4 dicas para montar um quadro de gestão à vista

6 minutos para ler

Se você encontrou este artigo enquanto procurava saber o que é um quadro de gestão à vista, é provável que esteja em busca de uma forma de otimizar a visualização do andamento dos processos em sua empresa, correto? De fato, a adoção desse formato de trabalho tem se tornado cada vez mais frequente nas organizações modernas.

Além de facilitar o acompanhamento da evolução das atividades, a interface de um dashboard intuitivo e que possa ser acessado remotamente contribui para que a equipe usufrua de muito mais acessibilidade e produtividade, sem mencionar os benefícios para a tomada de decisões.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça os benefícios de um quadro de gestão à vista, como montar esse modelo de gerenciamento em sua empresa e qual o papel da tecnologia nesse contexto. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

00

O que é gestão à vista?

É o termo dado a um formato de gestão que permite que os colaboradores visualizem processos, desempenho e resultados provenientes de suas atividades profissionais em tempo real. Normalmente, as informações mostradas refletem a evolução dos processos em um departamento ou na empresa como um todo.

Em um período de forte crescimento tecnológico impulsionado pela transformação digital, as organizações têm acesso a equipamentos mais baratos e flexíveis, que permitem que os dados sejam exibidos on-line, o que melhora a tomada de decisões e facilita o controle e acompanhamento.

O uso de indicadores de desempenho e gráficos também contribui para que as equipes tenham uma visualização mais clara acerca do desenvolvimento e atinjam as metas estabelecidas. Como os dados podem ser acessados pela internet, todo o time de colaboradores pode gerenciar as informações sobre o fluxo de produtividade ou da prestação de serviço, em tempo real.

 

Quais os benefícios de usar a gestão à vista para gerenciamento de equipes?

Um quadro de gestão à vista pode trazer uma infinidade de vantagens para as organizações que fazem uso de tecnologia em suas atividades diárias. Veja, a seguir, os principais benefícios que esse formato de trabalho pode proporcionar!

Democratização da informação

Com o uso do gerenciamento à vista, a evolução dos processos e os dados podem ser acompanhados por todos da equipe, do colaborador auxiliar ao mais alto executivo da empresa.

Engajamento e motivação

A partir de informações disponibilizadas com mais clareza, a equipe se sente mais motivada na hora de realizar suas tarefas, o que contribui de forma direta com o engajamento.

Tomada de decisão

A gestão à vista permite que os gestores tomem decisões de modo muito mais seguro, rápido e eficiente, visto que as informações sobre o desempenho do negócio são apresentadas de modo simples e intuitivo.

Melhoria da qualidade

Obter dados sobre a qualidade do atendimento, dos produtos e dos serviços também é fundamental, tendo em mente que a satisfação do consumidor é um dos indicadores de performance mais importantes para que os gestores saibam se a empresa está no caminho certo ou se precisa melhorar seus processos.

 

Como montar um quadro de gestão à vista?

Para usufruir das vantagens mencionadas acima, é muito importante que os gestores saibam como implementar um quadro de gestão à vista na empresa. Veja a seguir algumas boas práticas para montar essa ferramenta!

1. Mostre o que importa

O “segredo” para uma gestão à vista eficiente é a objetividade. Para poupar energia e tempo dos colaboradores, evite que informações que não tenham relevância para a realização das tarefas operacionais integram o quadro. Em outras palavras, faça com que apenas os dados que têm importância sejam mostrados.

2. Defina objetivos e metas

A definição de objetivos e metas é fundamental, não apenas para que a equipe tenha um parâmetro pelo qual pode se basear, em relação aos prazos de entrega e a qualidade dos resultados almejados, como também são ótimos indicadores de desempenho, para que os gestores analisem a performance individual e coletiva.

3. Organize por relevância

Organização é a premissa básica para o sucesso de qualquer empresa ou projeto corporativo. Dito isso, na hora de organizar as informações no quadro de gestão à vista, é crucial que as atividades, processos e todos os aspectos relativos às operações cotidianas sejam organizados, de acordo com o nível de relevância. Isso trará facilidade e agilidade ao trabalho dos colaboradores.

4. Use uma ferramenta adequada

Por fim, o uso da tecnologia como suporte à tomada de decisões e no cumprimento das demandas operacionais é indispensável nos tempos em que vivemos. Sendo assim, existem softwares especializados que contam com dashboards intuitivos, isto é, quadros que facilitam a visualização dos processos e permitem o gerenciamento das atividades com muito mais transparência e eficiência.

 

Como funciona o quadro de gestão à vista no Dynamics 365?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre as vantagens de contar com um quadro de gestão à vista, mostraremos como o Dynamics 365 da Microsoft pode contribuir com seus recursos. Resumidamente, o Dynamics 365 une as funcionalidades de um ERP com todos os benefícios de um CRM, ou seja, uma plataforma única capaz de otimizar as operações e facilitar a gestão do relacionamento com o cliente.

Seu layout intuitivo permite que os colaboradores e gestores tenham uma visão ampla sobre as tarefas, além de permitir que funções sejam delegadas e compartilhadas entre os membros da equipe. Nativamente, conta com o Power Automate, o que significa que pode ser integrado a outros sistemas e criar processos.

Além disso, a ferramenta é desenvolvida de forma modular, sendo composta por diversos aplicativos úteis que podem ser implementados de maneira independente, compartilhando todos os dados em um servidor central. Tudo isso é armazenado e rodado diretamente da nuvem, o que reduz o valor dos investimentos iniciais com infraestrutura e software.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, trabalhar com um quadro de gestão à vista é uma forma de aumentar a eficiência, a agilidade e a transparência sobre o fluxo de produtividade e a prestação de serviços nas empresas. Mostramos também quais são as vantagens desse formato de trabalho e como o uso de uma boa tecnologia pode fazer a diferença.

Quer saber como a Smart Consulting pode contribuir com soluções automatizadas e inovadoras para a gestão de processos operacionais de sua empresa? Então, entre em contato para conhecer o que há de melhor no mercado de tecnologia!

Share and Enjoy !
Posts relacionados

Deixe um comentário