboard no Power BI.

Power BI Embedded – Dashboards em outras plataformas

Com o Power BI Embedded é possível visualizar os seus dashboards em outras plataformas utilizadas pela sua empresa.

Dessa forma, dashboards atualizados ficam disponíveis em sites, aplicativos e outras plataformas digitais.

Fáceis de implantar e gerenciar, esses dashboards podem ser úteis para seus clientes, prospects e o mercado em geral, pois é possível apresentar dados reais e atualizados de forma pública ou restrita.

Como aprender a criar dashboards?

Caso você não saiba usar ou queira aprimorar os seus conhecimentos sobre Dashboards Power BI, confira aqui as dicas de cursos gratuitos e on-line, do time de especialistas Smart! 😊

Em constante evolução, é possível acompanhar as atualizações do Power BI por meio do Blog oficial, no YouTube, na Documentação Power BI Microsoft ou esclarecer dúvidas com a Comunidade Power BI.

Como a Smart Consulting pode ajudar a sua empresa?

A Smart Consulting usa a tecnologia para melhorar a performance do seu negócio, de forma fácil e intuitiva.

Nós podemos ajudar a sua empresa a transformar seus dados em insights, que mudarão a forma como sua empresa toma decisões.

Que tal criar uma cultura orientada por dados?

Com o Power BI você tem rapidez e confiança no processo de tomada de decisão, devido à capacidade de transformar os dados da sua empresa em informações úteis para o seu negócio.

Com a nossa plataforma de BI, os dados são coletados de diversas fontes – ERP, CRM, planilhas de Excel, bancos de dados, serviços da web, entre outros. Como a conexão nativa com o Dynamics 365 online, por exemplo.

Tudo isso para entregar a você os melhores insights, em apresentações visualmente envolventes e interativas.

Agora que você já sabe o que é um Dashboard do Power BI e o que ele pode fazer por sua empresa, que tal dar o próximo passo?  Converse com a gente e descubra a solução ideal para você!

Posts relacionados

Um comentário em “Tudo sobre os Dashboards do Power BI

Deixe um comentário

shares