Algumas Experiências com o OneDrive

2 minutos para ler

Uma das minhas grandes preocupações é manter o backup de meus arquivos e da empresa. Vejo que isto é algo cada vez mais crítico, pois praticamente tudo é digital. Quem já perdeu arquivos únicos por uma falha de HD nunca esquece…

Por outro lado, é muito chato ter que se preocupar com backups.

Desta forma, comecei a utilizar o OneDrive Personal gratuito para o backup de meus arquivos pessoais, utilizando a sincronização das informações com meu notebook. Instalei o Next Generation Sync Client e minha experiência tem sido muito boa. Tenho backup online de todos meus arquivos, com a vantagem de poder acessa-los de outros dispositivos. Este recurso já me salvou algumas vezes, quando precisei de arquivos, mas estava apenas com o celular em mãos.

O único problema é o espaço disponível, que baixou de 15GB para 5GB recentemente. Desta forma, não há espaço suficiente para fotos.

Como temos a assinatura do Office 365 Enterprise, que inclui 1TB para cada usuário, o próximo passo foi explora-lo.

Acredito que muitas pessoas possuem uma visão negativa do OneDrive for Business em função do antigo Sync Client (GROOVE.EXE). Pelo menos para mim, por vezes consumia muita memória e às vezes parava de funcionar.

A boa notícia é que agora (nem tão recentemente) é possível utilizar o Next Generation Sync Client também para o OneDrive for Business. É o mesmo cliente de sincronização utilizado para o OneDrive Personal. Se você já o utiliza para sua conta pessoal, é só adicionar a conta empresarial. Ele desinstala automaticamente o antigo client. Para obter mais detalhes acesse:

Desta forma, “ganhei” mais espaço para armazenar meus arquivos, sem custo adicional, com o OneDrive for Business e eliminar a necessidade de backups.

Os aplicativos OneDrive for Business para tablets e smartphones foram descontinuados. O aplicativo do OneDrive é único (pessoal e empresarial).

Lembro, que o propósito principal do OneDrive for Business é o armazenamento de arquivos de trabalho com “alcance” pessoal. Ou seja, arquivos temporários, referências pessoais, etc. Informações departamentais, de projetos, institucionais são melhor gerenciadas no Sharepoint ou fileshare.

Finalizando, mantenham suas informações seguras como OneDrive.

Share and Enjoy !
Posts relacionados