learn

Domine o Power BI: Cursos e dicas para aprender Power BI

Sharing is caring!

Com o crescente interesse em Power BI, separamos algumas dicas e cursos para você se tornar um pro em Power BI .

As empresas querem cada vez mais extrair valor de seus dados e encontrar métodos para análise destas informações. Desta forma, tem aumentado a procura pelo Power BI – a solução de Business Intelligence Microsoft, que conta com vários benefícios e aplicações.

Uma das vantagens da área de dados é que você pode ser um profissional vindo de qualquer área, como jornalismo, marketing, RH, TI ou outras, e ao aprender a utilizar o Power BI, você pode aplicar o conhecimento de análise de dados na sua área de trabalho. Isto propicia obter dados de diversas fontes, para ter visualizações de alto padrão e tomar decisões baseadas em dados, onde quer que você atue.

Se você está iniciando esse processo ou se já está estudando e quer saber mais sobre Power BI, vale a pena ler esse artigo, com dicas da equipe Smart Consulting! 😊

A Jornada do Aprendizado

Iniciar um processo de aprendizagem é como iniciar uma verdadeira jornada, rumo ao conhecimento e à excelência na prática.

E como toda a jornada, é necessário ter um “mapa” para guiar nesse percurso, pois o caminho não tem fim, estamos sempre aprendendo. Há riscos e desafios, mas vale a pena!

Nesse tema em específico, utilizar o Power BI e se manter atualizado traz inúmeros benefícios para você e a empresana qual você atua. Dominar o Business Intelligence, a Inteligência de Negócios, é crucial para as empresas nos dias de hoje e também para você, que melhorará sua empregabilidade, a sua capacidade de estar e se manter atraente no mercado de trabalho sempre em alta!

Conhecendo Análise de Dados / Data Analytics, muitas outras portas podem se abrir: Ciência de Dados / Data Science, Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning , Deep Learning e Análise Preditiva, entre outras.

Vamos às dicas!

Níveis de Conhecimento

Antes de iniciar a sua jornada, por mais que pareça óbvio, é importante ter consciência do nível no qual você se encontra. Baseado nessa informação, você poderá ter uma escolha mais assertiva.

Nível Básico

Se você está se perguntando: “O que é Power BI?” ou “Como usar o Power BI?”, então o seu nível é o básico.

Nessa etapa da sua jornada, o ideal são os cursos gratuitos. A seguir listaremos excelentes opções que darão todas as informações necessárias para você entrar em contato com o Microsoft Power BI.

Nessa fase é importante estar atento à estrutura, à lógica de como o Power BI está organizado e funciona, para que, à medida em que você for adquirindo novos conhecimentos, você saiba onde eles se encaixam na estrutura como um todo.

Nível Intermediário

Você já conhece os principais tópicos e a espinha dorsal do Power BI, mas precisa adquirir prática.

Nessa fase é bom assistir a vídeos de profissionais especializados nos canais no YouTube, para ver outras nuances e aplicações práticas que não são abordadas nos cursos e tutoriais básicos.

É o momento de ampliar o leque de possibilidades, para enriquecer ainda mais o seu repertório. Nesse ponto da sua trajetória, você já pode considerar a possibilidade de obter o Certificado DA-100: Analyzing Data with Microsoft Power BI, da Microsoft.

Nível Avançado

Nesse nível de aprendizado, você tem dúvidas mais específicas, sobre temas já vistos anteriormente, porém, agora em um grau maior de complexidade. Por exemplo, você pode ter a necessidade de aprender Tratamento, Modelagem, Relacionamentos e funções DAX (Data Analytics Expressions), agora em um grau bem mais avançado.

Como um usuário avançado, você já está bem consciente dos seus pontos fortes e daquilo que precisa ser aprimorado.  Aí é questão de pesquisar pontualmente por esses tópicos, para saber como você pode melhorar, para se tornar um profissional ainda mais completo, com amplo domínio do Power BI!

Agora que você já pensou em seu nível de conhecimento e necessidade, vamos falar das principais opções para aprender Power BI!

Cursos de Power BI

Os cursos, com o seu formato didático, são uma ótima opção para quem está no nível básico, começando, pois oferecem uma trilha de aprendizagem com começo, meio e fim. Com eles, quem está começando consegue ter a estrutura do Power BI em mente, para posteriormente, buscar por conhecimentos específicos na internet.

Com a pandemia, a maioria dos cursos de Power BI migrou para plataformas on-line, o que possibilitou o acesso de pessoas de qualquer local do mundo acessarem cursos que antes estavam restritos por limitações físicas.

