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Saiba como extrair ao máximo as vantagens do chatbot em seu negócio!

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Você precisa oferecer canais de suporte e de atendimento aos seus clientes e, quanto melhor for esse suporte, maiores serão as chances de você atrair novos consumidores e fidelizar os que já compraram do seu negócio. Porém, contratar vários colaboradores para realizar esse atendimento pode ser oneroso e, inclusive, inviável para a sua empresa.

É aí que os chatbots entram como grandes aliados. Eles permitem que você crie interações automatizadas, direcionando o trabalho de seus colaboradores para tarefas mais complexas. Mas você sabe como fazer com que os chatbots gerem ainda mais valor para o seu negócio? Se não, está na hora de descobrir!

Leia o artigo e entenda como funciona o chatbot e como extrair o máximo de vantagens dessa ferramenta!

O que é chatbot?

O chatbot é um software que simula o atendimento e a interação humana por meio de uma troca de mensagens programada. A evolução da inteligência artificial permite hoje a utilização de robôs mais avançados, que por meio de machine learning, conseguem entender melhor conversas e por conseguinte realizar atividades mais sofisticadas e encontrar melhores respostas. Dessa forma, ele vem sendo utilizado para agilizar e automatizar o suporte oferecido aos clientes e contatos da empresa, principalmente aqueles atendimentos que são bastante repetitivos para os colaboradores.

Esse software está presente nos sites de empresas e lojas online geralmente como uma caixa de diálogo, em que o cliente é capaz de interagir com a organização e solucionar dúvidas e problemas comuns. Atendimentos telefônicos também são famosos por incluírem o chatbot na resolução de problemas simples ou para coletar dados dos clientes antes de encaminhá-los para um colaborador. Inclusive as ferramentas de suporte próprias dos smartphones, como a Siri, do iPhone, são consideradas chatbots.

Portanto, eles podem ser utilizados nos diversos canais de comunicação, estreitando a relação entre a empresa e os seus clientes e trazendo uma série de benefícios e vantagens para ambos.

Por que usar um chatbot?

O chatbot é uma ferramenta que pode melhorar a sua relação com o cliente, reduzir custos operacionais e ainda trazer uma série de outros benefícios. Descubra agora os principais deles:

Melhora o relacionamento com o cliente

Quando você investe em um chatbot, consegue interagir com os seus clientes 24 horas por dia, programando o seu software para solucionar os problemas e as dúvidas mais comuns do usuário, consultando a base de conhecimento da empresa. Além disso, você consegue manter uma relação de longo prazo com o consumidor, programando mensagens periódicas e e-mails, por exemplo.

Dessa forma, você é capaz de melhorar o relacionamento com o cliente de forma geral, criando uma relação de confiança com o seu público.

Reduz custos da empresa

Para garantir uma relação de qualidade, é preciso oferecer um suporte completo e capaz de solucionar os problemas dos seus clientes. Caso você não invista em um chatbot, é necessário contratar uma grande equipe de colaboradores que deverão entrar em contato com os clientes periodicamente.

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Isso exige grandes gastos, aumentando o seu custo operacional e impactando, inclusive, na sua lucratividade. Portanto, ao optar por um chatbot, é possível economizar dentro do seu negócio.

Diminui o tráfego no SAC

Outro benefício que o chatbot traz para o seu negócio é a redução do tráfego no SAC. Isso porque é possível resolver muitos dos problemas dos clientes sem a necessidade de acessar um colaborador. Além disso, o chatbot é capaz de atender a mais de um cliente ao mesmo tempo, o que otimiza todo o relacionamento com os consumidores sem sobrecarregar o seu time.

Permite a escalabilidade do atendimento

Imagine que o seu negócio comece a demonstrar um crescimento rápido, inclusive fora da sua região. A falta de capacidade para atender às demandas do público em relação à dúvidas e suporte pode prejudicar a escalabilidade do negócio e, inclusive, comprometer o crescimento da empresa.

Quando você utiliza o chatbot, não há a necessidade de contar com um colaborador pronto para responder a todas as dúvidas. Dessa forma, você permite a escalabilidade do atendimento, o que abre portas para a expansão do negócio como um todo.

Outra a aplicação é a resposta a picos de demanda ou situações de crise. Um batalhão de bots foi escalado para ajudar as empresas mais impactadas pela COVID-19, ajudando-as a tirar dúvidas, reagendar serviços, passagens, hospedagens,…

Aumenta a satisfação do cliente

Por fim, um outro benefício que pode ser gerado pelo uso do chatbot é o aumento da satisfação do cliente com o seu negócio. Isso porque ele é capaz de entrar em contato com a empresa a qualquer momento, sem a necessidade de esperar muito tempo para ter uma solução para o problema.

Isso pode ser um grande diferencial para a sua organização, o que pode aumentar, inclusive, os seus índices de atração e fidelização de clientes. A consequência é a potencialização do lucro e crescimento da empresa.

Como extrair ao máximo as vantagens do chatbot?

Diante de tantos benefícios, é essencial que você saiba como utilizar o seu chatbot da melhor forma possível e, com isso, extrair o máximo de vantagens dessa ferramenta. Descubra agora as nossas dicas de ouro nesse aspecto:

  • defina o objetivo do bot, de forma a programá-lo para cumprir demandas específicas da sua empresa e clientes;
  • escolha os canais de comunicação que serão utilizados, dando preferência àqueles mais acessados pelos seus clientes;
  • coloque o cliente em primeiro lugar na hora de escolher as estratégias a serem utilizadas. Para isso, faça um levantamento das principais necessidades e dúvidas dos consumidores;
  • programe o chatbot para utilizar uma linguagem próxima da utilizada pelos seus clientes;
  • pense em como o chatbot é capaz de transmitir a cultura da sua empresa por meio das mensagens trocadas com os consumidores;
  • busque uma empresa especializada, com experiência e capaz de fornecer suporte de excelência para que você utilize o seu chatbot da melhor forma possível.

Como você pôde perceber neste artigo, o chatbot é uma ferramenta capaz de agregar valor ao seu negócio. Ele é um software que simula a interação humana, de forma a atender às necessidades dos seus clientes sem a necessidade de alocar muitos colaboradores. Dessa forma, ele traz uma série de benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes.Para aproveitar esses benefícios ao máximo, utilize as nossas dicas de ouro e programe o chatbot de acordo com as necessidades do negócio e dos seus consumidores!

Aproveite e entre em contato com a Smart Consulting agora mesmo e descubra como nós podemos ajudar o seu negócio nesse processo!

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