atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente: 7 estratégias ideais para melhorá-lo

Sharing is caring!

Já faz algum tempo que os consumidores deixaram de buscar apenas um produto específico em suas aquisições. Hoje, é preciso pensar em oferecer uma solução completa, uma experiência surpreendente e um ótimo atendimento ao cliente.

Para ajudá-lo a ter cada vez mais sucesso nessa jornada, preparamos este conteúdo. Confira o que é o atendimento ao cliente e quais estratégias podem ser utilizadas para otimizar os seus resultados. Continue a leitura!

O que é o atendimento ao cliente?

Por atendimento ao cliente pode-se entender todo o suporte fornecido ao consumidor durante a jornada de contato com a empresa, seja antes de efetuar uma compra ou mesmo após a aquisição de um produto ou serviço. O atendimento começa no primeiro diálogo estabelecido entre o cliente e a empresa e perdura durante todo o período de negociação, inclusive depois dele, caso seja necessário algum tipo de apoio.

É importante entender que o atendimento não diz respeito apenas a um mero cumprimento de tabela. Ele é uma oportunidade de proporcionar uma experiência encantadora para o cliente e criar um relacionamento de longo prazo com ele. Por isso, é preciso ir muito além do básico daquilo que se conhece por atendimento ao cliente.

Por que ele é essencial para encantar clientes?

Hoje, com a tecnologia e diversas ferramentas importantes, incluindo o comércio eletrônico, muitas pessoas conseguem cumprir sua jornada de compra sem sequer precisar fazer contato com um atendente. No entanto, quando o contato acontece, é porque a orientação realmente se faz necessária.

É muito importante que a empresa esteja preparada não só para solucionar o problema do potencial comprador, como superar as suas expectativas quanto ao tempo de resposta, à cordialidade, às facilidade oferecidas e assim por diante. Deixar algo a desejar nessa etapa pode fazer com que o cliente abra mão da compra.

O atendimento ao cliente tem passado por uma transformação relevante, deixando de ser algo trivial para se tornar uma verdadeira experiência com a empresa. Não se trata apenas de oferecer bons produtos ou serviços, mas de gerar segurança, proporcionar uma interação com o produto antes mesmo da compra, intensificar o desejo do cliente.

Portanto, a satisfação do consumidor será resultado dos esforços aplicados na etapa de atendimento. Sendo assim, para melhorar ainda mais o desempenho da sua empresa, é necessário buscar estratégias que tornem o atendimento ao cliente atrativo e encantador.

Quais são as estratégias mais relevantes no atendimento?

Confira alguns exemplos e ideias de estratégias que podem ser adotadas para que a sua empresa colha resultados cada vez melhores com o atendimento!

1. Conheça o cliente a fundo

O primeiro passo e o mais importante de todos é conhecer o seu cliente e saber identificar aquilo que ele está buscando. Todo consumidor é motivado por uma “dor”, ou seja, alguma situação que ele precisa resolver com um produto ou um serviço.

O seu papel nisso é conseguir reconhecer essa dor e proporcionar ao cliente algo que realmente gere valor, além de suprir a necessidade dele. Se a sua empresa estiver enfrentando problemas no pós-vendas, esse passo é ainda mais relevante.

2. Defina suas estratégias

Defina uma estratégia ou uma política de atendimento ao cliente. Isso serve para nortear todo o seu time de atendimento e para padronizar os processos de interação com o público. Essa estrutura é muito importante para reduzir o risco de erros, proporcionar mais segurança interna, melhorar a entrega para o cliente e aperfeiçoar todo o processo.

Para isso, comece estabelecendo regras e normas de conduta que servirão como balizadores em diferentes situações. Isso vai permitir que a sua empresa trabalhe com padrões bem definidos e consiga resolver eventuais impasses de maneira mais satisfatória.

Baixe o infográfico Dynamics 365Powered by Rock Convert

3. Personalize a experiência

Não basta apenas oferecer o atendimento, é preciso personalizar a experiência do cliente. Cada pessoa possui características únicas, um histórico de compras específico e canais preferidos para fazer contato com a sua empresa. Você deve usar isso a seu favor.

Separar os clientes por grupos de interesses, como é o caso do canal de comunicação, por exemplo, pode ser um bom método para facilitar o tipo de abordagem que será adotada. Além disso, você pode usar estratégias como chamar o cliente pelo nome e outras interações para deixar a conversa mais pessoal.

4. Escolha o tom ideal

Entender quais são o tom e a linguagem ideal para sua empresa é algo que fará toda a diferença no atendimento ao cliente. Se a sua empresa utiliza um chatbot, que é uma solução robótica, por assim dizer, é melhor buscar estabelecer interações genuínas com o público, aproximando as respostas automáticas de algo mais natural no diálogo com o cliente.

Também é preciso tomar cuidado com o tom de voz utilizado em qualquer situação de atendimento. Especialmente em atendimentos presenciais. O excesso de alegria ou euforia no momento da abordagem pode parecer desrespeitoso para o cliente. Da mesma forma, um atendimento desanimado pode passar uma imagem bastante equivocada sobre a empresa.

5. Saiba ouvir

Você precisa, antes de tomar qualquer decisão, ouvir atentamente aquilo que o seu público diz. Isso vale tanto para as avaliações quanto para o que é mencionado durante a jornada de compra.

Ouvir seu cliente é uma forma riquíssima de extrair aprendizados relevantes para aperfeiçoar os processos internos. Com isso, você também saberá como resolver de uma maneira mais satisfatória as demandas daqueles clientes em potencial que ainda não compraram com você.

6. Treine a equipe

A preparação da equipe é algo imprescindível para garantir um bom atendimento ao cliente. Quanto mais treinadas estiverem suas equipes, mais rara será a incidência de erros. Por isso, é preciso se responsabilizar pela capacitação dos profissionais para realizar um bom atendimento.

Também é importante estimular o tipo de comportamento que a sua empresa acredita que esteja alinhado aos valores do negócio. Ser proativo na resolução de um problema ou pedir desculpas quando algum erro for cometido são alguns bons exemplos disso.

7. Invista em novas tecnologias

A tecnologia é um recurso importante para conseguir escalar o atendimento sem comprometer a sua qualidade. Existem pelo menos duas formas de otimizar os atendimentos de uma empresa, que são os sistemas de atendimento e os canais de contato.

Com a adoção desses dois vieses, é possível automatizar as respostas àquelas dúvidas frequentes dos clientes, disponibilizar uma base rica de conhecimento para o autoatendimento e gerar relatórios importantes para a análise de desempenho do atendimento, entre outros benefícios.

Além disso, existem diversas soluções tecnológicas que podem trabalhar a favor do atendimento na empresa. Como exemplo, podemos citar:

  • as páginas em redes sociais;
  • o site da empresa;
  • os aplicativos mobile;
  • o e-mail corporativo;
  • o WhatsApp Business;
  • SMS ;
  • softwares para atendimento;
  • entre outros.

Não se esqueça de revisar regularmente cada um dos passos listados. É preciso ter em mente que um atendimento ao cliente de qualidade é aquele que está sendo frequentemente revisto e ajustado de acordo com as necessidades da empresa.

Agora que você já domina alguns métodos de otimização do atendimento ao cliente, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a expandirem o seu conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shares