Banco de Dados

Customer Data Platform: a ferramenta essencial do marketing no mundo digital

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A transformação digital aumentou a quantidade de canais de interação com os clientes e consequentemente, a quantidade de dados gerados também aumentou… exponencialmente, aumentando a complexidade! 

Como lidar com tantos dados, de origens diversas e trabalhar de uma forma integrada? Como tornar as ações e resultados assertivos e eficientes? 

A resposta é criar uma base única de informações e relacionamento com clientes e neste sentido, utilizar um Customer Data Platform (CDP), plataforma de dados de clientes, pode simplificar muito o processo. 

O que é Customer Data Platform? 

Customer Data Platform é um software de marketing capaz de criar um banco de dados centralizado com as informações de clientes. O CDP deve ter capacidade de: 

  • importar dados de diversas fontes de dados; 
  • qualificar, tratar, deduplicar e consolidar estas informações; 
  • disponibilizar os dados de clientes para consumo em outros sistemas. 

Bando de dados ou banco de dados? 

Antes de entender os benefícios que um Customer Data Platform / Plataforma de Dados dos Clientes pode trazer para a sua empresa, é necessário compreender como os dados dos seus clientes, quando desconexos, tornam as ações da sua empresa menos eficientes.   

Atualmente, na maioria das empresas, os diversos setores utilizam soluções não integradas. Além disso, os dados, na grande maioria das vezes, ficam simplesmente armazenados, não são interpretados e não há uma ação correspondente.  

Desta forma, o CDP resolve o problema da desconexão dos dados de um mesmo cliente, que normalmente estão em sistemas que não estão integrados.  

O CDP interage com outros sistemas e cria uma nova base de dados única e acessível, que simplifica o armazenamento, manutenção, análise e controle dos dados dos seus clientes.  

Como resultado, leva a um conhecimento mais preciso sobre quem são os seus clientes e quais são os seus comportamentos. Ao centralizar todos os dados em uma plataforma única, é possível ter uma visão 360 graus do cliente – de todos os pontos de contato com ele, seja via call center, app, redes sociais ou loja física, entre outros. 

Desta forma, é possível:

  • concentrar dados de várias fontes;
  • combiná-los entre si;
  • visualizar o perfil único do cliente;
  • obter insights e recomendações preditivas aplicando modelos de Machine Learning e Inteligência Artificial.

Estas recomendações tornam as ações cada vez mais assertivas, personalizadas e no momento certo. Essas ações podem ter várias finalidades, ações de marketing digital, de vendas ou de relacionamento com a marca, entre outras.  

Quais os benefícios de utilizar um CDP? 

Centralizar os dados de clientes 

Um dos principais benefícios de um CDP é coleta de diferentes dados (on-line / off-line) de fontes e estruturas variadas, para que sejam convertidos em um formato padrão.  

Na jornada do cliente com a empresa, a todo o momento captamos seus dados – seja por meio de uma pesquisa de satisfação, compras via e-commerce, atendimento via SAC, entre outros.  

Basicamente, esses dados podem ser classificados da seguinte forma:  

  • Demográficos: são os dados referentes ao gênero, idade, aniversário, segmentação, raça, educação, renda e localização.  
  • Transacionais: pagamentos, compras, trocas, reservas, chatbots, NPS e SAC, entre outros.  
  • Comportamentais: provenientes de contato via internet – navegação em sites, interação em redes sociais, apps, retornos de e-mail mkt, métricas de marketing digital 

As empresas têm esses dados, o grande problema é que eles normalmente estão separados, o que dificulta a compreensão sobre quem é o seu cliente – quais são as suas ações e desejos.  

Como consequência, as decisões e ações são baseadas em um entendimento parcial, o que minimiza a eficiência nos resultados das ações, tanto com os clientes antigos, quanto novos.  

Com o CDP, todos os dados da jornada dos seus clientes com a sua empresa estão integrados e atuam de uma forma conjunta, para que a sua empresa tenha uma visão holística que quem eles são e possa, dessa forma, potencializar as suas ações.  

Assertividade na experiência do cliente 

A cada dia, a concorrência nos mercados aumenta e os clientes podem obter informações sobre os produtos que procuram com mais facilidade. O sucesso com a experiência do cliente se tornou uma questão fundamental, pois as empresas precisam ser mais ágeis e precisas nas suas ações.  

E como proporcionar uma experiência personalizada? Sem conhecê-los – o que eles querem e precisam, isso não é possível!  

Por concentrar as informações de diversos setores, no momento da análise, cada setor certamente terá mais dados a serem analisados, o que proporcionará uma visão e ação mais ampla e personalizada em relação a cada cliente. 

Com as informações centralizadas e o perfil do cliente mais definido, devido à integração dos dados provenientes de diversas origens, a assertividade das ações aumenta consideravelmente.  

Quanto maior a precisão da análise, mais produtivas serão as ações e os resultados, melhores.  

Conhecendo melhor o perfil dos seus clientes, as empresas e seus setores poderão ter ações mais precisas, seja na produção de um conteúdo exclusivos em uma campanha de marketing digital, no atendimento ao cliente via chatbot ou promoções de vendas, entre outras.  

Menor custo de desenvolvimento e manutenção 

Um CDP simplifica muito a administração da base de dados de clientes. Ele oferece ferramentas visuais, que eliminam ou diminuem muito a necessidade de codificação (conceito low-code / no-code). 

Se antigamente eram necessários administradores de bancos de dados (DBA’s) experientes para construir um repositório único, hoje isto pode ser feito até pela área de negócios. 

Conclusão: CDP = muitos benefícios para sua empresa 

A quantidade de dados e sistemas existentes cresce a cada dia. Criar uma base de dados de clientes é fundamental para proporcionar uma melhor experiência para clientes e obter melhores resultados. E utilizar um software de CDP ajuda muito neste processo.   

Em resumo, os principais benefícios são: 

  • Eficiência, ao concentrar todos os dados de seus clientes em uma plataforma única; 
  • Visão 360o do cliente utilizada de diversas formas e por diversos setores; 
  • Agilidade e flexibilidade parar responder às alterações nos cenários; 
  • Acessibilidade, permitindo o gerenciamento pela própria empresa e acesso a todos os setores; 
  • Machine Learning e IA, com recomendações preditivas, oferecem insights valiosos! 

Gostou da ideia? Conheça o Dynamics 365 Customer Insights, o CDP da Microsoft ou entre em contato conosco. 

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