Como a demanda por profissionais de Análise de Dados / Power BI só cresce  e por outro lado, a mão de obra é escassa, encontramos excelentes cursos online gratuitos

Sugerimos iniciar com cursos gratuitos e havendo interesse em se aprofundar, dar continuidade ao processo com cursos pagos e mais extensos. Mencionamos aqui algumas sugestões para o início da sua jornada.

Cursos e Exercícios Gratuitos On-Line

Para iniciar, indicamos as publicações oficiais Microsoft.

Por ser a fabricante do Power BI, ela o conhece melhor do que ninguém. Se houver alguma alteração, a Microsoft é a primeira a publicar nas suas mídias digitais. Por isso, estar em contato com os canais de comunicação oficiais da Microsoft garante o acesso a informações sempre atualizadas.

#dica: salve esses links nos seus favoritos, para consultar sempre que necessário!

Power BI – Microsoft Learn – Plataforma gratuita da Microsoft, proporciona um aprendizado guiado, com exemplos e documentação oficial.

Documentação do Power BI – Contém informações valiosas e completas, vindas diretamente dos especialistas da Microsoft. É um material extremamente útil, para ser consultado sempre.

Curso para Certificação DA-100 – É um curso preparatório para obter a única certificação em Power BI oficial Microsoft. Porém, independentemente se você quer fazer o exame ou não, é uma excelente trilha para obter e consolidar conhecimentos, além de ter acesso aos “Labs”, que são exercícios para praticar a teoria aprendida. A Microsoft disponibiliza máquinas virtuais (VM´s ou Virtual Machines), para que você possa realizar os exercícios.

Microsoft Power BI para Data Science, Versão 2.0 – Data Science Academy – A DSA oferece um curso de Power BI de qualidade excelente, com um total de 72 horas e gratuito!

Wise Owl Training – Site inglês, que oferece gratuitamente mais de 100 exercícios de Power BI, em vários níveis de complexidade e categorias – importante:  também oferece as respostas!

Cursos de Power BI Pagos Online – Escolas Certificadas Microsoft

Os cursos pagos têm a vantagem de contar com um professor ao vivo, para o esclarecimento de dúvidas.

Em São Paulo, escolas tradicionais como a Ka Solution e a Green Tecnologia , oferecem treinamentos para a obtenção da certificação DA-100 – Analyzing Data with Microsoft Power BI.

Cursos de Power BI Gratuitos e Pagos On-line – YouTube e Blogs

Como sabemos, a internet oferece uma infinidade de possibilidades. Diversos profissionais compartilham conteúdo online, na forma de vídeos, artigos, podcasts ou cursos (que podem ser gratuitos ou pagos).

Preste atenção especial aos conteúdos produzidos pelos MVP’s (Microsoft Most Valuable Professionals), que são os profissionais que a Microsoft reconhece por seu elevado conhecimento e apoio à comunidade,

Citamos aqui alguns desses profissionais, que oferecem aprendizagem em vários níveis de Power BI:

Karine Lago, Leonardo Karpinsky, Planilheiros, Curbal e o Guy in a Cube. (em inglês)Blog, Comunidade e YouTube Oficiais Microsoft

Além disto, a Microsoft disponibiliza diversos canais para a comunidade trocar experiências, tirar dúvidas, aprender e enviar sugestões:

Linkedin, Lives, Meetups, Newsletters e muito mais!

No Linkedin, a maior rede profissional do mundo, com mais de 30 milhões de usuários, você pode se conectar a profissionais, empresas e escolas que trabalham com Power BI e Data Analytics.

Conectado aos profissionais e áreas que fazem sentido para você, o seu feed de notícias pode ser muito produtivo! São dicas de cursos gratuitos e pagos, esclarecimentos de dúvidas, questões encontradas no dia a dia do mercado e muito conhecimento sobre o assunto!

Em bases públicas, como da Kaggle, você pode obter dados para exercitar os seus conhecimentos em Power BI.

Enfim, são muitas as dicas, Lives, Meetups e Newsletters às quais você pode acessar, basta se conectar e ficar de olho nesse conteúdo que é produzido diariamente, por profissionais do Brasil e todo o mundo!

Nada melhor do que a prática! 

Ao adquirir conhecimentos sobre Power BI, procure colocá-los em prática.

Exercite, treine, consulte os colegas da sua comunidade, tenha um mentor.

Coloque em prática o que você sabe sobre o Power BI com dados próprios, de uma ação voluntária da qual você participa ou da sua empresa. Com isso, você terá uma vivência prática e poderá obter as suas próprias conclusões em relação ao uso, aplicações e benefícios do Power BI, que são inúmeros!

E a Galeria do Power BI possui diversos dashboards que você pode consultar para ter ideias para construir seus relatórios e visuais.

Gostou deste artigo e das principais opções de cursos de Power BI? Compartilhe com seus colegas e amigos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares